segunda-feira, 20 de julho de 2020

Sou tesouro de Deus!


26 de julho de 2020
Sl 125; Dt 7.6-9; Rm 8.28-39; Mt 13.44-52
Texto: Mateus 13.44-52
Tema: Sou tesouro de Deus!

O capítulo 13 de Mateus traz como conteúdo sete parábolas. Na verdade é um capítulo dedicado a pregação.
- Quatro parábolas são dirigidas ao povo e aos discípulos (Mt 13.1-35. Semeador, Joio, Grão de Mostarda e a do fermento)
- Três parábolas apenas aos discípulos (Mt 13.36-53. Explica a parábola do joio, conta do tesouro, pérola, rede).
Para o povo e os discípulos Jesus transmite essas parábolas na beira do lago da Galiléia (Mt 13.1). Para os discípulos conta durante a caminhada de volta para casa (V. 36).
Antes de irmos a reflexão do texto de Mateus 13, quero destacar um fato que me chama atenção nesse episódio. Jesus “Jesus saiu de casa, e assentou-se à beira-mar” (v.1) e “chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga” (v.54).
Jesus saí de casa e ensina e chega em casa e busca a sinagoga e ensina. Na verdade, o ministério de Jesus resumia-se no ensino. Jesus ensinava o tempo todo.
Acredita-se que no período do Novo Testamento, ao menos nove das cidades com mais de 10 mil habitantes estavam estabelecidas às margens do mar da Galileia. As cidades que cercavam o mar da Galiléia eram: Betsaida, Corazim, Cafarnaum, Caná, Nazaré, Magdala, Tíberíades e Naim.
Haviam pessoas, muitas pessoas naquela região, mesmo parecendo poucas no mundo em que havia 300 milhões de pessoas.
O evangelista diz que Jesus foi cercado por uma multidão tão grande que teve que subir num barco (v.2). Essas pessoas estavam ali, pois o mar da Galileia era um importante polo de pesca. Havia uma indústria pesqueira muito bem estabelecida ali. Havia pelo menos 22 espécies de peixes ali.
Ao redor do mar da Galiléia deu-se boa parte do ministério de Jesus. Dos 33 milagres registados nos evangelhos, 18 foram nessa região.
Jesus saiu de casa, e assentou-se à beira-mar” (Mt 13.1) “chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga” (Mt 13.53).
Jesus estava ocupado em ensinar. É preciso destacar que o reino de Deus é a sua Palavra. Pela Palavra, Deus restabelece seu reino. Por isso Jesus ensinou a orar: “venha o teu reino”. Ou, me dê ouvidos para ouvir e olhos para ver. Nesse sentido, por duas vezes, nesse capítulo 13 de Mateus (v.9, 43) é dito: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça”.
Você compreende o que ouve a respeito da Palavra de Deus? O reino de Deus é um mistério. Jesus disse: “o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, ...” (v.23).
O capítulo 12 de Mateus mostra uma certa relutância ao ministério de Cristo. O acusam de ser o próprio demônio (Mt 12.24), no final do capítulo 13 (Mt 13.57) os da sua cidade, Nazaré, se escandalizam dele. O início do capítulo 14 mostra o assassinato de João Batista que já estava preso por causado evangelho. Dessa forma as sete parábolas de Mateus 13 têm muito a nos ensinar.
Por três vezes Jesus disse “o reino dos céus é como ...” (vv. 44, 45, 47): “um tesouro, uma pérola, uma rede”.
Diferentemente da parábola do semeador, do joio e da rede, Jesus não explica a parábola do tesouro e da pérola. Por esse motivo, convêm perguntar: Quem é o tesouro e a pérola de grande valor que fez esse homem desfazer de tudo para compra-lo?
A leitura de Deuteronômio 7.6-9 mostra que o grande tesouro de Deus é o seu povo. Um povo escolhido. E tomo a ousadia de dizer que bem antes do povo de Israel, Deus escolheu amar a humanidade por ocasião da queda.
O Tesouro de Deus, sua criação foi perdida (Gn 3.9) e encontrada (Gn 3.15) e comprada pela obra de Jesus.
Somos o tesouro de Deus! Esse é o motivo pelo qual semeia em todos os terrenos a semente do evangelho e deixa que o trigo e o joio cresçam juntos. Ele deseja que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento do evangelho (1Tm 2.4).
Ele continua semeando: “o semeador saiu (e sai) a semear...” (Mt 13.3). Mas, há um problema! As aves (v.19) e o inimigo (v.25), descritos por Jesus como sendo o diabo continua agindo para que as pessoas ignorem o evangelho do reino (Mt 4.23; 9.35; 13.18) que é Jesus.
Como nosso inimigo têm feito isso?
Mt 13.20 – tirando a empolgação por meio da perseguição e dúvida diante da tribulação;
Mt 13.22 – os afazeres desse mundo.
No início da parábola do semeador (Mt 13.3) Jesus disse: eis, ou seja, preste atenção. Isso é importante.
A semente que parecia não produzir, produziu. A menor de todas (v.32), torna-se uma árvore frondosa. O joio não é capaz de sufocar e matar.
Esse capítulo 13 de Mateus é espetacular, pois nele, o Espírito Santo pelo evangelista destaca o poder da Palavra de Deus. Assim como Deus criou a sua criação do nada pelo poder da sua Palavra(Cristo), pelo poder da sua Palavra (Cristo), cria ainda hoje novas criaturas e compra o seu tesouro: seu povo.
Talvez eu esteja distraído e sem me preocupar com o reino de Deus. No entanto, Deus está ocupado comigo, afinal sou seu tesouro comprado pelo sangue de Cristo derramado na cruz Amém!
ERT
Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...