segunda-feira, 27 de maio de 2024

Servindo ao Sábado ou do Sábado?

 02 de junho

Segundo Domingo após Pentecostes

Salmo 81.1-10; Deuteronômio 5.12-15; 2Coríntios 4.5-12; Marcos 2.23-28

Texto: Marcos 2.27

Tema: Servindo ao Sábado ou do Sábado?

 

O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado” (Mc 2.27).

 

Há muitas pessoas ignorando outras pessoas pelo fato dessas supostamente não guardarem o sábado. Você já foi desprezado por alguém em não guardar o sábado?

Jesus, nosso Salvador, certa feita estava caminhando de um lugar para outro em meio a uma plantação de trigo. Alguns discípulos ao verem os cachos de trigo, colherem. Observadores e reguladores da tradição religiosa não gostaram do que aconteceu e por servirem ao sábado, presos numa regra, queriam aprisionar os discípulos nessa prisão. E Jesus disse: O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado” (Mc 2.27).

Shabbatth – “descanso” (Ex 20.8). Shabbathon – “tempo sagrado para repouso” (Ex 33.15). Esses dois termos são encontrados juntos em Levítico 23.32 podendo ser parafraseado como descanso sagrado do repouso.

O que é incrível, em especial de acordo com as duas leituras da série trienal para esse culto (Salmo 81.10; Deuteronômio 5.15), o fato de Deus recordar a libertação da escravidão do Egito.

Essa libertação da escravidão é o contexto histórico da entrega da lei de Deus. Antes de solicitar obediência, Deus entrega bênçãos. E a grande bênção era a libertação da escravidão. Como povo livre, não se pode viver escravo e nem sequer aprisionado. O Deus libertador é o Deus que salva (Ex 20.2).

As pessoas possuem muitos deuses, e há quem tenha o sábado como seu deus. O deus de alguém é aquilo que domina sua vida, que exerce fascínio sobre si.

Deus em Jesus Cristo me libertou (Gl 5.1) e quer me ver livre fazendo com que eu viva essa liberdade. Dessa forma, recebi das suas mãos o Shabbatth, ou seja, o descanso em Deus. Sábado não é apenas um dia da semana, mas um “repouso” seguro.

Após ter concluído sua criação, criando o ser humano no sexto dia, o ser humano usufrui no seu primeiro dia de existência o descanso em Deus, afinal, tudo estava pronto. Temos muito a aprender com isso. Tudo concluído e usufruiu-se do que Deus concede. Em termos de salvação, a obra está completa. Jesus a declarou na cruz e em Jesus descansamos. O apostolo Paulo escreveu: “...que ninguém faça para vocês leis sobre o que devem comer ou beber, ou sobre os dias santos, e a Festa da Lua Nova, e o sábado. Tudo isso é apenas uma sombra daquilo que virá; a realidade é Cristo” (Cl 2.16-17).

Refletir e dialogar sobre o sábado não é discutir sobre um dia específico, é, refletir e questionar: estou descansando em Deus? Pode ser que alguém guarde o sábado. Mas, essa pessoa está descansando em Deus? Está certo e convicto do cuidado de Deus? Sábado é dia de ouvir e crer nas palavras do salmista Asafe: “...Abram a boca, e eu os alimentarei” (Sl 81.10).

Shabbatth é um momento de pausa no ritmo frenético da vida cotidiana que tanta massacra. Shabbatth é muito mais que um dia dentro do calendário. É uma oportunidade que Deus concede para se afastar das preocupações e refugiar-se no seu amor, cuidado e libertação. Por isso, dentro do Shabbatth está o momento de culto, oração, louvor, pregação.

Shabbatth é relacionamento. Um relacionamento onde estou no colo de Deus e por Ele cuidado e amparado. Não é dia e momento para se estressar e preocupar-se com as atividades cotidianas. Descansar em Deus é certeza de que esse Deus é libertador e salvador e não um tirano e opressor.

Ao dar esse mandamento, como livres que agora estavam, Deus reconhecia a necessidade do descanso físico e mental para seu povo. Acredito que muitos estejam cometendo esse equívoco, apenas descansando fisicamente. O Shabbath é descansar em Deus, assim, shabbatth é todo dia.

Por ser um descanso em Deus, o Shabbath é algo alegre. Saber que Deus me libertou e que eu tenho um relacionamento com Ele, é extremamente confortável.

Descansar em Deus é viver em alegria e felicidade, pois, seja qual for a situação e o momento, o meu libertador é o meu salvador.

Shabbath é um momento de avaliação. Estou descansando em Deus ou me cansando com os outros deuses do dia a dia?

Será que não estou como aquele homem que aumentou seus celeiros e os vendo cheios de grãos sentiu-se seguro? (Lc 12)

Jesus disse: O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado” (Mc 2.27).

Shabbath é um lembrete da importância de equilibrar as demandas do mundo moderno e a necessidade do descanso físico e espiritual. E não há preço em descansar em Deus, aquele que me libertou e salva.

Deus supre amplamente todas as minhas necessidades. Deus não é deficiente em seus recursos e poder, por isso, deixe de servir ao sábado como se isso fosse lhe acrescentar muitos bens. Descansa em Deus, e Ele, Ele te sustentará (Sl 55.22). afinal, “...Abram a boca, e eu os alimentarei” (Sl 81.10). Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“...coloquei a minha causa nas tuas mãos” (Jr 11.20)

  22 de setembro de 2024 Décimo oitavo Domingo após Pentecostes Salmo 54; Jeremias 11.18-20; Tiago 3.13-4.10; Marcos 9.30-37 Texto: Sl...