segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Em meio aos dias maus, aproveite bem o tempo! (Ef 5.16)

 18 de agosto de 2024

Décimo terceiro domingo após Pentecostes

Salmo 34.12-22; Provérbios 9.1-10 ou Josué 24.1-2a,14-18; Efésios 5.6-21; João 6.51-69

Texto: Efésios 5.16

Tema: Em meio aos dias maus, aproveite bem o tempo! (Ef 5.16)

 

Os dias em que vivemos sãos maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm” (Ef 5.16).

O apostolo Paulo estava muito preocupado com as influências negativas que estavam se infiltrando na igreja na região da Ásia Menor. Por essa carta circular (Efésios), o apostolo deseja alertar os cristãos para que acordem, andem na luz e aproveitem o tempo.

A manifestação da preocupação do apostolo é nítida no verso “Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz” (Ef. 5.11), onde a frase no texto grego dá o sentido de que algum ato estava progredindo e precisava parar.

E é exatamente por esse ato em progressão que precisava parar que o apostolo exorta: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te...”.

Éfeso era uma cidade muito importante. Capital da província romana que chegou a ter 300 mil habitantes. Nessa cidade, a igreja foi estabelecida, se tornou forte, coesa e serviu de exemplo para outras congregações. Apesar disso, essa igreja, bem como outras comunidades daquela região estava correndo perigo advindo do ocultismo, da idolatria, da bruxaria e da feitiçaria. Práticas que estavam colocando os filhos da luz em perigo.

No trânsito, diante de uma curva perigosa, uma bifurcação, ou um acidente, a sinalização adequada é o meio pelo qual se salva vidas.

O apostolo Paulo está diante de uma situação altamente perigosa e sinaliza esse perigo exortando: acorde, ande na luz, aproveite bem o tempo. Em outras palavras, está sendo dito, tenha cuidado com sua vida espiritual. Situações negativas, tais como ocultismo, idolatria, bruxaria, feitiçaria, levam as pessoas para uma sonolência espiritual.

Acorde, viva na luz e aproveite o tempo é um convite ao arrependimento.

O maior cuidado que um cristão precisa ter é saber que nunca está seguro em meio a esses dias maus. Todos nós estamos sujeitos as más influências, pois os dias são maus.

Acorde, viva na luz, aproveite o tempo são exortações que visam levar os cristãos a permanecerem cristãos num mundo enganado e influenciado pelas trevas.

Apesar de não percebermos, uma gestão de tempo é salutar.

Você possui uma agenda de planejamento diário? Tem um horário definido para suas atividades?

Tempo é algo sagrado que recebemos de Deus dia após dia. Desperdiçar tempo é roubar de Deus.

De todo o tempo com o qual Deus nos presenteia, Ele solicita que uma parte desse tempo seja dedicado para Ele. Como? Escutando a pregação da sua Palavra.

Os dias em que vivemos são maus – e o mau dos nossos dias é a distração.

Muito se fala sobre o desperdício de comida. Todavia, o maior desperdício diário é o tempo.

Todos os dias nós recebemos 24 horas. Usamos 8 horas para trabalhar! 8 horas para dormir! Ainda nos resta 8 horas. Dentro dessas 8 horas, as pessoas se alimentam, fazem sua higiene pessoal. Assim sendo, mesmo que usemos 2 horas para as refeições e outras duas horas para higiene pessoal, estamos desperdiçando outras 4 horas todos os dias. Num total 28 horas semanais. 120 ou 124 horas mês. 1460 e a cada 4 anos 1464 horas por ano.

Um site de tecnologia indicou uma média mundial de 6 horas e 37 minutos de conexão por dia. No Brasil, a média do uso de internet por dia para cada pessoa é de 9 horas e 30 minutos.

De acordo com esses dados, conclui-se: ou as pessoas estão trabalhando menos para se conectar mais ou dormindo menos. Têm pessoas conectadas nas redes, mas desligadas da vida real.

