segunda-feira, 6 de maio de 2024

Mesmo sendo muitos, sejam um! (Jo 17.11)

 12 de maio de 2024

Sétimo domingo de Páscoa

Salmo 1; Atos 1.12-26; 1João 5.9-15; João 17.11b-19

Texto: João 17.11

Tema: Mesmo sendo muitos, sejam um!

 

Agora estou indo para perto de ti. Eles continuam no mundo, mas eu não estou mais no mundo. Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um” (Jo 17.11)

 

Não sei você, mas nunca fui um bom aluno em matemática. Para mim, a aula de matemática era um tormento.

Fico impressionado com a matemática de Deus, pois vai contra a lógica humana. Enquanto na matemática desse mundo, um mais um é dois. Na matemática divina, um mais um é um.

Jesus disse: “os dois se tornam uma só pessoa: assim, já não são duas pessoas, mas uma só” (Mc 10.8). Observe que na matemática de Deus, mesmo o homem sendo homem, a mulher sendo mulher, numa união matrimonial são apenas um.

Na matemática de Deus é interessante que “Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo” (Ef 4.5). Mesmo que as pessoas se dividam em grupos, temos apenas um só Senhor, uma só fé e um só batismo. Não há Senhor Maior, melhor, uma fé mais incrementada ou um batismo mais poderoso. Na matemática de Deus “Há um só corpo, e um só Espírito, e uma só esperança, para a qual Deus chamou vocês” (Ef 4.4).

Pela matemática de Deus, Jesus orou: “...guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um” (Jo 17.11).

Jesus está se despedindo dos seus discípulos. Dentro de poucas horas será preso e crucificado. Todavia, já destaca o cumprimento da obra. A missão será cumprida com sucesso. E, essa missão continua sendo realizada.

Jesus sabe que em meio a homens maus e inimigos malignos, seus discípulos permaneceriam. Esses homens estariam sujeitos a todos os tipos de provações e perseguições. Precisariam da proteção divina.

O perigo era a apostasia, o afastamento das coisas de Deus. “Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, ...” mantenha o conhecimento de si mesmo. Que eles não caiam no ateísmo.

O apostolo Paulo na carta para Timóteo escreveu: “Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade. Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos – o ser humano Cristo Jesus, que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados” (1Tm 2.4-6). O apostolo João escreveu: “Nós aceitamos o testemunho dos seres humanos, mas o testemunho de Deus tem mais valor. E esse é o testemunho que Deus deu a respeito do seu Filho. Aquele que crê no Filho de Deus tem esse testemunho no seu próprio coração. Mas quem não crê em Deus faz de Deus um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito do seu Filho. E este é o testemunho: Deus deu a vida eterna, e essa vida é nossa por meio do seu Filho. Quem tem o seu Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1Jo 5.9-12).

Jesus súplica para que os seus se mantenham unidos! Ou seja, nesse testemunho da obra do Filho.

O evangelista Lucas é o único que narra o episódio da subida de Jesus aos céus. E essa subida de Jesus está relacionada com a vinda do Espírito Santo (At 1.6-8). Os outros evangelistas não o fizeram, pois, ressurreição e ascensão é o lado da mesma moeda. Por sua vez, quando Lucas narra o evento seu objetivo é balizar o fim do ministério público de Jesus e o início do ministério dos apóstolos. E o ministério dos apóstolos consiste no testemunho. Observe o detalhe, a testemunha apenas fala, proclama, todavia quem convence é o Espírito Santo. Minha função é ser testemunha. Não sou capaz de convencer alguém. Só o Espírito convence e mantém a pessoa na fé, nesse sentido, Jesus suplicou: “Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, ...” mantenha o conhecimento de si mesmo para que não se percam. E perdidos se afastem da verdade e de uns para com os outros.

O apostolo João na sua carta escreveu: “Se alguém vê o seu irmão cometer algum pecado que não traz a morte, deve orar a Deus, e ele dará a vida a essa pessoa” (1Jo 5.16). Esse pecado para a morte é a rejeição do testemunho. É a negação da fé. É afastar-se de Deus. Cuidado para não passar a tratar Deus como mentiroso.

Você conhece alguém que está vivendo esse pecado de morte?

Ore!

A oração de Jesus é para que o Pai não deixe os seus discípulos perderem a coragem. Fisicamente Jesus não estaria mais com eles.

Jesus ora para que os discípulos se mantenham na unidade do testemunho a respeito de Jesus. Quando uma pessoa passa a duvidar do que está dito na Bíblia, não deseja de maneira nenhuma permanecer em unidade ou união com aquelas pessoas. Ore!

O fato é muito simples. Se uma testemunha passar a dizer uma coisa e a outra testemunha passar a dizer outra, confundirá e não haverá unidade.

Unidade é caminhar juntos numa única verdade. Jesus é a verdade (Jo 14.6).

Querido irmão e irmã em Jesus. Estamos vivendo o período pós ascensão e assim somos enviados para testemunhar. Se porventura alguém estiver cometendo pecado de morte, recusando-se a crer, ore!

O salmista escreveu que os felizardos são os que “sentem prazer na lei do Senhor” (Sl 1.2), ou seja, felizes são aqueles que encontram descanso em Deus, na obra realizada por Jesus. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Pentecostes é a apresentação do CEO Executivo obra missionária

  19 de maio de 2024 Domingo de Pentecostes Salmo 139.1-12; Ezequiel 37.1-14; Atos 2.1-21; João 15.26-27; 16.4b-15 Texto: Atos 2.1-21...