segunda-feira, 3 de junho de 2024

Lama na vidraça! (Mc 3.20-35)

 09 de junho de 2024

Terceiro domingo após Pentecostes

Salmo 130; Gênesis 3.8-15; 2Coríntios 4.13-5.1; Marcos 3.20-35

Texto: Marcos 3.20-35

Tema: Lama na vidraça!

 

A pergunta mais corriqueira entre os cristãos é: qual é o pecado contra o Espírito Santo?

Apesar de corriqueira, o ponto crucial dessa pergunta, o real desejo da pessoa é saber: será que eu pequei contra o Espírito Santo? Se caso já, o que será de mim, afinal, esse pecado não tem perdão!

Não é fácil distinguir a voz de Deus das vozes diabólicas.

Confundir as vozes demoníacas ou diabólicas com a voz de Deus pode acontecer não só com inocentes ou ingênuos. O texto de Marcos 3.20-35 destaca que após o exorcismo de um homem “possuído por um espírito impuro”, os escribas semearam a semente da dúvida dizendo que Jesus era o diabo, fazia o bem para enganar as pessoas. Jesus, o Salvador tornou-se o diabo bonzinho com intuito de destruir. Além disso, os parentes de Jesus difundiram a ideia de que Jesus estava fora de si, um verdadeiro fanático, um doido varrido.

Ninguém está imune a ver como divino aquilo que é diabólico e como demoníaco aquilo que é divino. Os escribas criaram e iniciaram essa tática e sofremos por esses ataques até a atualidade.

O reino de Satanás estava sendo atacado. Jesus era o valente que entrou na casa do diabo e estava libertando aqueles que ele havia aprisionado. E, diante da popularidade de Jesus, era preciso contra-atacar. E o contra-ataque ocorreu por dois grupos que de acordo com os dias da época tinham tudo para estar certos.

Familiares estavam falando que Jesus estava louco. Como não acreditar na família?

Os escribas, intelectuais da lei de Deus, diziam que a obra realizada por Jesus era obra do diabo. Como não acreditar nesses estudiosos?

Era preciso parar a missão de Jesus. E para parar essa missão, disseminou-se a tese de que Jesus era o maioral dos demônios. E sendo o próprio diabo, podiam perseguir Jesus. era preciso extirpar o mal da sociedade.

Ao dizer a frase: É pelo maioral dos demônios que expele os demônios (Mc 3.22), os acusadores estavam dizendo: estamos diante do diabo que faz o bem com intuito de destruir a todos.

O Filósofo Nietzsche declarou que a mensagem de Jesus é a infâmia em pessoa e o mal fundamental do Ocidente.

Diante desse contra-ataque feroz do diabo, Jesus rapidamente conta duas pequenas parábolas (Mc 3.24-26) onde a ênfase está no fato de que o reino de Satanás é um sistema fechado onde vale tudo para atacar a obra de Deus, afinal, há um valente e esse valente Jesus não pode entrar na casa para roubar o que é do diabo.

Para os judeus era um pecado imperdoável blasfemar contra a lei. Todavia, enganando as pessoas que estavam sentadas aos pés de Jesus para ouvi-lo, os supostos observadores e defensores da lei estavam cometendo o pecado contra o Espírito Santo. Jesus disse: Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens... Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão... (Mc 3.28-29).

Aprendemos aqui com Jesus que Deus quer perdoar. E para perdoar agiu pelo poder do Espírito Santo para enviar seu Filho. A ação e atuação do Espírito Santo é o reinado de Deus em ação. Na oração do Pai Nosso oramos: santificado seu teu nome, venha o teu reino. Ou, nos dê a sua Palavra de forma clara e o Espírito Santo para crer na sua Palavra e vivê-la. Junto a isso, oramos: seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu... ou seja, desfaça tudo o que quer me afastar da ação do Espírito Santo pela Palavra.

