segunda-feira, 26 de agosto de 2024

“...nós não estamos lutando contra seres humanos...” (Ef 6.12)

 01 de setembro de 2024

Décimo Quinto Domingo após Pentecostes

Salmo 119.129-136; Deuteronômio 4.1-2,6-9; Efésios 6.10-20; Marcos 7.14-23

Texto: Ef 6.10-20

Tema: ...nós não estamos lutando contra seres humanos...” (Ef 6.12)

 

- A igreja é uma obra divina!

- A igreja está na luz! (Ef 5.8)

- A igreja é um só corpo! (Ef 4.4-6).

- Mesmo sendo obra divina, igreja são pessoas. E sendo pessoas, a igreja precisa se relacionar um com o outro. Por essa razão, Deus enumera a importância da comunhão. Por isso, há cerca de 50 recomendações em relação de uns aos outros.

- As dificuldades nos relacionamentos são como “armadilhas do diabo” (Ef 6.11). À vista disso, convém ouvir que “...nós não estamos lutando contra seres humanos...” (Ef 6.12); “Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo” (Ef 5.21).

- Há uma força opositora ao relacionamento dentro do corpo que é Cristo (Ef 6.11-12).

- Um dos dardos inflamados do diabo é justamente a discórdia (Ef 6.16).

- Cada vez que há conflito entre pessoas, gosto de refletir sobre essas palavras do apostolo Paulo: “...nós não estamos lutando contra seres humanos...” (Ef 6.12).

- A palavra luta significa um combate entre duas pessoas até que um derrube o outro e o coloque fora da zona de conflito.

- No campo de batalha, o diabo tenta derrubar àqueles que estão fazendo parte do exército de Cristo, a quem Jesus Cristo dispensa a sua armadura (Ef 6.10-11).

- “...nós não estamos lutando contra seres humanos...” (Ef 6.12) significa dizer que há algo muito mais profundo (Ef 6.10-20). E devido a profundidade da batalha, o apostolo Paulo usa a metáfora da armadura.

- O objetivo de Cristo em nos dispensar a sua armadura: “peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar” (Ef 6.13).

- E segue o alerta do apostolo Paulo: “...estejam preparados” (Ef 6.14).

- “...Usem a verdade como cinturão...” (Ef 6.14).

- Sabemos o motivo pelo qual se usa cinto.

- Cinto era o equipamento utilizado para segurar as armas de defesa do soldado.

- Sem as armas para se defender durante um ataque o soldado está perdido e com certeza será derrotado.

- O cinto que segura as armas de defesa é a verdade!

- Sem a verdade, não poderemos segurar as armas de defesa e estaremos sujeitos a qualquer ataque do inimigo.

- Na carta aos Coríntios, o apostolo Paulo escreveu: “...pela mensagem da verdade e pelo poder de Deus... temos as armas que usamos tanto para atacar como para nos defender” (2Co 6.7).

- Recordemos do episódio em que Jesus foi tentado no deserto. Por estar com o cinturão da verdade, resistiu aos ataques do inimigo.

- O Diado tentou Jesus usando o Salmo 91.11-12. Jesus se defendeu não apenas citando as Escrituras (Dt 8.3; 6.16; 6.13), mas referindo-se à interpretação correta das Escrituras.

- A verdade não se trata apenas das Palavras da Bíblia, ou mera citação de versículos. A verdade é a interpretação correta das Escrituras.

- Há entre nós um princípio extremamente importante: sola scriptura. Onde a Escritura diz de acordo com a Escritura. Têm pessoas muito capazes que se utiliza de um versículo bíblico para destacar algo que num todo a Escritura não ensina.

- A leitura do texto do evangelho de Marcos 7.14-23, é uma verdadeira interpretação das Escrituras.

- Para justificar a aparente religiosidade, os líderes religiosos ensinavam que a tradição a qual seguiam havia sido dada por Deus ainda no deserto conforme se lê em Dt 4. 1 – 2, 6 – 9.

- Jesus em sua resposta, destaca que nada adianta uma religiosidade de aparências e dá assim a verdadeira interpretação do texto de Deuteronômio.

- Pela distorção da Palavra de Deus, muitos se agarram as tradições e regras religiosas.

- Há muitas pessoas sendo tentadas como Jesus, onde a citação de um texto bíblico, já parece fazer com que tudo o que é dito seja verdade.

- Cuidado! Ponha o cinto da verdade, da verdadeira interpretação bíblica.

- O pai da mentira (Jo 8.44) desvirtua a verdade e faz muitos se descuidarem do cinto da verdade.

- Além do cinto, somos equipados com a “...couraça da justiça” (Ef 6.14).

- A couraça (colete a prova de bala) têm a função de proteger os órgãos vitais (coração, pulmão, fígado, ...).

- Se algum órgão vital for ferido durante a batalha, o referido soldado passa a correr perigo de morte.

- O que é capaz de ferir um órgão vital na batalha nossa do dia a dia?

