segunda-feira, 13 de maio de 2024

Auxiliados pelo Espírito Santo!

 

19 de maio de 2024

Domingo de Pentecostes

Salmo 139.1-12; Ezequiel 37.1-14; Atos 2.1-21; João 15.26-27; 16.4b-15

Texto: João 15.25-27

Tema: Auxiliados pelo Espírito Santo!

 

O lema do mundo: me odeiam sem motivo!

O mundo não só despreza e rejeita a Palavra de Deus, como odeia o cristão e suas obras.

Existe ódio e rejeição onde a Palavra de Deus é pregada.

Onde não há evangelho há tranquilidade.

É interessante notar que o próprio Pilatos (governador pagão) reconheceu que os judeus entregaram Jesus Cristo por ódio e inveja. Ele próprio declarou Jesus inocente.

Jesus ao dizer: “Eles me odiaram sem motivo” (Jo 15.25), enfatiza aos seus discípulos, de quem está se despedindo, que encontrarão no mundo muito ódio.

Odiar um pregador, um cristão, uma igreja, não deveria ser assustador. É algo natural nesse mundo. E diante dessa realidade, temos o consolo de que Deus está conosco. E o ódio não é contra a nossa pessoa, mas o Cristo que representamos.

O ódio do mundo revela que estamos no caminho certo e de que estamos identificando aquele que nos enviou. Louvado seja Deus no ódio e na perseguição do mundo.

O cristão sofre com o ódio e a perseguição do mundo. Em muitas situações o ódio e a inveja do mundo é tanta que, agem como demônios contra a Palavra de Deus.

O diabo deseja qualquer coisa, menos que a Palavra de Deus seja pregada. Afastar alguém da pregação, fazer alguém abandonar a comunhão cristã, são objetivos e para isso se utiliza dos seus servos.

Para a salvação do ser humano e do mundo, só uma coisa é necessária: a Palavra. Atacar a Palavra é o grande objetivo do diabo.

Assim, sem motivo, haverá ódio contra a igreja, os cristãos e os pregadores e a liderança.

Queridos! Ódio, perseguição e inveja do mundo é certo. Todavia, não caia no desespero. Isso não causará danos a vocês. Ouça a promessa: “Quando chegar o Auxiliador, o Espírito da verdade, que vem do Pai, ele falará a respeito de mim. E sou eu quem enviará esse Auxiliador a vocês da parte do Pai. E vocês também falarão a meu respeito porque estão comigo desde o começo” (Jo 15.26-27).

Diante do ódio e da perseguição, temos o presente de Deus, o Espírito Santo.

O Espírito Santo os continua a permanecer em Cristo mesmo quando o ódio e a perseguição do mundo o quiserem fazer desistir. Só pelo Espírito Santo é possível persistir. E o Espírito Santo age pela Palavra Pregada aos ouvidos e empurradas goela abaixo pela santa ceia.

O Diabo possui duas armas: o pecado e o castigo do pecado. Ele nos leva ao pecado e ao desespero do pecado. Na hora do desespero pelo pecado, o pecador exclama: porque Deus não evitou isso; Ele deveria ter evitado. E assim, Deus passa a ser um Senhor ruim. O diabo usa a alei de Deus para acusar o pecado e levar o pecador ao desespero. Sem o evangelho do perdão e da graça de Deus, facilmente o pecador será uma vítima do diabo. Por essa razão, o apostolo Paulo escreveu: “...o deus deste mundo (diabo) conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual mostra como Deus realmente é” (2Co 4.4).

O diabo nos acusa de falta de justiça e o Espírito Santo nos convence de que a justiça é de Cristo e ele nos concede pela Palavra essa justiça.

Só nos Espírito Santo eu permaneço na verdade diante das fake News desesperadoras do diabo.

Há um ditado que diz: “Onde Deus constrói uma igreja, ali o diabo constrói, ao lado, sua capela ou taberna”. Ou seja, onde há Palavra há confusão, ou se inicia alguma seita ou heresia, hoje tão facilmente distribuídas pelas redes sociais (advinhos, coaching, falsos mestres).

Quero usar como exemplo as palavras do apostolo Paulo na carta aos Coríntios (1Co 12.3).

Era comum na época da atuação de Paulo e outros evangelistas, “judeus desocupados” ou “exorcistas” viajarem para vários lugares e praticarem vários tipos de magia, incluindo a expulsão de demônios. Esses judeus, ao ouviram falar dos milagres que o apostolo Paulo realizou em nome de Jesus, o copiaram e realizaram sua mágica em nome de Jesus (Atos 19.13-16). Se o truque falhasse, esses judeus diriam que o nome de Jesus não era tão poderoso quanto os outros nomes que usavam. Dessa forma Paulo escreveu: Por isso precisam compreender que ninguém que diz “Que Jesus seja maldito!” pode estar falando pelo poder do Espírito de Deus. E que ninguém pode dizer “Jesus é Senhor”, a não ser que seja guiado pelo Espírito Santo” (1Co 12.3).

Aos Coríntios, o apostolo Paulo exortava dizendo que esses judeus desocupados apenas fingiam ter dons espirituais e não podiam estar agindo através do Espírito Santo. Afinal, se eles estivessem verdadeiramente cheios do Espírito Santo, não falariam mal de Jesus quando sua mágica falhasse.

Quando algo ocorre – em especial a tragédia do RS, é fácil alguém dizer: eu já havia previsto isso. Nem os de Deus previram o que eu previ. (Santa ignorância. Que o diabo os leve para o inferno. E você que está se deixando levar por isso, cuidado para não ir junto).

O Auxiliador é para te livrar dos espíritos enganadores que apenas querem te afastar de Cristo. O Auxiliador faz isso pela Palavra. Observe: aquele que está te enganando está apenas te afastando da pregação.

Só ao Auxiliador me torna certo e seguro da verdade que é Cristo, custe o que custar.

Tudo aquilo que me desencaminha da fé não provém de Deus. O que está te desencaminhando da fé?

Temos a promessa de Jesus: “Quando chegar o Auxiliador, o Espírito da verdade, que vem do Pai, ele falará a respeito de mim. E sou eu quem enviará esse Auxiliador a vocês da parte do Pai. E vocês também falarão a meu respeito porque estão comigo desde o começo” (Jo 15.26-27). Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“...coloquei a minha causa nas tuas mãos” (Jr 11.20)

  22 de setembro de 2024 Décimo oitavo Domingo após Pentecostes Salmo 54; Jeremias 11.18-20; Tiago 3.13-4.10; Marcos 9.30-37 Texto: Sl...