terça-feira, 30 de agosto de 2011

A importância do Ouvir

UMA NAÇÃO INDEPENDENTE TEM UM POVO DEPENDENTE DE DEUS

04/09/11 – 12º Domingo após Pentecostes
Sl 32.1 - 7; Ez 33. 7 - 9; Rm 13. 1 - 10; Mt 18. 1 - 20
Mensagem

Eis a importância do OUVIR

Agora, homem mortal, eu estou pondo você como vigia de toda a nação de Israel. Você dará a eles os avisos que eu lhe der (Ez 33.7)
Introdução
Se não fosse o profeta Ezequiel no meio do povo e Daniel no palácio, com certeza o povo de Israel não teria o prazer de ter visto nascer o salvador Jesus entre o seu povo. Tanto entre o povo, como dentro do palácio, esses dois homens de Deus foram necessários para preservar um povo cujo qual nasceria o salvador conforme promessa de Gn 3.15; 12.2.
No texto de Ezequiel 33.7-9 vemos que Deus chamou e escolheu Ezequiel para ser vigia sob o povo de Israel. Seu objetivo era cuidar do povo. Pelo vigia se protegia os que estavam dentro dos muros e alertava aos que estavam fora dos muros para que pudessem ser salvos mediante alguma ameaça. Duas funções eram importantíssimas ao vigia, OUVIR e FALAR.
Desenvolvimento
         Para um vigia é muito importante ter bons ouvidos. Ele precisa estar atento para qualquer barulho estranho, e ao perceber alguma anormalidade, pode se proteger e principalmente proteger as pessoas que o cercam.
Na época do profeta as cidades eram cercadas com muros altos. Antes da guerra um vigia era escolhido pelo povo, para que, do alto do muro avisasse os habitantes sobre eventuais perigos, e alertar os que estavam fora para entrarem e se protegerem. No entanto, o texto de reflexão nos apresenta que o profeta não foi escolhido pelo povo, mas é o próprio Deus que o escolhe, o chama. No novo testamento, o apóstolo Pedro, inspirado por Deus anuncia que essa escolha, esse chamado é estendido a cada cristão: “Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele...” (1Pe 2.9a). O cristão é chamado para exercer seu papel de vigia, cuidador, numa sociedade individualista. E o primeiro local onde exercemos esse cuidado é o próprio lar.
O profeta Ezequiel responsável por cuidar precisava estar alerta. Contra quem? O próprio Deus. Sim! Deus deixa claro que mesmo o povo estando exilado, longe de sua pátria, continua provocando a Deus. Não aprenderam a lição, não se arrependeram de seus pecados. Além do mais perderam suas esperanças de um retorno e de salvação. O povo deixou de ouvir a Deus, tanto as suas repreensões como suas promessas de amparo e cuidado.
Por meio do seu vigia colocado para cuidar, Deus quer restaurar as esperanças de seu povo. Esperança que ainda hoje é renovada pela certeza que ele nos dá na sua Palavra: “Ele quer que todos sejam salvos e venham conhecer a verdade” (1Tm 2.4). Por isso, o que cuida é convidado a ouvir e depois informar o povo.
Olhando as páginas de Ezequiel
Capítulo 1 – 32: Ezequiel alerta o povo sobre os perigos;
Capítulo 33 – 48: o profeta renova as esperanças ao povo. Esperança de um retorno à Jerusalém e de salvação.
Ezequiel foi colocado por Deus para cuidar do povo. E para exercer bem esse cuidado, precisava OUVIR. Na Bíblia Revista e Atualizada é dito: “A ti, pois, ó filho do homem, te constitui por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois ouvirás a palavra da minha boca...” (Ez 33.7a).
Eis a importância de ouvir mais e melhor. Se ouvirmos bem, nos protegeremos melhor, não nos desesperaremos por qualquer barulho estranho, não balançaremos por qualquer doutrina estranha. Não acontecerá aquilo que estava acontecendo com os Gálatas aos quais Paulo escreve: “Estou muito admirado com vocês, pois estão abandonando tão depressa aquele que os chamou por meio da graça de Cristo e estão aceitando outro evangelho. Na verdade, não existe outro evangelho, porém eu falo assim porque há algumas pessoas que estão perturbando vocês, querendo mudar o evangelho de Cristo” (Gl 1.6-7).
Nessas palavras podemos destacar um grave problema, não querer ouvir. Muitas vezes é necessário fazer uso do cotonete que limpa nossos ouvidos, a Palavra de Deus, por meio de lei e evangelho. E esse alerta é dado pelos seus vigias, pregadores, estudiosos da Palavra de Deus. E para continuarmos alertas e alertando é importantíssimo OUVIR. Ouvir a voz daquele que quer o nosso bem, a nossa salvação, daquele que disse: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.
