domingo, 28 de julho de 2013

O Trabalho: Maldição ou Bênção?


04/08/13

11º Domingo após Pentecostes.

Sl 100; Ec 1.2, 12 – 14; 2. 18 - 26; Cl 3. 1 – 11, 14 - 18; Lc 12. 13 - 22

Tema:

O Trabalho: Maldição ou Bênção?

 

         Quando tentamos fazer uma comparação dos Estados Unidos com a América Latina, afirma-se que uma diferença importante entre estas duas culturas tem sido filosofias divergentes a respeito do papel do trabalho na vida. Segundo esta teoria, o latino-americano, influenciado pelas atitudes da nobreza espanhola e da igreja católica no tempo da conquista do Novo Mundo, pensa que o trabalho é uma maldição, e que o ideal seria poder viver bem sem ter que trabalhar muito. Em compensação, o norte-americano foi influenciado pela “ética protestante de trabalho,” segundo a qual a pessoa, ao trabalhar muito e ser bem sucedida, demonstra que foi escolhida por Deus. Por isso ele crê que o trabalho é uma bênção. Como escreveu o pensador americano Ralph Waldo Emerson: “o cume da sabedoria é entender que o tempo empregado no trabalho nunca é desperdiçado.” Sem validar essa tese, gostaria de usá-la como uma ferramenta para refletirmos em nossa leitura de hoje, Eclesiastes 2.18 – 26, sob o tema: Trabalho: Bênção ou Maldição?
 
1 – É mais maldição do que bênção

         A primeira resposta que poderíamos dar a esta pergunta ao olharmos este texto é que para Salomão o trabalho é mais maldição do que bênção. Notamos isso no emprego da palavra “trabalho” e “trabalhar.”

         Por onze vezes Salomão empregou a palavra ´amal, significando “esforço, desventura, fadiga, desastre.” As outras três palavras que empregou também têm conotações negativas. Uma é traduzida como “enfadonho trabalho” (Ec 1.13) e outra comunica a ideia de fazer um grande esforço sem obter nenhum beneficio, “correr atrás do vento” (Ec 1.17; 4.16) e outros versículos. Em nosso texto não aparece a palavra ´abodah, que vem do verbo servir.

         Os v. 18 – 23 falam de uma maneira bem pessimista sobre o trabalho. O autor aborrecer todo o seu trabalho; sente desespero, fadiga, dor e desgosto. Não achamos nenhuma promessa com relação ao trabalho. Não lemos que o trabalho satisfaz ou que Deus recompensará as pessoas honestas que trabalham muito. Salomão está respondendo a uma formulação: “que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?” (Ec 1.3)

         A resposta foi devastadora. Não há nenhuma garantia de que tiraremos proveito dos nossos esforços na vida. Isto parece injusto e ir contra as nossas expectativas. Porque será que Salomão apresentou o trabalho mais como maldição do que bênção?     



A razão é para que o trabalho nos lembre do nosso pecado. Afinal, a maldição dada a Adão após a queda foi que o trabalho se tornaria difícil e pesado, Gn 3.17,19. Não podemos achar que o trabalho, seja qual for, é fácil e muito produtivo, pois não é. Mesmo em meio a tantos avanços científicos e tecnológicos, milhares de pessoas estão desempregadas, e quando tem um trabalho, trabalham demais e com salários baixíssimos. Não podemos exigir que o trabalho seja uma bênção, afinal somos pecadores e o cansaço e as exigências do trabalho são consequências do mesmo.

         O trabalho também é uma maldição para os intelectuais, os capacitados e os ricos, observemos o v. 22: “há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, ciência e destreza; contudo, deixará o seu ganho como porção a quem por ele não se esforçou; também isto é vaidade e grande mal.

         Graças a boa administração e às sábias politicas de Salomão, Israel pela única vez em sua história tinha se tornado a maior potência do Meio Oriente. Apesar disto, Salomão não sentia paz ou satisfação, porque ele sabia que o seu filho talvez seria estulto e estragaria todos os avanços políticos e econômicos que ele com tanto esforço havia conseguido. O problema com Salomão, e às vezes conosco, é que usamos o nosso trabalho e as nossas habilidades como meios para sermos melhores do que outros e para termos mais glória, fama e poder. E com certeza o trabalho se torna uma maldição quando é feito de uma maneira egoísta, e não pensamos em compartilhar os frutos do nosso trabalho com nosso próximo ou com Deus.

         O trabalho se tornou uma maldição para Salomão porque começou a confiar em seu trabalho e não em Deus. Era um homem sábio, tinha um talento incrível como rei, e passou a acreditar que controlaria seu destino. Essa foi a tentação a qual sucumbiu nos dias da sua juventude. Mas a velhice demonstrou que era vaidade confiar no trabalho e nos seus dons e talentos.

