segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Misericórdia

A IGREJA
COMUNICA A VIDA,
AGOSTO – 2011
PAIS!
Recarregue as baterias   07/08/11
Misericórdia     14/08/11
Deus aumenta as nossas forças  21/08/11
Carregue a sua cruz    28/08/11


14/08/11 – 9º Domingo após Pentecostes
Sl 67; Is 56. 1, - 8; Rm 11. 1 – 2ª, 13 – 15, 28 - 32; Mt 15. 21 - 28
Tema: Misericórdia

         Mateus 15.20 registra Jesus deixando a região de Genesaré, e do versículo 21 até Mt 20.34 vemos a atuação de Jesus na Peréia. Viaja para as regiões de Tiro e Sidom.
         O texto anterior ao da nossa meditação, Mt 15. 1 – 20, Jesus responde a hipocrisia dos fariseus. Os fariseus preocupavam-se demasiadamente com a tradição dos anciãos. E por mais que tradições tenham seu valor, muitas vezes escurece a lei e o evangelho de Deus. Essa era a situação naquele período. E se à tradição leva a ocorrência de ruídos na comunicação de Deus para conosco, gentilmente deve ser tirada de nosso meio. Tudo o que contribui para edificação espiritual é bom e pode ser usado, mas tudo o que atrapalha a edificação pela Palavra de Deus precisa ser retirado.
         Jesus desconsidera a visão dos fariseus quanto à impureza, esse fato comprova-se pela viagem para uma região pagã. A tradição judaica reza que terras pagãs eram impuras, não podendo uma pessoa de Deus entrar nelas.
         O episódio narrado por Mateus no capítulo 15. 21 - 28 no qual iremos mediar em um acontecimento em terras pagãs. E nessas terras, por uma pessoa considerada impura, fora do povo de Deus, acontece uma das mais belas orações registradas na Bíblia: “Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim” (Mt 15.22).
         Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim!...” (Mt 15. 22). As palavras são: “Kyrie eleison” – Senhor, Misericórdia. Uma oração familiar, tanto no antigo como no novo testamento. O salmista faz essa oração num momento de angústia: “responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração” (Sl 4.1) e ainda: “Tem compaixão de mim, Senhor, porque eu me sinto debilitado; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão abalados” (Sl 6.2).
         Misericórdia – é uma referência para necessidade da bondade e da misericórdia de Deus em situações especificas de necessidade. O termo misericórdia referindo-se a Deus demonstra sua própria fidelidade e que seu amor misericordioso e gratuito não muda. O próprio Jesus disse: “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento]” (Mt 9.13).
         No texto proposto pela serie trienal, vemos uma multidão, discípulos, Jesus e uma mulher. A multidão está eufórica pelos milagres, os discípulos ansiosos para que Jesus resolvesse de vez a situação daquela mulher para que não os importunasse mais. Jesus está diante de uma mulher necessitada da bondade e da misericórdia de Deus. A mulher está diante daquele que é a manifestação misericordiosa de Deus, Jesus.
         Tem misericórdia – é a oração de uma pessoa frágil, impotente, indefesa. É um condenado a morte suplicando por perdão. Misericórdia é um presente dado por Deus. Clamar por misericórdia é justamente reconhecer-se incapaz de conquistar esse valioso presente de Deus.
         O homem e a mulher desde a queda em pecado mereciam a condenação eterna. Deus em seu amor e misericórdia sabendo da deplorável situação humana após a queda em pecado prometeu enviar seu Filho Jesus, Gn 3.15. E Jesus a misericórdia encarnada de Deus veio para nos socorrer.
         Misericórdia – esse clamor se deve a nossa miséria. E o Senhor é o único que age em misericórdia para conosco. Em seu amor enviou o Salvador Jesus. Em seu amor e misericórdia continua enviando pregadores da Palavra para nos comunicar seu amor. A IELB, de 2011 até 2014 adotou o lema: A IGREJA COMUNICA A VIDA, e para o ano de 2011, tem como tema: Jesus o Bom Pastor, “O Bom pastor da à vida pelas ovelhas” (Jo 10.11). Pela sua misericórdia, Jesus o bom pastor, continua a nos socorrer na dor, no sofrimento, na angústia.
         Misericórdia não é apenas sentir pena ou dó, na verdade, é um amor profundo e sem igual. Misericórdia é o sobrenome de Deus. Pois em amor enviou seu Filho por nós. Jesus em amor nos socorreu na cruz. Em amor permanece ao nosso lado em qualquer situação, pois sua promessa é permanecer conosco "...até o fim dos tempos", pois como disse o profeta Jeremias em suas lamentações: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;” (Lm 3.22), e isso se deve porque não outro deus como o nosso Deus, o qual já fora anunciado pelo Profeta Miquéias: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia” (Mq 7.18).
         Que maravilhoso saber que tenho um Deus que em sua misericórdia continua me assistindo, pelos meios da graça, Palavra, Batismo e Santa Ceia. Por isso: “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre” (1Cr 16.34). Amém!

Pr Edson Ronado Tressmann
Proclamando um Deus misericordioso

Um comentário:

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Em Jesus - uma nova aliança!

  17 de março de 2024 Salmo 119.9-16; Jeremias 31.31-34; Hebreus 5.1-10; Marcos 10.35-45 Texto: Jeremias 31.31-34 Tema: Em Jesus -  um...