Quando Deus coloca um profeta para cuidar da casa de Israel, dá como primeira recomendação o OUVIR. No dia do batismo também fomos chamados por Deus. O mesmo chamado se deu e dá pelo evangelho. E como está o nosso ouvir? Faço essa pergunta, pois é fácil nos distrairmos com as ocupações, a correria do dia-a-dia, a competitividade, o individualismo e o egoísmo. Ouvimos tantas coisas que aquilo que é importante se tornou secundário. As preocupações nos distraem e nos ensurdecem para a voz que veio e vem para nos aliviar e dar certeza de descanso e tranquilidade.
Ouvir é importante, Jesus ao final de suas parábolas sempre disse: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Ao alertar sobre o ouvir, na parábola do semeador Jesus disse: “as sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria, mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas abandonam a sua fé” (Mt 13.20-21).
A leitura do texto do evangelho, Mt 18. 1 - 20 Jesus dá àqueles que ele enviou para cuidar um grande ensino: “Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir seu conselho, então você ganhou de volta seu irmão” (Mt 18.15). O que cuida não tem a finalidade de bisbilhotar, de ser falso moralista, mas olhar para fora de si mesmo, e ver a situação perigosa na qual o outro se encontra e conversar, para ganhar essa pessoa. E esse ganho é para o próprio Deus.
Ganhar - essa é a palavra correta. Quando um cuida do outro, a expectativa é sempre que o outro ouça o alerta, se corrija e volte a Jesus Cristo. E para cuidarmos melhor de nós e dos outros somos convidados a ouvir a voz de Deus: “Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: ‘Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo te iluminará.Portanto, prestem atenção na maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm.” (Ef 5.14-16).
Se você querido(a) amigo(a), não aceita conselhos, não quer ouvir, Salomão diz: “O tolo pensa que sempre está certo, mas os sábios aceitam conselhos” (Pv 12.15). Ninguém, a não ser a Palavra de Deus, possui a verdade. Nós nem sempre estamos com a razão, é importante ter humildade, reconhecer os erros, se arrepender e pedir perdão.
Jesus o bom pastor quer todas as suas ovelhas. Ele não deseja que nenhuma se perca. Por isso, nos dá essa bela lição: importância do ouvir. Jesus diz: “O porteiro abre a porta para ele. As ovelhas reconhecem a sua voz quando ele as chama pelo nome, e ele as leva para fora do curral. Quando todas estão do lado de fora, ele vai na frente delas, e elas o seguem porque conhecem a voz dele” (Jo 10.3-4). A voz do bom pastor Jesus nos chama pelo nome. E quando nos chama pelo nome é para cuidar, amparar, proteger.
Ouça a voz do bom pastor, e assim você estará seguro contra as armadilhas do inimigo que quer te afastar desse Deus da Salvação. Pelo ouvir a voz de Jesus estaremos seguros com a certeza da vida eterna. O ouvir a Palavra de Deus é tão importante que Deus nos deixou registrado no 3° Mandamento: “Santificarás o dia do Descanso” e Lutero explica: “...devemos considerá-la santa, gostar de ouvir e estudar”. Por isso, Paulo completa: “...as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus” (2Tm 3.15). E se alguém quiser lhe impedir de ouvir a mensagem de Deus, diga como Pedro: “Quem é que nós vamos seguir? O Senhor tem as palavras que dão a vida eterna!” (Jo 6.68).
Segurança verdadeira só no ouvir a Palavra de Deus que nos dá a certeza de que todas suas promessas foram, são e serão cumpridas. Continuemos a OUVIR a Palavra de Deus.
A importância do OUVIR
Certa vez em uma dessa conversas de rua, um homem me falou o seguinte: “Pastor, quem me garante que é Deus mesmo quem está falando. Geralmente os pregadores dizem: Deus diz... Mas, quem me garante que é Deus mesmo?
Uma observação feita por alguém que não freqüenta igreja nenhuma. Não tem tempo para ouvir aquilo que Deus diz. Seu álibi: “quem me garante que é Deus mesmo?
