segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cristo nos dá vida plena


28/07/13 – 10º Domingo após Pentecostes

Sl 138; Gn 18. 20 - 33; Cl 2. 6 - 15; Lc 11. 1 - 13

Tema: Cristo nos dá vida plena

 

        O texto de Colossenses 2. 6 - 15

 

Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E dêem sempre graças a Deus. Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo. Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus, e, por estarem unidos com Cristo, vocês também têm essa natureza. Ele domina todos os poderes e autoridades espirituais. Por estarem unidos com Cristo, vocês foram circuncidados não com a circuncisão que é feita no corpo, mas com a circuncisão feita por Cristo, pela qual somos libertados do poder da natureza pecadora. Pois, quando vocês foram batizados, foram sepultados com Cristo; e no batismo também foram ressuscitados com ele por meio da fé que vocês têm no grande poder de Deus, o mesmo Deus que ressuscitou Cristo. Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não-judeus e não tinham a lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz. E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e das autoridades espirituais. Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória.

 

        Mesmo preso, o apóstolo Paulo recebeu notícias da congregação de Colossos, trazidas por Epafras. Algumas animadoras, outras, preocupantes. Depois de ouvir as notícias, Paulo alerta sobre o cuidado quanto aos argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana.

        Devido aos argumentos, segundo o apóstolo Paulo, sem valor, vindos da sabedoria humana, as pessoas estavam sendo confundidas. E essa confusão trazia dúvidas e incertezas.
 

         Muitas dúvidas do nosso tempo, presentes em nossas congregações e vida cristã, também o eram na época do Novo testamento. Dúvidas transformadas em perguntas: “Como pode eu sendo velho nascer de novo?” (Nicodemos). “O que posso fazer para herdar a vida eterna?” (Jovem Rico).
        Essas questões e tantas outras, já respondidas por Jesus, levaram muitos líderes religiosos a formularem respostas e alternativas humanas. Respostas fundamentadas em argumentos sem valor.
        O “sem valor” é apenas espiritual, pois financeiramente, muitos desses líderes enriquecem. Seus argumentos “sem valor” espiritual atraem uma multidão de consumidores.
        Para suprir dúvidas e dar uma verdadeira resposta a questões fundamentais da fé cristã, a Igreja Cristã, da qual a IELB faz parte, se propõe a comunicar a Vida, a mesma Vida comunicada pelo apóstolo Paulo. Comunicação essa que o levou a cadeia: Cristo nos dá vida plena.
        Os Colossenses, como dito por Paulo em sua carta, haviam recebido o presente gratuito de Deus: a salvação em Cristo. Mas essa fé estava sendo atacada por um grupo de pessoas. Esse grupo usava argumentos sem valor, baseados em filosofias mundanas, para distorcer a mensagem cristã e apontar para outro caminho de salvação.

        Um caminho contrário a Bíblia, mas um caminho agradável e percorrido por muitos.

        Há os que indicam que é necessário percorrer pelo caminho do cumprimento da lei como um requisito à salvação. Outros vivem suas vidas sendo orientados e guiados por “supostos” poderes cósmicos, astrologia, feitiçaria, espiritismo, etc.

        Paulo ficou extremamente preocupado com essa notícia. E essa preocupação o motivou a escrever a carta aos Colossenses. E nessa, anuncia que todos os cristãos para que tenham cuidado.
         1 - Para não se tornarem escravos da lei novamente. Em Jesus Cristo os colossenses estavam libertos dos requisitos da lei.
        2 – Para não abandonar o salvador Jesus Cristo. Pois, Jesus dominou todos os poderes espirituais.

        Argumentos sem valor e com fundamentação humana havia penetrado na congregação “luterana” de Colossos. Muitas dúvidas passaram a assaltar aquelas pessoas. E a dúvida os levou de um estado de esperança e tranquilidade para o desespero e o medo.

        Uma semente de dúvida põe a perder a mensagem salvadora. Devido a isso, precisamos nos questionar com sinceridade e franqueza: Em matéria espiritual, quais são as nossas dúvidas? Onde buscamos respostas?

        Infelizmente, “guiados pela velha natureza,” inúmeras vezes buscamos em argumentos sem valor, em fundamentos humanos, em princípios filosóficos.

        É mais racional e lógico crer em reencarnação (Kardecismo), em transmigração da alma, (hinduísmo) do que crer de fato na única verdade, de que em Cristo temos Vida plena.

        A população está cheia de duvidas, anda receosa por uma resposta que a satisfaça. E nessa busca de resposta, igrejas andam vazias, pessoas perderam a credibilidade na resposta bíblica. Será que é justificável? Sim e Não.

        Sim – pois as dúvidas são pertinentes e muitos líderes por não conhecerem a verdade Bíblica que tem Jesus como centro de toda a verdade, baseados em argumentos humanos, não sacia a sede das pessoas com uma resposta verdadeiramente bíblica.

