terça-feira, 23 de agosto de 2011

carregue a sua cruz

A IGREJA
COMUNICA A VIDA,
AGOSTO – 2011
PAIS!
Recarregue as baterias
Misericórdia
Deus aumenta as nossas forças
Carregue a sua cruz

Durante o mês de agosto demos ênfase especial aos pais. Pais, recarregue as baterias; uma oração pedindo por misericórdia; Deus aumenta nossas forças e tudo isso para que carreguemos a nossa cruz.

28/08/11 – 11º Domingo após Pentecostes
Sl 26; Jr 15. 15 - 21; Rm 12. 9 - 21; Mt 16. 21 - 28
Tema: Carregue a sua cruz
  
No mês de agosto falamos muito sobre fé. Fé em Jesus que recarrega nossas baterias. Fé para pedir por misericórdia. Certeza pela fé que Deus aumenta nossas forças e ainda hoje, nessa ultima mensagem desse mês de agosto queremos falar sobre confissão de fé, pois todos que confessam sua fé, hão de sofrer. E esse sofrimento por confessar a fé em Jesus é a cruz.
 O que é fé? Em Mateus 16, Jesus disse ao apóstolo Pedro: “Não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai que está nos céus (Mt 16.17). Fé não é obra humana, mas sim como bm definiu  Paulo aos Efésios: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus” (Ef 2.8).
Eu tenho fé. Essa é a afirmação de milhares de pessoas em nossos dias. Mas, a fé é um assunto que quando debatido, como popularmente se diz, “dá pano pra manga”. E num debate, seja qual for o grupo, quem responderia como Pedro? “O Senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16).
Conversamos com muitas pessoas e entre esses mais variados grupos, dificilmente vemos uma unidade de fé. Nem todos do mesmo grupo crêem em Jesus Cristo como único e suficiente salvador. Entre os discípulos observamos uma unidade de fé, apresentada pelas palavras do apóstolo Pedro. Aquele grupo reconhecia que Jesus Cristo era o filho de Deus. Eu não os peço para se afastarem desses grupos, mas os peço para que tenhamos a coragem de Pedro, e que diante da questão quem é Jesus, que confessemos: “O Senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo”, pois assim estaremos definindo a verdadeira fé.
Olhando para o texto da meditação, observemos o versículo 21: “Daí em diante, Jesus começou a dizer claramente aos discípulos: - Eu preciso ir para Jerusalém, e ali os líderes judeus, os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei farão com que eu sofra muito. Eu serei morto e, no terceiro dia, serei ressuscitado” (Mt 16.21).
A confissão de fé: “O Senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo”, agora seria confrontada. Por isso Jesus diz: “...Eu preciso...”. Jesus não está simplesmente revelando o futuro. Eu preciso, ou seja, é necessário. E é preciso, é necessário, pois sem isto não haveria salvação para os pecadores. Sofrer, morrer é necessário.
É preciso... ser morto, e ressuscitar no terceiro dia. Num grupo, seja de amigos, familiares ou de debate, será que a mesma fé que confessamos, também não é confrontada, pois muitos julgam que não foi e nem é necessário a morte de Jesus.
Os discípulos, mesmo após a confissão, houve estranheza nessas palavras de Jesus. Pedro prontamente reagiu, “Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá” (Mt 16.22). O que a boca havia dito, “tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”, agora, acabou se tornando pedra de tropeça. Assim como anunciou o apóstolo Paulo: “Mas nós anunciamos o Cristo crucificado – uma mensagem que para os judeus é ofensa e para os não judeus é loucura” (1 Co 1.23).
As palavras de Pedro apresentam o seu profundo amor por Jesus, mas segundo a mente humana. Em pleno século XXI, seguimos nossa razão e não damos a devida atenção à Palavra de Deus. Jesus reprova as palavras de Pedro e muitas vezes as nossas.
O nosso inimigo que anda em derredor procurando alguém para devorar, se aproveitou da fraqueza de Pedro, para dificultar a caminhada de Jesus para cruz. Muitas vezes, se aproveita da nossa fraqueza também e nos afasta da Cruz de Jesus.
Há pouco instantes, Pedro foi considerado bem-aventurado por sua confissão de fé. Jesus havia lhes entregado o sublime oficio de pregar o Evangelho. E agora, confiando sem suas palavras, foi repreendido por Jesus.
Nós somos cristãos bem parecidos a Pedro. Estamos na fé, mas temos esta fé em vasos de barro, em nossa natureza carnal, pois não compreende as coisas de Deus. Por isso precisamos ouvir sempre lei e evangelho, repreensão e consolo.
Jesus mostrou aos seus discípulos o que deveriam esperar no seguir a Jesus, isso para evitar desilusões. Jesus apresenta a cruz que cada um deveria carregar. Jesus disse: “Então disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me (MT 16.24)
            Se alguém - Jesus se refere não só aos seus discípulos, mas a todos os cristãos em todos os tempos. Se alguém quer vir após mim - ninguém é forçado, todos são convidados. E como dito por Paulo, isso é pela graça, ninguém é excluído. No entanto, precisamos nos lembrar que mesmo sendo por graça, essa maravilhosa graça de Deus é resistível. Assim como há os que seguem, que são voluntários, que dão suas vidas pela fé, há os que negam, que desafiam e esnobam.
            Jesus ainda disse sobre negar-se a si mesmo. Ou seja, dizer um não, é dar adeus a você mesmo. Precisamos a cada novo dia dizer um não ao nosso velho homem, a nossa natureza pecaminosa, a cada novo dia precisamos nos arrepender, e no perdão readquirir forças para continuar na nossa caminhada cristã, seguindo em carregar a nossa cruz. Mas uma vez quero lembrá-los, eis a importância de ouvir a pregação da palavra, participar da santa ceia. Pois somente a luz da Palavra de Deus o Espírito Santo nos ilumina. Só no perdão é que nós pecadores conseguimos caminhar.
            Jesus disse ainda - tome a sua cruz. Querido irmão e irmã, quando surge a fé, nossa vida é dirigida pelo Espírito Santo, e essa direção acontece pela Palavra de Deus. Assim procuramos iluminar e orientar toda nossa vida, todas as nossas decisões pela Palavra de Deus. Mas, devido ao pecado, a nossa natureza pecaminosa, precisamos saber que todos os dias temos uma luta contra nós mesmos.
Além disso, ainda temos o mundo que zomba e nos despreza. E não é fácil confessar nossa fé em Jesus. Por isso, nos grupos, sejam eles familiares, de amigos e de debate, confessar a fé é algo quase que inédito. Que Deus Espírito Santo nos fortaleça pela Palavra e Santa ceia a confessarmos nossa fé.
Jesus ainda disse - siga-me. Seguir no lar, no trabalho, na sociedade. Onde estivermos somos convidados a confessar o nome de Jesus.
Os discípulos demoraram em compreender a obra salvadora de Jesus Cristo. A compreensão só veio no dia de Pentecostes. Pois ali o Espírito Santo os iluminou para que compreendessem os mistérios da salvação e os capacitou para sermos proclamadores dessa fé. Ninguém diz que Jesus é Senhor sem o Espírito Santo.
Peguemos a nossa cruz e a carreguemos. Para que outros também tenham acesso à cruz de Jesus e sejam salvos. “Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; agüentem com paciência  os sofrimentos e orem sempre” (Rm 12.12). Amém.
Pr. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Em Jesus - uma nova aliança!

  17 de março de 2024 Salmo 119.9-16; Jeremias 31.31-34; Hebreus 5.1-10; Marcos 10.35-45 Texto: Jeremias 31.31-34 Tema: Em Jesus -  um...