Claro que assim como esse homem, existem outros milhares em nosso país. Pessoas que duvidam que é realmente a Palavra de Deus que está sendo anunciada. A dúvida existe até por causa dos muitos falsos pregadores espalhados pelo Brasil. Cabe a nós falar da parte de Deus e não nos calar.
O texto de Ezequiel bem como o Evangelho de Mateus mostra as atitudes diante daquele que fala da parte de Deus: Interessados e Desinteressados. A cada cristão cumpre continuar falando da parte de Deus, pois o importante é anunciar, havendo interessados ou não. E para nos animar a continuar falando, pois somos vigias, Deus fez e cumpre a sua promessa: “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo que designei” (Is 55.11).
Falar da parte de Deus a todas as pessoas - “Ide, por todo o mundo...”. Assim como fez Pedro diante das pessoas na casa de Cornélio: “Jesus mandou anunciar o evangelho ao povo e testemunhar que ele foi posto por Deus como juiz dos vivos e dos mortos. Todos os profetas falaram a respeito de Jesus, dizendo que os que crêem nele recebem, por meio dele, o perdão dos pecados” (At 10.42). Falemos aos outros àquilo que nós ouvimos.
Falar da parte de Deus a qualquer raça: “Assim como Cristo veio e anunciou a todos a boa noticia de paz, tanto a vocês, os não-judeus que estavam longe de Deus, como aos judeus, que estavam perto dele. É por meio de Cristo que todos nós, judeus e não-judeus, podemos ir, pelo poder de um só Espírito, até a presença do Pai” (Ef 2.17-18).
Se diante do nosso testemunho, como vigias de Cristo, encontrarmos pessoas que nos desafiam dizendo que não acreditam, pois ninguém pode lhe garantir que é a Palavra de Deus, pense em Paulo que deixou registrado o seguinte: “Mas nós anunciamos o Cristo crucificado – uma mensagem que para os judeus é ofensa e para os não-judeus é loucura” (1Co 1.23). Não nos envergonhemos, nem nos calemos, “Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é poder de Deus para salvar a todos os que crêem, primeiro os judeus e também os não judeus” (Rm 1.16), pois “Portanto, estamos aqui falando em nome de Cristo, como se o próprio Deus estivesse pedindo por meio de nós. Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos dele” (2Co 5.20).
Querido(a) amigo(a), falemos, pois “As Escrituras Sagradas dizem: ‘Eu cri e por isso falei.’ Pois assim nós, que temos a mesma fé em Deus, também falamos porque cremos” (2Co 4.13). Nós conhecemos esse amor, porque sempre houve no passado vigias fiéis no ouvir e no falar, como disse Pedro: “Foi a respeito dessa salvação que os profetas perguntaram e procuraram saber com muito cuidado. Eles profetizaram a respeito da salvação que Deus ia dar a vocês e procuraram saber em que tempo e como essa salvação ia acontecer....Quando os profetas falaram a respeito das verdades que vocês têm ouvido agora, Deus revelou a eles que o trabalho que faziam não era para beneficio deles, mas para o bem de vocês...” (1Pe 1.10-12a).
Portanto, assim como Deus fez a Ezequiel: “A ti, pois, ó filho do homem, te constitui por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte” – fez a cada um de nós, nos chamou e chama pelo evangelho e nos torna como aquele que cuida pelo acolhimento e perdão. Assim como nós fomos cuidados por Deus em Jesus, que veio nos falar da parte de Deus e nos acolher e perdoar.
Conclusão
Ezequiel Ouviu as promessas de restauração e falou incessantemente ao povo. Se não fosse seu OUVIR e FALAR, se não fosse a Palavra de Deus entre o povo, todos estaríamos perdidos. Continuemos nós Ouvindo e nos alimentando na Palavra de Deus e Falando ao outro todo o amor e o cuidado que Deus tem pelos seus. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Um comentário:

  1. Ótimas palavras que com sabedoria foram escritas, e com expiração falou grandemente ao meu coração. Que DEUS lhe abençoe grandemente e estamos sempre atentos a ouvir a palavra de DEUS, que é escudo pra os dias de hoje. amém.

    ResponderExcluir

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Em Jesus - uma nova aliança!

  17 de março de 2024 Salmo 119.9-16; Jeremias 31.31-34; Hebreus 5.1-10; Marcos 10.35-45 Texto: Jeremias 31.31-34 Tema: Em Jesus -  um...