terça-feira, 6 de agosto de 2024

“levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem” (1Rs 19.7)

 

Décimo Segundo Domingo após Pentecostes

Salmo 34.1-8; 1Reis 19.1-8; Efésios 4.17-5.2; João 6.35-51

Texto: 1Reis 19.1-8

Tema: levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem” (1Rs 19.7)

 

Em tempos pós-pandemia muito se fala sobre saúde mental. Após a pandemia houve 25% de aumento em casos de ansiedade e depressão. Entre os brasileiros, temos 4 entre 10 enfrentando a ansiedade.

Saúde mental é entendida como um estado no qual o indivíduo está bem o suficiente para lidar com as situações cotidianas.

O homem que está em tempos de transição entre o homem antigo e o homem moderno, enfrenta sensações tais como o profeta Elias e precisa cuidar da sua saúde mental.

Elias enfrentou o Rei Acabe e profetizou uma seca (1Rs 17). Derrotou os 450 profetas de Baal e 400 profetas da deusa Aserá (1Rs 18.18). Todavia, após o êxtase, Elias obrigou-se a fugir.

Sua fuga deu-se por medo da ameaça advinda de Jezabel, uma mulher cruel e sanguinária (1Rs 18.4). Além disso, Elias fugiu, pois ser morto por Jezabel poderia significar para o povo que o baalismo havia vencido.

Elias que tanto lutou para mostrar que Deus era maior que Baal, e apesar de obter uma grande vitória, agora terminar como derrotado por uma seguidora de Baal e Aserá. Isso explica o fato de logo depois de fugir para salvar sua vida (1Rs 19.3), logos depois pedir para morrer (1Rs 19.4).

Inúmeras vezes o homem em meio a tantas mudanças sociais chega a pensar como Elias: “...Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados” (1Rs 19.4).

Essa oração de Elias mostra que o profeta estava com suas expectativas frustradas.

Possivelmente Elias, chegou a pensar que com sua vitória sobre os 850 profetas, seria ovacionado e a idolatria em Israel seria abandonada. Todavia, pelo contrário, foi ameaçado de morte e sentia-se solitário.

Elias estava jogando a toalha. Estava desistindo da sua missão e aceitando a derrota.

Elias deitado “a sombra de uma árvore” (1Rs 19.4) representa as muitas pessoas que atualmente estão isoladas; pessoas que não querem contato com outros; não querem sair, preferem ficar em casa. Pessoas que desejam apenas dormir. Sem vontade de viver.

Desperta a minha atenção, a maneira de Deus intervir nessa situação. Deus providenciou-lhe uma boa refeição (1Rs 19.6); boa noite de sono (1Rs 19.6); outra refeição (1Rs 19.7-8); e por fim o convidou para ir até o local da revelação de Deus (Monte Horebe, onde Deus se faz ver).

levante-se e coma” (1Rs 19.7) era a mensagem do anjo do Senhor na qual dizia para Elias que havia serviço para ser feito.

Henry Martyn, pioneiro missionário na Índia no século 19 disse: “Enquanto Deus tem uma obra para eu fazer, não posso morrer”. Tal como escreveu o salmista Davi: “O Anjo do Senhor fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo” (Sl 34.7).

Apesar das dificuldades, lutas, desânimos e desespero, “levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem” (1Rs 19.7). Há muito serviço para ser feito. Nunca se esqueça: Deus completa o que iniciou (Fp 1.6).

É sempre a mesma coisa e isso não muda. O servo de Deus sempre encontrará dificuldades. Jó também ansiou pela morte (Jó 3). Isso também se deu com o profeta Jeremias (Jr 20). Por esses homens, Elias, Jó e Jeremias, aprendemos uma só lição: o servo enfrenta dificuldades pela mesma causa: a Palavra de Deus.

Esse é o momento mais difícil do ministério de Elias. O capítulo 19 é uma página no ministério de Elias e como é maravilhoso termos essa página. Sem essa página, poderíamos concluir que era necessário ser como Elias, ou seja, viver só de êxtase. Esse capítulo 19 de 1Reis nos mostra que ninguém, por mais que seja realizado por Deus através dele, é autossuficiente.

Magnifico nessa perícope (1Rs 19.1-8) é a forma como Deus lida com Elias: “levante-se e coma” (1Rs 19.7).

Em meio ao desânimo, medo, fuga, sentimento de inutilidade, pelo Anjo do Senhor, Deus diz para Elias voltar a sua vida pública, pois terá que ungir um novo profeta e dois novos reis (1Rs 19.16).

levante-se e coma” (1Rs 19.7) é a recomendação para que Elias continue a viver sua vida normalmente.

Nesse tempo pós pandêmico, muito se diz sobre a saúde mental.

O grande perigo para mente cristã é: depressão e desânimo.

Depressão e desânimo paralisam. Paralisadas as pessoas não agem, não seguem a vida.

Deus, nesse trecho de 1Reis 19.1-8 nos ensina que nunca perde de vista os seus servos. Mesmo quando estes estão desanimados, com medo, sentindo-se fracassados e sentindo-se inúteis.

Elias é um exemplo de que a fé nunca é sempre é forte a ponto de nunca cair. E poder cair, precisa ser alimentada por Deus. E Deus alimenta nossa fé na Palavra, na Ceia.

Observe que os alimentos providenciados por Deus restauraram Elias e o capacitaram a caminhar 40 dias e 40 noites. E nós, tendo os alimentos de Deus (Palavra e Santa Ceia): “levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem” (1Rs 19.7). Amém

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“...coloquei a minha causa nas tuas mãos” (Jr 11.20)

  22 de setembro de 2024 Décimo oitavo Domingo após Pentecostes Salmo 54; Jeremias 11.18-20; Tiago 3.13-4.10; Marcos 9.30-37 Texto: Sl...