segunda-feira, 8 de julho de 2013

Santidade! O lado bom dessa vida.


14/07/13 – 8º Domingo após Pentecostes

Sl 41; Lv 19. 9 - 18; Cl 1. 1 - 14; Lc 10. 25 - 37
Tema mensal: Férias? Só na escola! Das lições jamais!

Tema:  Santidade! O lado bom dessa vida.
 



         Levítico é um daqueles livros bíblicos que se pudermos fugir dele, fugimos. É um livro pouco conhecido, pouco ou nada estudado. E sendo assim, inúmeras lições deixam de ser estudadas por não nos acharmos capazes de lecioná-las.
         Com alegria, podemos dizer que essa não é a realidade aqui em Querência do Norte – PR. Afinal, agora dia 30 de junho, fizemos a nossa ultima parte do estudo do Pentateuco, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento. E ao estudarmos esses cinco primeiros livros, entre os quais está Levítico, tivemos uma boa visão do rico ensinamento que os mesmos comunicam.
         Desejamos comunicar a tantos outros que por um motivo ou outro não conhecem esse belíssimo livro e seu precioso ensino.
         As palavras para nossa lição de hoje são de Levítico 19. 9 – 18. Está curioso para conhecer as palavras de nossa lição? Afinal – férias! Apenas da escola e não das lições. Então vamos ler!
19.9 — Quando fizerem a colheita do trigo, não colham as espigas dos pés que ficam na beira do campo, nem voltem atrás para pegar as espigas que não tiverem sido colhidas. 19.10 E não façam uma segunda colheita nas plantações de uvas, para colher os cachos que ficaram, nem voltem atrás para catar os cachos que tiverem caído no chão. Deixem isso para os pobres e para os estrangeiros. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês. 19.11 — Não roube, não minta e não engane os outros. 19.12 Não faça juramentos falsos em meu nome, pois isso é profanar o meu nome. Eu sou o SENHOR. 19.13 — Não explore, nem roube os outros. Não segure até o dia seguinte o pagamento do trabalhador diarista. 19.14 Não amaldiçoe um surdo, nem ponha na frente de um cego alguma coisa que o faça tropeçar. Tenha respeito para comigo, o seu Deus. Eu sou o SENHOR. 19.15 — Quando julgar alguma causa, não seja injusto; não favoreça os humildes, nem procure agradar os poderosos. Julgue todas as causas com justiça. 19.16 Não ande espalhando mentiras no meio do povo, nem faça uma acusação falsa que possa causar a morte de alguém. Eu sou o SENHOR. 19.17 — Não guarde ódio no coração contra outro israelita, mas corrija-o com franqueza para que você não acabe cometendo um pecado por causa dele. 19.18 Não se vingue, nem guarde ódio de alguém do seu povo, mas ame os outros como você ama a você mesmo. Eu sou o SENHOR.
         Essas palavras foram ditas para uma nação teocrática, ou seja, eram governados diretamente por Deus. Essa nação estava caminhando pelo desrto rumo a sua pátria, Canaã, a terra de Isarel. E a partir dessa caminhada no deserto, estava sendo organizada. A aliança entre povo e Deus havia acabado de ser ratificada. O tabernáculo havia sido erigido.
         Quase tudo estava pronto. Mas faltava algo. O que? Para que Israel continuasse sua jornada rumo à terra prometida, era necessário regulamentar o culto. E essa é a lição ensinada no livro de Levítico.
           Em resumo podemos dizer que o livro de Levítico trata da santificação necessária para servir ao Deus santo. E como me torno santo para poder servir a Deus? A estrutura do livro de Levítico apresenta como sou tornado santo e como servir a Deus.
Levítico 1-16: apresenta as leis sobre a remoção da impureza, a falta de santidade, que separa o homem e Deus. O ponto alto é o capítulo 16. É a sexta feira santa do Antigo Testamento. E precisamos recordar que a sexta feira santa é o dia do perdão. O dia em que Deus em Jesus aceitou o pagamento pelos nossos pecados. Em Levitico é o capítulo que apresenta o Cordeiro ocupando o lugar do pecador e o tornando santo.
Levítico 17-26: apresenta o comportamento apropriado do povo de Deus.
Levítico 27: é um apêndice independente.
        A nossa lição está no capítulo 19 que nos orienta para viver uma vida santificada. E essa santificação de acordo com o versículo 18, que diz: “Não se vingue, nem guarde ódio de alguém do seu povo, mas ame os outros como você ama a você mesmo. Eu sou o SENHOR relaciona ao amor ao próximo.
         De acordo com a palavra hebraica - “próximo,” significa “amigo, companheiro.” Designa alguém com o qual não se tem uma proximidade de parentesco. O contexto dá a entender que esse próximo deveria ser buscado dentro do próprio povo judeu e não apenas entre os parentes.
         Esse versículo apresenta o ponto alto de uma série de preceitos destinados a promover a honestidade, a solidariedade e a justiça entre as pessoas.
         Como seria possivel promover a honestidade, a solidariedade e a justiça?
