segunda-feira, 22 de julho de 2024

O arco é a mensagem visível de Deus para com a humanidade

 

28 de julho 2024

Décimo Domingo após Pentecostes

Salmo 136.1-9; Gênesis 9.8-17; Efésios 3.14-21; Marcos 6.45-56

Texto: Gn 9.8-17

Tema: O arco é a mensagem visível de Deus para com a humanidade

 

Um milhão de cores indistinguíveis aos olhos humanos que conseguem ver apenas 7 tons de cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo e violeta.

Há muitos mitos sobre o arco-íris.

1) - Os nórdicos viam o arco-íris como uma “ponte” de Bifrost para os deuses atravessarem da terra para sua casa chamada Asgard.

2) - Os japoneses antigos acreditavam que o arco-íris permitia que seus ancestrais falecidos voltassem à terra.

3) - Os antigos navajos acreditavam que era o caminho para os espíritos sagrados.

4) - Uma velha lenda irlandesa diz que há pote de ouro no final de cada arco-íris guardado por um duende astuto.

A Escritura Sagrada enumera que o arco-íris é um sinal proveniente de Deus no final da história do dilúvio.

Ao ordenar que Noé edificasse uma arca, Deus concedeu ainda 120 anos de graça ao povo. Foram 120 anos para o povo ver e ouvir e se arrepender. O povo não acreditou nas palavras de Noé. Não se arrependeu e nem abandonou seus pecados.

O arco-íris é o sinal da aliança de Deus com a humanidade.

Quanto tempo faz que você não vê um arco-íris?

- O arco-íris é uma mensagem de Deus.

- Deus colocou o arco-íris é símbolo de esperança.

- O arco-íris é assinatura de Deus para sua promessa: “Nunca mais vou amaldiçoar a terra por causa da raça humana, pois eu sei que desde a sua juventude as pessoas só pensam em coisas más. Também nunca mais destruirei todos os seres vivos, como fiz desta vez. Enquanto o mundo existir, sempre haverá semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn 8.21-22).

É maravilhoso ouvir essa promessa e ver o arco-íris, a assinatura de Deus para essa promessa, num mundo ameaçado por guerra nuclear, alterações climáticas e asteroides.

No relato do dilúvio e pós dilúvio se vê a atuação de Deus tal como na criação. Deus mostra seu poder sobre as estações, rotações da terra e mudanças de temperatura na terra (Gn 8.22).

Dias atrás ouvi um áudio enviado por wathsap, de um mato-grossense, que cobrava o vizinho a chuva que havia caído em sua propriedade.

Foi desenvolvida uma tecnologia, onde um avião põe produto na nuvem forçando a mesma a chover. Após a aplicação do produto, uma ventania redirecionou a nuvem sobre outra propriedade e choveu no vizinho. Daí a cobrança.

Deus ainda é Senhor da e na criação! O arco-íris é a mensagem visível de Deus para com a humanidade.

O sinal do arco-íris ilustra o gracioso propósito salvador de Deus. Ao poupar Noé e sua família, Deus concede a humanidade uma chance para começar de novo. É interessante notar que Deus dá essa chance não com alguém sem pecado, pelo contrário, o pós-dilúvio, a embriaguez de Noé e a maldição aos descendentes marca que o pecado não deixou de fazer parte da humanidade (Gn 8.21). Esse pecado não imobilizou e nem imobiliza o agir de Deus em prol da salvação. Diante do pecado, o pecador é chamado ao arrependimento e nesse sentido a visibilidade do arco-íris demonstra a necessidade do arrependimento. Diante do arrependimento, Deus apazigua a sua ira e estende o seu perdão.

O arco-íris é a marca da vida de Deus em meio as nuvens que haviam derramado água e causado mortes. A cruz é a marca da vida, mesmo que ela nos indique morte.

O arco-íris é o sinal da aliança de Deus (Gn 9.15).

A palavra aliança aparece ao longo das Escrituras Sagradas cerca de quatrocentas vezes.