Os dias são maus em especial nessa era das distrações.

As distrações roubam uma boa parte do tempo. Há distrações, tais como na Ásia Menor, ocultismo, idolatria, bruxaria, feitiçaria que estavam levando as pessoas para uma sonolência espiritual.

Nesses dias maus, tal como escreveu aos coríntios, o diabo está conservando a mente das pessoas na escuridão e não deixando com que a notícia sobre Cristo brilhe sobre elas (2Co 4.4).

Qual é a distração que está te fazendo se afastar da fé em Jesus Cristo?

O sábio Salomão nos deixou um importante e valioso recado: “sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23).

Tempos atrás, uma vovó muita preocupada com sua neta me procurou. Sua neta com 12 anos, ainda não havia sido batizada. Perguntei se a menina estava fazendo a catequese em outra igreja e a vovó respondeu que sim. Disse para àquela avó que se ela estava sendo instruída, assim que realizasse a primeira comunhão seria batizada e deveria aguardar.

A vovó muito doente está com medo de morrer sem ver sua neta ser batizada. Atitude digna de louvor. Todavia nos convém questionar e refletir: e os anos que se passaram?

Querido irmão e irmã em Jesus, o apostolo Paulo exorta para que se acorde, viva na luz e anuncia com ênfase “aproveitemos bem o tempo, pois os dias são maus” (Ef 5.16). Resumidamente, Paulo está dizendo em alto e bom som: fique atento ao relógio divino.

Não seja insensato!

Em sua insensatez muitas pessoas dizem aproveitar a vida, mas, aproveitam apenas os momentos que os dias maus oferecem.

Corriqueiramente as pessoas dizem: “vou aproveitar o tempo, pois não sei o tempo que me resta”.

O que é aproveitar o tempo de acordo com a exortação do apostolo Paulo?

O apostolo Paulo, na carta aos Efésios (Ef 5.16) e aos Colossenses (Cl e4.5) escreveu sobre a importância de remir o tempo (aproveitar o tempo).

Remir o tempo, aproveitar o tempo significa comprar o tempo de volta. Significa recuperar a posse do tempo.

Com a queda em pecado, o ser humano, perdeu a posse do tempo da eternidade com Deus. Passou a usufruir de dias maus.

A posse do tempo nos é oferecida por Jesus Cristo. O Filho de Deus que foi enviado em dias maus, comprou o tempo, dando ao ser humano a possibilita de usufruir desse tempo eterno com Deus mesmo em meio aos dias maus. Jesus disse: quem crê em mim, mesmo que morra, viverá (Jo 11.25).

Nesse sentido, ao exortar para que se aproveite o tempo, o apostolo Paulo enfatiza para que cada um seja cuidadoso com sua vida espiritual em meio a esses dias maus. Há vida aqui e agora, mas há também vida além do hoje.

Aproveitar o tempo significa saber o valor do tempo de Deus, tempo em que Ele quer salvar, e usá-lo da melhor maneira possível. Não se deixando levar pelas distrações que apenas afastam da pregação sobre Cristo que dá a fé.

Aproveite o tempo que é dádiva de Deus. Diante da Palavra de Deus, em comunhão com os irmãos na fé, não há tempo perdido. Nosso tempo nesse mundo resulta num tempo eterno. Quer seja no tempo eterno sem Deus (condenação) ou no tempo com Deus (céu).

Aproveite o tempo, pois só Deus sabe o tempo que me resta (Sl 139.16). Nesse tempo de dias maus temos a oportunidade para aproveitar, acordar e andar na luz, ou seja, arrepender-se.

Que nesses dias maus, as distrações não roubem o que temos de mais precioso nesse mundo: o tempo da salvação. Amém

 

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“...coloquei a minha causa nas tuas mãos” (Jr 11.20)

  22 de setembro de 2024 Décimo oitavo Domingo após Pentecostes Salmo 54; Jeremias 11.18-20; Tiago 3.13-4.10; Marcos 9.30-37 Texto: Sl...