- Pelo contexto imediato do texto bíblico é possível responder que é a mágoa, a raiva, a calúnia...

- O profeta Isaías (Is 59.17) narra que o Senhor vestiu a couraça da justiça e pôs na cabeça o capacete da salvação; a vingança lhe serviu de roupa, a sua ira foi a capa que usou.

- Na carta aos Tessalonicensses, o apostolo Paulo escreveu: “...que somos do dia, devemos estar em nosso perfeito juízo. Nós devemos usar a fé e o amor como couraça e a nossa esperança de salvação como capacete” (1Ts 5.8).

- A couraça que Cristo nos dispensa é o seu manto da justiça. Assim como Ele perdoou, somos convidados a perdoar para que a ferida da raiva e da mágoa não nos destrua.

- O Diabo não quer que as pessoas reconheçam em Cristo, a couraça da justiça.

- “e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz” (Ef 5.15).

- As sandálias eram necessárias para uma caminhada resistente de um soldado. Sem sandálias o soldado não conseguiria percorrer grandes distâncias e antes mesmo da batalha, seria derrotado.

- O profeta Isaías proclamou: “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Is 52.7).

- As sandálias dispensadas por Cristo para seu soldado é a paz com Deus.

- Essa paz com Deus é o anúncio do evangelho.

- Os rastros dessa sandália são os rastros a serem seguidos por aqueles que estão nas trevas para chegarem à luz.

- Salomão escreveu: “...sai-te pelas pisadas dos rebanhos” (Ct 1.8).

- É preciso ser ágil e perspicaz na propagação do evangelho. Pois é o evangelho que oferece e dá a vitória sobre a morte. Em Cristo, há ressurreição, vida e salvação (1Co 15.55).

- “... a fé como escudo, ...” (Ef 6.16).

- O escudo é uma arma de defesa contra as flechas e golpes de espada do inimigo. E esse escudo é a fé.

- “...a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada...” (Ef 6.17).

- O capacete é um equipamento essencial para a sobrevivência do soldado.

- O capacete da salvação visa destacar que a cabeça é onde está a cérebro, ou seja, o que comanda todo o corpo.

- A maneira como protegemos nossa mente é essencial para nosso viver em meio as batalhas diárias.

- Entre as armas de defesa, recebemos também uma arma de ataque.

- A espada dos soldados romanos era curta e leve e podia ser facilmente usada.

- A espada para o cristão é a Palavra de Deus. E essa Palavra de Deus corretamente interpretada.

- Relembremos a armadura divina:

- cinto da verdade;

- couraça da justiça;

- sapatos da paz;

- escudo da fé;

- capacete da salvação;

- espada da Palavra;

- Dessa armadura, composta por seis peças, quatro são para defesa (cinto, couraça, escudo e capacete) e duas para ataque (sapatos e espada).

- Verdade, justiça de Cristo, fé e salvação me defendem diante dos ataques do diabo. A paz com Deus e a Palavra me auxiliam a combater o diabo.

- Qual é o motivo pelo qual o cristão está em luta?

- Onde o evangelho de paz chega, o diabo perde almas.

- Por essa razão, enquanto nossa luta for contra as pessoas, o diabo seguirá cativando almas.

- A igreja está num campo de batalha e Cristo continua nos dispensando a armadura para a luta. Luta essa da qual o inimigo quer nos retirar.

- Estando a armadura a nossa disposição, usem, vistam-se, calcem, levem sempre, recebam, todavia, “Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus” (Ef 6.18).

- Deus permite a batalha na qual não estamos em desvantagem, pois, a armadura é Divina.

- A missão do diabo é atacar e atacar, por isso, somos equipados com armas de defesa. O diabo não tem do que se defender.

- A luta do diabo é contra a igreja em especial contra o evangelho, por essa razão, o pedido do apostolo: “... orem também por mim, a fim de que Deus me dê a mensagem certa para que, quando eu falar, fale com coragem e torne conhecido o segredo do evangelho. Eu sou embaixador a serviço desse evangelho, embora esteja agora na cadeia. Portanto, orem para que eu seja corajoso e anuncie o evangelho como devo anunciar” (Ef 6.9-20).

- O inimigo é astuto, invisível, numeroso e maligno (Ef 6.11-12). Ele é persistente (Ef 6.13), oportunista (Ef 6.11,14) e se disfarça em anjo luz (2Co 11.4).

- Entre os seus muitos ataques, um deles é fazer com que as pessoas acreditem que ele não existe (At 20.22).

- Na carta aos Hebreus está escrito que o Diabo é senhor da morte (Hb 2.14). E Jesus venceu a morte. Por isso, a igreja cristã proclama a ressurreição, a vitória sobre a morte. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“...coloquei a minha causa nas tuas mãos” (Jr 11.20)

  22 de setembro de 2024 Décimo oitavo Domingo após Pentecostes Salmo 54; Jeremias 11.18-20; Tiago 3.13-4.10; Marcos 9.30-37 Texto: Sl...