         Os versículos enumeram 10 atitudes para essa promoção.
1 - deixar as extremidades da propriedade sem colher.
2 - Deixar para o pobre e para o estrangeiro as uvas caídas.
3 - Não agir com falsidade e fraude, pois levam ao roubo.
4 - Os juramentos são permitidos, aqueles lícitos, que beneficiam o próximo; não aqueles falsos que maculam o nome de Deus. 
5 - Não se deve tirar do próximo algo que pertence a ele.
6 - Não amaldiçoar o surdo, nem colocar obstáculo ao cego, mesmo que de brincadeira.
7 - Não deixar que interesses pessoais influenciem quando tiver que praticar a justiça, quer seja a favor do rico, quer seja a favor do pobre.
8 - Afastar-se de toda a conduta desumana, injusta, maliciosa, especialmente quando intenta contra o próximo, quer seja na corte quer seja na vida privada.
9 - Não carregar ou alimentar ódio dentro do coração em relação ao próximo.
10 - Deus proíbe a vingança e a ira.
             Esses são preceitos básicos de Deus para uma boa civilização e civilidade.
             Se fossem praticadas não haveria tanta violência e corrupção. Mas, a verdade é que somos imperfeitos e quanto mais imperfeitos nos reconhecermos e quanto mais nos agarrarmos no perdão de Jesus, mas saberemos viver o lado bom da vida.
            Deus deseja uma nova vida aos seus filhos e filhas. E essa nova vida foi operada em nós no dia do batismo. E agora, como filhos e filhas de Deus, somos chamados a viver uma vida santa agarrados em Jesus. Pois, diante da nossa imperfeição, somente em seu perdão é que podemos continuar vivendo em meio a tantos imperfeitos.
             Deus nos fez santo em Jesus. E seu desejo é que vivamos uma vida santa, uma vida perfeita.
        E essa vida perfeita, não é uma vida com carro do ano, com uma boa casa, uma conta bancaria com saldo extraordinário. A Vida perfeita é Ser perfeito. E Ser Perfeito é prestar atenção aos detalhes por mínimos que sejam.
         A Palavra de Deus comunica que “qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tg 2.10). Isso mostra a nossa incapacidade de sermos perfeitos. Bem, nossa imperfeição já se mostra no mandamento do amor.
           Num mundo em que tudo se tornou genérico, precisamos aprender que a lição de Deus em Levítico não é genérica. Deus não está dizendo: “tentem ser santos, tanto quanto possível” nem: “Ao menos tenham a boa intenção de serem santos.” O capítulo 19 de Levítico diz para sermos santos.
         Não podemos ser genéricos, pois Deus não é. Deus fala de detalhes. Não fala de boa intenção, nem alta percentagem de acerto. Ele fala de 100 por cento de santidade! O detalhe é fundamental. E esse detalhe é AMAR O PRÓXIMO. E quantos de nós consegue amar o próximo? Tem alguns que eu não gosto. E daí? Bom, esse é o lado bom da vida. Uai pastor, não gostar da pessoa é lado bom da vida? Nada disso. O lado bom da vida é saber que não sou santo por mim mesmo. E por não ser santo por mim mesmo, sou levado a me agarrar em Jesus. Somente em Jesus eu posso viver o lado bom da vida. Em Jesus recebo a cura para essa minha doença. A doença do ódio, do preconceito, das brigas, etc.
         Ainda um último “detalhe”. No capítulo 19 de Levítico, em meio às palavras dirigidas ao seu povo, por quinze vezes Deus anuncia: “Eu sou o SENHOR!
         Mais do que um mero refrão, estas palavras repetidas tantas vezes, nos fazem lembrar que quem nos fala é o SENHOR, é Yahweh. O Deus que se faz conhecido nos grandes atos de salvação. O Deus que quer ser conhecido como o Deus Salvador, o Deus fiel às promessas.
         Viver uma vida santa não é algo que esteja ao alcance de nossas forças ou boas intenções. É obra de Deus em nós. Obra iniciada na nossa vida por ocasião do batismo. Obra que continua pela ação do Espírito Santo mediante a proclamação do Evangelho e distribuição da santa ceia.
         A santidade nos é dada e garantida em Jesus. Somente na cruz de Jesus é que podemos nos ver e saber santos. Pois, se entendermos a santidade a partir de nós mesmos,  cairemos em desespero e aflição.
         Querido povo de Deus, povo santo. Saibam que a santidade não vem de nós, mas da ação de Deus em nossa vida. Ele nos oferece e dá essa santidade na Palavra e nos sacramentos. Como disse Lutero na explicação do terceiro artigo do Credo apostólico: “Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus nem vir a ele, mas ele me chamou pelo Evangelho...” O Evangelho que anuncia a boa nova de que Deus em Jesus nos faz santos e na fé em Jesus nos  mantêm santos. E viver em Jesus é viver o lado bom da vida. Estar em Jesus é ser santo todo dia. 
         Viva em Jesus, pois o lado bom da vida, a santidade, só é possivel no perdão de Jesus. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...