        Não – pois não procuraram no lugar certo. Mesmo tendo sido orientados por líderes eclesiásticos, a verdade que está contida nas páginas das Escrituras Sagradas não lhes foi verdadeiramente comunicada.

        Não se deve apenas ler a Bíblia e dizer o que se pensa d texto. A verdade a ser comunicada pela Igreja Cristã e que é Comunicada pela própria Palavra de Deus é que Cristo nos dá vida plena.

        Mesmo como cristãos, frequentadores assíduos dos cultos, estudos bíblicos e departamentos, precisamos cuidar, pois as dúvidas também nos assaltam. Vejamos um exemplo:

        Quem aqui tem certeza da vida eterna? Esse assunto, ainda traz dúvida e muitos questionamentos. E ao se buscar uma resposta satisfatória, muitas são os argumentos sem valor para os quais líderes e pessoas apontam. E muitos desses argumentos sem valor entram em nossos lares e acabam se tornando supostas “verdades.”

        Podemos ter certeza da vida eterna? De onde podemos tirar essa certeza?

        No v. 10 Paulo diz: “e, por estarem unidos com Cristo, vocês tem essa natureza. Ele domina todos os poderes e autoridades espirituais.” Em outras palavras Paulo quer dizer: “Cristo é a plenitude da vida.” E sendo ele a plenitude da vida, não precisamos nos agarrar nas leis, nos poderes cósmicos, na astrologia, nos anjos, e nem precisamos nos iludir na reencarnação e transmigração da alma.

        Cristo é vida plena – e essa vida plena nos foi dada pelo batismo. No batismo fomos sepultados com Cristo. No batismo ressuscitamos com Cristo.

        Cristo é vida plena – todos nós estávamos perdidos e condenados por causa dos nossos pecados. Pelo batismo passamos a ter fé em Jesus Cristo. E pela fé em Jesus Cristo, Deus perdoou e perdoa todos os nossos pecados.

        Cristo é vida plena – cada ser humano tinha uma dívida com Deus. Essa dívida de maneira nenhuma poderia ser paga através do cumprimento da lei, pois nenhum ser humano é capaz de cumprir a lei. Deus então enviou seu filho Jesus que veio e pagou a conta por nós. Esse pagamento aconteceu pela sua crucificação. A crucificação é o encravamento da nossa conta na cruz. E em Jesus podemos ter certeza da salvação. E os argumentos sem valor nos querem afastar de Jesus Cristo.

        É mais fácil para a razão humana aceitar os argumentos sem valor. A pessoa facilmente aceita a ideia de que o cosmos gira em função de aquário e sendo do signo de câncer, sair com uma roupa cor marrom que algo de bom vai lhe acontecer, do que orar e confiar em Deus.

        Somos convidados a crer. Crer no Deus que prometeu nunca nos abandonar e que em seu Filho Jesus veio ao nosso encontro.

        Os Colossenses passavam por dúvidas. Dúvidas lançadas com um único objetivo: afastá-los de Cristo. Paulo alertou, tenham cuidado. Esse mesmo alerta vale pra mim e pra você. Tenhamos cuidado com as ideias transmitidas pelas novelas, pelos filmes e pelos programas de televisão. Continuemos em Cristo que é vida plena. Afinal, foi ele quem morreu por nós. Pagou a nossa dívida com Deus. Venceu o diabo, a morte e o inferno por e para nós.

        Cristo é vida plena – não há vida em outro ser ou em outro argumento humano seja esse o valor que possua.

        Cristo é vida plena – por isso vamos continuar enraizados, edificados e firmes em Jesus Cristo.

        Pois recebendo a verdadeira comunicação da Vida, estaremos ainda mais enraizados, edificados e firmes em Cristo. E dessa maneira, a cada novo dia, estaremos mais bem preparados diante das dúvidas e dos argumentos sem valor que nos querem afastar de Jesus.

        Aproveitemos enquanto a Vida nos é comunicada e nos alimentemos dessa comunicação.
        Louvemos a Deus pela oportunidade de ouvir a sua Palavra, de receber o seu corpo e o sangue, dados com e sob o pão e o vinho.
        Que vivamos nosso batismo diariamente nos arrependendo dos nossos pecados e nos apegando em Jesus Cristo.
        Cristo é a vida plena - estando enraizado, edificado e firme em Jesus. Pois, enraizado, edificado e firme em Jesus é estar convicto da maravilhosa obra de Jesus Cristo por nós. E essa convicção é encontrada e dada no Batismo, na Palavra e na Santa Ceia. E isso não quer dizer que preciso fazer algo. A verdade, é que nesses meios da graça, Deus se encontra comigo. Nesses meios da graça, Deus efetua em mim a sua maravilhosa obra. Dando-me a salvação eterna e fazendo que Cristo seja para mim a vida plena.
 
 

 Edson Ronaldo Tressmann
44 – 9856 8020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...