sexta-feira, 15 de setembro de 2023

O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso Sl 103.8

 17 de setembro de 2023

Salmo 103.1-12; Gênesis 50.15-21; Romanos 14.1-12; Mateus 18.21-35

Salmo 103

 

O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso Sl 103.8

Martinho Lutero no prefácio a tradução em 1545, escreveu que esse Salmo poderia ser chamado de uma pequena Bíblia.

Tudo o que consta na Bíblia inteira aqui foi escrito de maneira resumida pelo salmista nesse Salmo.

Esse salmo canta a graça de Deus de maneira belíssima. Ouça novamente: O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso Sl 103.8. Uma descrição bela e profunda de Deus.

Deus é amor – esse é coração do Salmo e pelo qual pulsa sangue para todo louvor e adoração. O amor de Deus motiva a louvar a Deus em todas as situações.

O convite é dirigido a garganta e nos processos vitais que nela acontecem. Ou seja, comida, bebida e fala. Toda a vida é um lembrar das ações de Deus. O louvor brota do agir amoroso de Deus.

vv. 3-5: Deus é aquele que perdoa, resgata, coroa e sacia. Seu agir revela quem ele é.

Possivelmente teve alguma doença grave v.3, e foi libertado dessa cova. Essa libertação da doença é compreendida como perdão dos pecados. A abundância da misericórdia de Deus é entendida como coroação.

Não adorem nenhum outro deus, pois eu, o Senhor, me chamo Deus Exigente e exijo que vocês adorem somente a mim” (Ex 34.14). E esse convite de Deus se deve ao fato de não haver nenhum outro deus como o nosso Deus, O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso Sl 103.8

No Egito antigo a ira era considerada uma virtude, como a capacidade de fazer justiça. Nesse sentido, Deus parecia ser fraco, afinal, Deus prefere perdoar a irar-se. O próprio Jesus mostra o coração amoroso do Pai. Quando estava sendo crucificado não irou-se, mas suplicou por perdão aos seus algozes.

A lentidão em irar-se é expressão extrema justamente da paixão de seu amor, que não se deixa levar pela vingança. Deus não é ser humano que valoriza a ira, a vingança, o ódio, a briga. Deus valoriza o perdão e o amor. Deus é amor!

Enquanto que o amor humano é afetado pelas circunstâncias e age por essas circunstâncias. O amor de Deus não é assim. Deus age por misericórdia. Ele compreende o resultado da queda em pecado e sabe suas consequências e age movido pelo seu amor.

Deus não ama o ser humano por uma razão, por uma qualidade que o ser humano tenha. Deus ama por que ele é amor, pois ele é a fonte do amor. vv. 11-13: para aqueles que o temem” – o que significa esse temor?

Temor ao Senhor é prática religiosa. Não é medo, mas orações e uma vida de confiança em Deus.

Esse salmo trata da proximidade de Deus. Muitos tinham Deus como alguém distante e irado sempre pronto a punir.

O autor é Davi. Homem que cometeu dois graves pecados (adultério e assassinato). Por deixar de confiar no amor misericordioso de Deus, escondeu de Deus os seus pecados. Ficou doente fisicamente e espiritualmente. Foram dias difíceis até que confessou seus pecados a Deus e recebeu de Deus o perdão. Davi passou a ver Deus como sendo bondoso e misericordioso que não fica irado facilmente e é muito amoroso Sl 103.8.

Pessoas estão sofrendo!

O sofrimento faz parte da vida diária, mas, parece que ele nos incomoda mais quando estamos enfermos. Na enfermidade, muitas pessoas sentem a mão pesada de Deus e passam a vê-lo como sendo irado e cheio de vingança e punição.

Após confessar seu pecado, Davi exclamou que feliz é aquele cuja as maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga (Sl 32.1) e após essa maravilhosa experiência de perdão, escreveu O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso Sl 103.8.

Davi descreve DEUS como misericordioso, inclinado compassivamente em favor do ser humano.

Esse Deus, o inimigo (Diabo) não quer que as pessoas conheçam (2Co 4.4), por isso, as pessoas são mantidas na idolatria, no medo, no pavor, no legalismo.

Davi escreve que Deus é pai de Israel (v.7). Um missionário que trabalhava na África contou a seguinte história de quando ele ensinou a oração do Pai nosso aos nativos. Uma mulher se recusava de orar além das palavras “Pai Nosso, que está no céu” (Mt 6.9). Ao ser perguntada porque interrompia a oração e não prosseguia, respondeu: “Se Deus é meu Pai, isso é tudo que eu preciso saber”. O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso Sl 103.8. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Amor – o metro com o qual Deus mede a sua vida!

  02 de fevereiro de 2025 Quarto Domingo após Epifania Salmo 71.1-6; Jeremias 1.4-10; 1Coríntios 12.31b- 13.13; Lucas 4.31-44 Texto: 1...