A palavra aliança” nesse relato pós-dilúvio difere de como é usada em outras partes.

Diferentemente da aliança com Abraão ou da aliança do Sinai, não há nenhuma obrigação específica da parte dos que se beneficiariam da aliança.

A aliança de Deus é com todas as pessoas, “todos os seres vivos de todas as espécies” para “futuras gerações” (Gn 9.12).

O conceito de aliança em Gênesis 9 não é usado como em outras partes da Bíblia ao falar sobre o relacionamento entre Deus e o ser humano. É a demonstração do amor de Deus para com o ser humano. Essa aliança mostra que Deus ama. Ele é o benfeitor humano.

Quanto tempo faz que você não vê um arco-íris?

Mesmo que não se tenha visto uma arco-íris a muito tempo, ouvir esse relato traz consolo e esperança. Não estamos abandonados. Podemos nos desesperar diante das inúmeras catástrofes provenientes da chuva ou da estiagem, no entanto, Deus ainda é o agente na e da criação.

Arco-íris é um símbolo criado por Deus para lembrar o desejo de Deus em salvar, em cuidar da criação que será restaurada quando Jesus vier para julgar os vivos e os mortos.

O sinal do arco-íris tranquilizou Noé que saiu da arca com sua família para povoação de um novo mundo. O sinal do arco-íris deu esperança para Noé de que o mundo que ele iria iniciar a repovoar não seria destruído por um dilúvio.

O arco-íris dá ânimo àquele que atravessou a tempestade.

O arco-íris é o sinal visível de Deus, é a mensagem de Deus para os olhos, transmitida para um mundo assustado diante de tantas tragédias.

O arco-íris é a mensagem de Deus de que toda sua criação está sob seus cuidados. O evangelista Mateus registrou as palavras de Jesus de que um simples pardal, àquele passarinho que incomoda, que faz sujeira, está na agenda diária do cuidado de Deus (Mt 10.29).

O arco-íris é o sinal da promessa de Deus dada para Noé e relembrada por nós sobre o cuidado de Deus em meio ao caos.

Noé é um nome hebraico נֹחַ Noach da raiz da palavra לָנוּחַ lanuach repousar”. Dessa forma, é possível dizer que pela aliança anunciada por Deus para Noé, a humanidade pode repousar.

A humanidade que agora descenderia de Noé poderia, apesar de permanecer pecadora, descansar na aliança de Deus.

A aliança de Deus ainda está garantida, ainda se vê o sinal do arco-íris entre as nuvens.

Tragédias não tornam o ser humano melhor!

Aprendemos essa lição pós pandemia. Parece que o homem se tornou ainda mais cruel e essa humanidade cruel devido ao pecado recebe de Deus a demonstração do seu amor.

O arco-íris tem o formato de um arco de flecha (Gn 9.11-13, ler).

A palavra hebraica para arco é קַשְׁתִּי keshet. Um arco, tal como arco de um guerreiro está apontado para Deus. Assim, levando em consideração o arco virado para Deus e o nome Noé, Deus está destacando a certeza do descanso humano.

Um arco virado para a pessoa indica paz e restauração. Não há perigo.

Ao apontar o arco para si mesmo, Deus indica sua promessa de cuidado. O ferimento da lança se deu na cruz, quando Jesus morreu para apaziguar Deus e o ser humano.

Deus aponta para si e garante que a arma da vitória será o arco apontado para Deus que fere o Filho na cruz. Por isso, o profeta Isaías nos faz recordar: “...Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is 53.5).

Esse é o Deus da aliançauma aliança misericordiosa. Na qual permitiu que seu Filho fosse ferido para não nos ferir. O Filho foi ferido para nos salvar. Esse Deus continua cuidando e conservando a sua criação. Amém!

 

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“...coloquei a minha causa nas tuas mãos” (Jr 11.20)

  22 de setembro de 2024 Décimo oitavo Domingo após Pentecostes Salmo 54; Jeremias 11.18-20; Tiago 3.13-4.10; Marcos 9.30-37 Texto: Sl...