É o Espírito Santo que carrega Deus Pai e o Filho para nossa existência. O Espírito Santo faz algo similar ao que foi realizado na criação do mundo, pela fé cria algo novo (2Co 5.17).

O pecado contra o Espírito Santo estava acontecendo escancaradamente diante de todos. Os defensores da lei, estavam invertendo a situação. Tornando o que era de Deus em algo diabólico.

Para Jesus o que estava acontecendo ali era muito grave a ponto de ser imperdoável.

Há nas Escrituras Sagradas seis passagens (Mt 12.30-32; Mc 3.28-30; Lc 12.10; Hb 6.4-8; 1Jo 5.16) que abordam o pecado contra o Espírito Santo.

O evangelista Mateus (Mt 12.30-32) registra que a blasfêmia contra o Pai e o Filho será perdoado e contra o Espírito Santo não. Não se pode afirmar a partir desse texto que o Espírito Santo é maior que o Pai e o Filho. O texto quer indicar que é o Espírito Santo que me conduz ao Pai e ao Filho, assim, distorcer essa ação é não ser conduzido ao Pai e ao Filho.

O pecado em questão é contra o ofício do Espírito Santo. A obra do Espírito Santo é chamar as pessoas para Cristo e conservá-las em Cristo. E essa ação se dá por meio da Palavra de Deus.

Pense por um momento que você está sentado numa sala com paredes de vidro. Sentado no sofá presencia que lá do lado de fora um menino malvado atira lama no vidro. O que você irá fazer? Se permitir que o menino malvado entre na sala e jogue lama dentro, a culpa é sua. Enquanto ele joga a lama lá fora a culpa não é sua.

O diabo vive jogando lama na vidraça. Por isso, é natural que muitas pessoas duvidem e tenham pensamentos estranhos sobre Deus. Todavia, ele menino malvado, o diabo quer entrar na sala e pronunciar por sua boca todo tipo de sujeira a respeito de Deus.

A serviço do Conselho Superior, mas falando pelo diabo, os escribas declararam que a ação de Jesus era uma ação demoníaca. A obra de Deus se tornou uma obra do diabo. Quantas pessoas que nos cercam estão sendo contaminadas por essa tese destrutiva eternamente!

Por boca de homens censurados por Jesus, o Salvador Jesus se tornou um diabo bonzinho enganador.

O pecado contra o Espírito Santo é saber que a obra é de Deus, mas afirmar que é do diabo. Isso é blasfêmia contra o Espírito Santo!

Muitas pessoas ouvem a Palavra, são confrontadas com a Palavra. Algumas iniciam sua caminhada cristã, mas são atacadas e por esses ataques do inimigo acabam abandonando o caminho. Muitas dessas pessoas passam a viver com ódio do caminho pelo qual Deus quer conduzi-las a salvação e passam a rejeitar a Palavra e o sacramento.

Deus me leva a fé pelo Espírito Santo. Rejeitar o jeito do Espírito Santo agir é impossibilitar sua ação.

Deus não leva ninguém a força para o céu. Ele estabeleceu uma ordem para nos estender a salvação e nos conservar nesse caminho. Ignorar esse caminho é prejudicial não nessa vida, mas para uma vida eterna.

As pessoas que estavam ali ouvindo Jesus, viam com seus olhos o Valente Jesus invadir a casa de Satanás e libertar os cativos. Mas, a infâmia contra a obra divina, semeou a semente da distorção e fez muitos se questionarem se de fato Jesus era o Salvador ou o suposto diabo bonzinho do qual era preciso se cuidar e precaver.

Querido irmão e irmã em Jesus, de acordo com o evangelista Lucas (Lc 12.10), o intuito do inimigo é fazer com que o pecado contra o Espírito Santo seja verbalizado. Sua verbalização leva outros a inquirirem no mesmo pecado.

Os pensamentos podem ser definidos como sendo a lama jogada na vidraça pelo menino. Verbalizar é o mesmo que já ter deixado o menino entrar e agora se está jogando lama em outra vidraça.