         Muitas vezes queremos nos justificar diante de Deus através de nossas obras. E assim o trabalho pode se tornar uma terrível maldição quando começamos a viver nossa vida achando que o valor que temos diante de Deus e das pessoas está em nosso trabalho. Começamos a glorificar alguns e desprezar outros. Se você pudesse escolher entre ser um agricultor e um professor? Se você pudesse escolher entre ser dona de casa ou bancária? O que você escolheria? O trabalho é maldição porque queremos ser elogiados pelas pessoas por aquilo que fazemos, e para receber os elogios precisamos fazer coisas grandiosas aos olhos do mundo.

 

Trabalho: Bênção ou Maldição?

 

2 – Pode ser uma bênção se for feito confiando em Jesus Cristo

 

         Nosso texto não é apenas pessimismo, mas também esperança, vv. 24 – 26.

         O trabalho pode deixar de ser uma maldição e passar a ser uma bênção. Isto, quando salientamos menos nosso trabalho e o nosso esforço e focalizamos que da mão de Deus vêm as coisas boas que fazemos e assim nosso trabalho se torna proveitoso para nosso próximo e agradável a nós. Assim como lemos: “Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada” (Ec 2.26). Como diz o autor a carta aos Hebreus: “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6).



         Quando lemos em Eclesiastes que “Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada” (Ec 2.26) entendemos que através da fé em Jesus Cristo recebemos as bênçãos do nosso trabalho.

         Quando confiamos em nosso trabalho, o trabalho se torna uma maldição; quando confiamos apenas no trabalho de Jesus Cristo na cruz, o nosso trabalho se torna uma bênção.

         A fé em Jesus muda nosso olhar ao trabalho. Vemos em Cristo, como ele se identificou conosco e com os sofrimentos que padecemos no trabalho, por causa do trabalho.

         No inicio dessa mensagem disse que Salomão usou a palavra ´amal. Essa mesma palavra foi usada pelo profeta Isaias para descrever a obra da salvação realizada por Jesus Cristo: “Depois de tanto sofrimento, ele será feliz; por causa da sua dedicação, ele ficará completamente satisfeito. O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem, e assim os pecados deles serão perdoados” (Is 53.11).

         O trabalho de Jesus para conseguir a nossa salvação foi penoso. E ele entende quem tem um trabalho penoso. Mas, há uma enorme diferença entre o trabalho de Jesus e dos homens! O trabalho de Jesus é permanente, os nossos são rapidamente desfeitos. O trabalho de Jesus beneficia a muitos, os trabalhos humanos na maioria das vezes não beneficiam ninguém.

         A fé em Jesus enche nosso trabalho de contentamento. O versículo 21 chama o dinheiro que ganhamos do nosso trabalho de “porção.” No salmo 119.57, o salmista diz que “o Senhor é a minha porção.” O Senhor, não o trabalho ou o dinheiro, é o elemento principal da “porção” que recebemos na vida. Com o Senhor, “não há nada melhor ... do que comer, beber e fazer que a (nossa) alma goze o bem do seu trabalho” (Ec 2.21).

         Mesmo que tenhamos apena o básico do dia-a-dia, mas reconhecendo isso como bênçãos de Deus, é muito mais agradável que ter um banquete todos os dias. Esse é o diferencial ao qual Lutero aponta na explicação da quarta petição do Pai-Nosso: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje,” ou seja, que reconheçamos e recebamos com gratidão tudo o que nos dá para nosso sustento.

         Quando olhamos para o trabalho com os olhos da fé, ele se torna uma bênção dada por Deus. A fé em Jesus neutraliza a maldição do trabalho porque nos dá uma perspectiva mais ampla da nossa vida, “pois, quando comemos ou bebemos, ou fazemos qualquer outra coisa, pela fé, fazemos para a glória de Deus.

         E essa felicidade, alegria e bênção do trabalho vem da certeza de que não viveremos apenas o aqui e agora, mas a eternidade com Jesus. Trabalhamos seguindo o conselho de Paulo: “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morreste, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (Cl 3. 2 – 3). E isso não leva a preocupação de fracassar em meu trabalho.
                   

             O texto de Eclesiastes mostrou que até mesmo um homem capaz, sábio e trabalhador reconheceu que o seu trabalho de alta qualidade era vaidade de vaidades. No nosso trabalho ainda sofremos a consequência da maldição de Adão. Felizmente, temos a oportunidade de descobrir com esse homem o melhor caminho em relação ao nosso trabalho. Em vez de confiarmos em nossos dons, talentos e capacidade, somos convidados a confiar em Jesus, pois ele realizou o melhor de todos os trabalhos. E continua trabalhando para nossa salvação através da ação do Espírito Santo. Amém!



Edson Ronaldo Tressmann

44 – 9856 8020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...