segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

“sou pecador desde que nasci” (Sl 51.5)

 22 de fevereiro de 2023

Quarta feira de cinzas

Salmo 51.1-13; Joel 2.12-19; 2Coríntios 5.20b-6.10; Mateus 6.1-6,16-21

Texto: Salmo 51.1-13

Tema: sou pecador desde que nasci” (Sl 51.5)

 

Há alguém aqui que não tenha pecado?

Se por um momento você pudesse dizer qual foi o pior pecado que cometeu – qual seria? Como você se sente em relação a esse pecado?

No caso envolvendo o jogador Daniel Alves, descobriu-se por depoimento de um ex-amigo do jogador que o mesmo enviava mensagens sublimares para sua agora ex esposa.

Davi estava no palácio, mas deveria estar na guerra. Após um revigorante cochilo, caminhando pelo terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho (2Sm 11.2).

Dois detalhes: Davi estava ocioso e Bate Seba, carente. Seu marido estava na guerra e ela no final do ciclo menstrual (2Sm 11.1,4).

Davi ficou encantado com Bate Seba a ponto de pedir para que se descobrisse quem ela era. E mesmo sendo um homem segundo o coração de Deus, ao saber que era casada com Urias (2Sm 11.3) um dos oficiais do seu exército, acabou cometendo adultério.

Davi sabia que o adultério era pecado e a punição era apedrejamento (Dt 22.22). Mas, acabou caindo em si após a exortação de Natã e escreveu no Salmo 51 que foi derrotado pela sua natureza pecaminosa (Sl 51.5).

O apostolo Tiago escreveu que “as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos” (Tg 1.14). De repente seus olhos cruzam com outros, suas pernas batem em outras, um contato físico, ... a natureza pecaminosa vai fazendo planos e assim, sem perceber pouco a pouco, vou perdendo o vigor, sofro, me torno como o cavalo ou a mula, teimoso e pronto a abandonar o caminho de Deus (Sl 32).

Cuidado! Você pode estar sendo atraído e enganado pelo seu próprio mau desejo. E após ter vivido a queda em pecado, Davi ao escrever os Salmos 32 e 51 visa enfatizar a seriedade do pecado e a necessidade do refúgio no perdão.

Já tenho dito outras vezes, o pecado é como um ursinho de pelúcia que se abraça e não quer mais soltar. Dessa forma, tenha cuidado com os olhos que espiam maliciosamente, a boca que fala ardilosamente, os pensamentos que vagueiam, afinal, “sou pecador desde que nasci” (Sl 51.5).

O sangue contaminado continua a correr em nossas veias e assim a grama do amigo é mais verde, assim como Bate Seba se tornou a loucura de Davi e por seu desejo e atração sua natureza pecaminosa o fez cometer dois graves pecados. Como se reage quando algo assim sucede?

Davi a principio não quis e nem sequer se arrependeu. Após descobrir a gravidez, Davi tentou resolver o problema (esconder o pecado) dando um jeitinho. Chamou Urias da guerra e o aconselhou ir para casa. No entanto, Urias dormiu no portão do palácio e ao saber disso Davi tentou achar outra saída. Tentou que Urias fosse para casa novamente e como não foi, resolveu a situação enviando de volta para guerra e com ordens de ser abandonado e morto.

Pra Davi tudo parecia resolvido. Seu pecado escondido com base em outro pecado e Bate Seba, a mulher que o fez perder a cabeça, agora era sua esposa.

Pela lei de Deus, Davi deveria ser morto (Lv 18.20; 20.10; Ex 20.14; Dt 5.18).

O tempo passou e, enquanto para Davi tudo estava bem, Deus não gostou do que Davi fez (2Sm 11.27). No entanto, Deus não quer a morte do pecador (Ez 33.11) e por essa razão espera seu arrependimento sincero. Todavia como o tempo passou e nada de Davi se arrepender, afinal, parece que pecado só é pecado quando é descoberto, Deus enviou seu profeta Natã.

A missão do profeta era e é conduzir o pecador ao arrependimento e levá-lo ao perdão.

No Salmo 32 e no Salmo 51 temos esse Davi arrependido e perdoado.

Tenho observado muitas pessoas apontando o dedo em riste para o outro em sinal de reprovação ante algum pecado grosseiro que foi descoberto. Mas, a função cristã é da reconciliação com Deus (Mt 18).

A situação catastrófica do pecador é quando o mesmo não se reconhece como pecador, ou que, na queda que é inevitável se esquece de que o perdão está em Deus, não importando quão terrível seja o pecado. E é essa lição que Davi repassa no Salmo 51, dizendo: “conheço bem os meus erros e sei o quanto sou pecador e que os meus pecados estão todos os dias diante dele” e: “Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga!” (Sl 32.1).

Mesmo que houve punição, perdoado, Davi não questiona a mesma (2Sm 12.15-23).

O fato é: “sou pecador desde que nasci” (Sl 51.5) e todos os dias sou derrotado pela minha natureza pecaminosa. Sempre há uma Bate Seba que desperta uma loucura a ponto de cometermos pecados grosseiros. E se cairmos, como reagir?

Suplicar a Deus: “Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!” (Sl 51.5).

Essa oração é essencial, pois, como escreveu Paulo aos Romanos: “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3.23), e o profeta Isaias anunciou: “... somos como o imundo, e todas as nossas justiças são como trapo de imundícia...” (Is 64.6).

Somos como crianças, saímos de casa e logo nos sujamos.

Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!” (Sl 51.5).

Davi se dirige a Deus numa linguagem própria da criação do mundo. A palavra hebraica criar é a mesma no Salmo 51 e em Gênesis 1. Podemos dizer que essa palavra é a palavra usada somente por Deus e agora sai como pedido da boca de Davi para que Deus faça aquilo que somente Deus pode fazer: criar algo novo. Só Deus pode trazer a existência algo bom e novo.

O pecado em si já destrói. Agora imagine ter seu pecado exposto?

Eu preciso que Deus crie em mim um puro coração.

Deus quer te dar esse coração puro e o faz pela sua Palavra.

Deus perdoou e deu a Davi um puro coração e deseja e faz o mesmo conosco.

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele” (2Co 5.17). Amém

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

Se voluntariamente desejar fazer um pix 63911639287, agradeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Testemunho e Testemunhas! (1Jo 5.11)

  12 de maio de 2024 Sétimo domingo de Páscoa Salmo 1; Atos 1.12-26; 1João 5.9-15; João 17.11b-19 Texto: 1João 5.11 Tema: Testemunh...