O autor a carta aos Hebreus (Hb 6.4-8) destaca o grande problema do pecado contra o Espírito Santo. A pessoa que incorre nesse pecado não pode ser reconduzida ao arrependimento, por isso, não terá perdão. Essa pessoa já está convencida de que o agir de Deus é um agir diabólico. Essa pessoa é como uma terra que por falta de nutrientes deixou de ser frutífera e não importa a quantidade de chuva, não haverá produção. Nesse sentido, temos a recomendação do apostolo João na sua carta (1Jo 5.16) para que não se ore por àqueles que estão cometendo pecado para a morte. Não abençoe quem está colocando heresia em lugar da verdade.

Àquele que fala contra a obra de Deus, ou àquele que faz da obra de Deus uma obra diabólica, age pelo próprio Satanás.

A pergunta mais corriqueira entre os cristãos é: qual é o pecado contra o Espírito Santo?

Apesar de corriqueira, o ponto crucial dessa pergunta, o real desejo da pessoa é saber: será que eu pequei contra o Espírito Santo?

Depois de tudo o que foi exposto, como saber se eu não pequei contra o Espírito Santo? A resposta é muito simples: quem anseia por perdão, não cometeu esse pecado. Preocupar-se em não desagradar a Deus é sinal de que o Espírito Santo ainda age na pessoa.

É tão gracioso ler nas páginas das Escrituras que o apostolo Paulo se reconheceu blasfemo e estava tentando forçar outras a serem blasfemos também. Ele declarou que estava lutando contra Deus por ignorância. Os que crucificaram Cristo também o fizeram por ignorância (At 3.17; 1Co 2.8). E essa é a ação do Espírito Santo, conduz ao conhecimento do pecado para que haja perdão (Gn 3.9). O perdão é concedido aos que sentem seu pecado e anseiam por perdão. E todo aquele que anseia por perdão não tem pecado contra o Espírito Santo.

Querido irmão e irmã em Jesus. Se porventura, ao ser pronunciada a Palavra de Deus e ela acusar sua consciência, não ignore essa mensagem. Ignorar tal mensagem não é pecado contra o Espírito Santo, mas é um passo em direção a ele. Pois negar minha situação pecaminosa é passar a ignorar a necessidade do perdão dado pela obra de Jesus.

Se a pessoa estiver convencida de que não tem pecado, já não precisa do evangelho da reconciliação. Por essa razão e circunstância o apostolo Paulo escreveu aos Coríntios que para muitos os pregadores da reconciliação são tidos como lixo e escória do mundo (1Co 4.13). Por esse motivo a mensagem da Cruz se tornou loucura.

Lembremos do apostolo Pedro que deu três passos em direção ao pecado contra o Espírito Santo. E não o fez por ódio a Jesus, mas por medo (Mt 25.70). Teve medo de ser preso por ser discípulo de Jesus. O inimigo que está sempre ao redor (1Pe 5.8) aproveitou-se desse medo e usou a oportunidade para derrubar esse homem de Deus de uma vez por todas. O fato é que o Espírito Santo reentrou em seu coração e o mesmo se arrependeu.

Ainda hoje estamos vivenciando essa mesma história. Aos pés de Jesus ouvindo sua Palavra, mas o menino malvado joga lama na vidraça dizendo que essa mensagem é loucura ou que provém do diabo. Que diante da difamação constante da verdade que é Jesus, nosso coração e mente permaneça pelo poder do Espírito Santo, firmados na fé.

Não se esqueça, dentro de nós, pelo poder do Espírito Santo o Valente Jesus já está e pela obra do Espírito Santo ouvimos aos pés de Jesus suas Palavras apesar do mundo jogar lama na vidraça. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“...coloquei a minha causa nas tuas mãos” (Jr 11.20)

  22 de setembro de 2024 Décimo oitavo Domingo após Pentecostes Salmo 54; Jeremias 11.18-20; Tiago 3.13-4.10; Marcos 9.30-37 Texto: Sl...