terça-feira, 6 de agosto de 2013

Vivendo a melhor aventura da minha vida.


11/08/13 – 12º Domingo após Pentecostes

Sl 33. 12 - 22; Gn 15. 1 - 6; Hb 11. 1 - 16; Lc 12. 22 - 34

Tema: Vivendo a melhor aventura da minha vida.

 
        Dias atrás assisti ao filme “Compramos um Zoológico.”

        Esse filme baseado em fatos reais me deixou emocionado.

        O filme conta a história de um homem que perde a esposa e fica com dois filhos. Uma das alternativas foi mudar-se da cidade, pois tudo lembrava sua falecida esposa.

        Na busca por uma nova morada, acabou comprando um zoológico desativado.

        Tudo parecia indicar que não daria certo reabrir o zoológico. Aconselhado por seu irmão a não desperdiçar mais dinheiro nesse empreendimento, a resposta foi que sua vida sempre havia sido uma aventura e se os funcionários estivessem com ele nessa aventura, ele desejava continuar.

        Não quero contar mais sobre o filme para não atrapalhar e estragar o final do filme para aqueles que ainda não assistiram.

        Nossa vida é uma aventura!

        Você gosta de aventura? Muitas pessoas amam aventurar-se.















      Muitos deixam de viver a aventura. Por medo, falta de tempo, etc.

        Infelizmente, na aventura a qual Deus nos colocou para viver, muitos abandonam. E o motivo é simples. Vejamos:

        Na nossa aventura algumas perguntas são difíceis de serem respondidas. Muitas questões merecem tempo e muita pesquisa para que não haja uma resposta equivocada. Estamos tendo essa lição ao estudar o livro de Apocalipse. Algumas passagens são de difícil compreensão e muitas questões não podem ser respondidas.

        Muitas vezes, ansiosos por querer dar uma resposta para as pessoas, acabamos incorrendo num grave erro. O erro de levar à pessoa a conclusão de que a “dúvida é pecado.

        Em nossa aventura diária as dúvidas existem. Elas fazem parte da nossa existência. A cada mensagem pronunciada, a cada estudo bíblico, tenho minhas dúvidas e perguntas.

        As dúvidas são lançadas sobre nós, assim como dardos em um cartaz na parede, por aquele antigo tentador que ao lançar a dúvida em Eva, deu inicio a toda miséria que existe no mundo.

        As dúvidas surgem cada vez que a ciência se pronuncia. A razão busca resposta e a fé é confrontada.

 
      Em nossa aventura vivemos o constante confronto: Razão X Fé. E para continuar na aventura que Deus nos colocou é preciso buscar fundamentação na Palavra de Deus. Afinal, a razão é abastecida pelos noticiários, pelas pesquisas, livros, dissertações, etc. E somente a Palavra de Deus escrita por homens como eu, cheio de dúvidas, transmite consolo e orientação diante da dúvida.
        A Bíblia está repleta de personagens cheios de dúvidas em suas aventuras. Observem Pedro em Mt 16.21 que aconselha Jesus dizendo que “tenha paciência, ...” afinal, sua morte de maneira nenhuma aconteceria. Elias, um dos grandes homens do Antigo Testamento, que em seu momento de dúvida exclamou: “Basta, Senhor! Basta! Toma agora a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais” (1Rs 19.4).

        De cada discípulo, em sua aventura, poderíamos destacar um momento de dúvida. As mesmas dúvidas que muitos pais enfrentam ao viver sua aventura.

        Se todos, somos atingidos pelos dardos da dúvida, podemos dizer que nessa aventura estamos todos iguais. Não há um aventureiro sem dúvida, sem obstáculo e dificuldade. Em nossa aventura, todos, enfrentamos os mesmos problemas, as mesmas inquietações.

        A melhor alternativa parece ser abandonar a aventura – esse é um conselho que ouvimos de muitas pessoas.

        Mas, Jesus dá outra opção. Ele nos aconselha a orar. Na Oração do Pai Nosso, no segundo pedido, Jesus nos ensinou a pedir “Venha o teu Reino.” Ou seja, Jesus nos ensina a pedir auxilio do Espírito Santo para crermos na sua preciosa Palavra. E se falamos em crer, falamos em fé. O que é fé? O texto de Hebreus responde dizendo: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hb 11.1).

        A fé verdadeira tem duas dimensões.

        Primeiro: a fé verdadeira olha para trás, ou seja, relembra da confiança de muitos antigos, como dito: “Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.” (Hb 11.2). Segundo: a fé verdadeira olha para frente, com esperança. “Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra” (Hb 11.13).


 
       O ponto da nossa aventura é que a nossa fé se refugia na fidelidade de Deus

       
    Não podemos ficar paralisados em nossa aventura por meio das dúvidas e tentar amenizar as mesmas lembrando que assim como nós, muitos outros tiveram suas dúvidas. Precisamos continuar vivendo nossa aventura buscando na fidelidade de Deus, forças para superar nossas dúvidas.

        Nosso inimigo, o Diabo, anda ao nosso redor procurando nos devorar. Ou seja, deseja nos tirar da maior aventura da nossa vida (1Pe 5.8). E Deus que nos ama, tendo enviado Jesus que ocupou nosso lugar na cruz para nos dar a vitória na aventura, continua por amor nos comunicando esse Evangelho. E pelo Evangelho continua nos alimentando para que vençamos as tentações do inimigo e continuemos vivendo nossa aventura da fé.

        Lutero disse que por nossa própria força ou razão não podemos crer em Jesus. O Espírito Santo opera e fortalece essa fé em nós. E tendo operado essa fé por ocasião do batismo, o Espírito Santo nos dá o ingresso de entrada na maior aventura que um ser humano pode viver: A aventura da fé.

        Parece difícil chegar ao fim da aventura. Mas não é. Afinal, não podemos nos esquecer de olhar para trás e ver quantos já concluíram essa aventura e hoje estão na igreja triunfante. Também precisamos olhar para frente e ver o prêmio maravilhoso que receberemos ao final dessa deliciosa aventura.

        Não podemos nos esquecer do principal, essa aventura só é deliciosa, só poderá ser vencida por que temos ao nosso lado Jesus. Aquele que venceu por nós e nos dá a vitória e forças para chegar ao final da aventura são e salvo.

        Não deixe de viver a melhor aventura da sua vida. Aventura a qual Deus te colocou pela fé e te dá forças pela fé para vivê-la. Deus nos abençoe. Amém!

  Pr Edson Ronaldo Tressmann

44 – 3462 2796


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“Cantem uma nova canção a Deus, ...” (Sl 98.1).

  05 de maio de 2024 Sexto Domingo de Páscoa Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto: Salmo 98 Tema: “ Cantem uma...