segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Recarregue as baterias

AGOSTO – 2011
PAIS!
Recarregue as baterias  07/08/2011
Misericórdia   14/08/2011
Deus aumenta as nossas forças   21/08/2011
Carregue a sua cruz    28/08/2011
acompanhe a cada semana nesse blog
07/08/11 – 8º Domingo após Pentecostes
Sl 18.1-6 (7-16); Jó 34.4 - 18; Rm 10. 5 - 17; Mt 14. 22 - 33
Tema: Recarregue as baterias.
Introdução
            Como é necessário recarregar as baterias. Por isso, em determinados momentos, procura-se descansar bem, pescar, dormir, passear, viajar. A necessidade de recarregar as baterias se deve ao stress do dia-a-dia, as tensões, a concorrência por uma vaga de emprego, dívidas, discussões dentro de casa, violência, corrupção, etc. Todos esses fatores nos levam ao medo e ao desespero, e o medo e o desespero em muitas dessas situações passam a ser conselheiros, e não sendo bons conselheiros, o medo e o desespero nos levam a buscar válvulas de escape, suicídio, etc.
            Recarregar as baterias é necessário, e Jesus, também procurou recarregar as suas. E dele podemos tirar alternativas para recarregarmos as nossas baterias. Jesus havia acabado de perder um ente querido, seu primo e entre os homens o maior de todos os profetas, João Batista. Mesmo querendo ficar sozinho, uma multidão foi ao seu encontro e por ele foi atendido. Depois desse ocorrido, procurou recarregar suas baterias. E que atitude Jesus tomou? Orou.
            Recarreguemos nossas baterias falando com Deus e ouvindo sua voz que nos diz: “tende bom ânimo, sou Eu”.
Desenvolvimento
            Recarregue as baterias.
            1 – Falando com Deus em oração
            Jesus havia multiplicado cinco pães e dois peixes para uma multidão. As pessoas que já estavam maravilhadas com as curas, agora viram a multiplicação, não poderiam ter outra escolha, proclamar Jesus o novo Rei, (Jo 6.14-15). Essa idéia também contagiava os discípulos, por isso Mateus relata que Jesus os obrigou a embarcar e passar adiante. Enquanto embarcavam, Jesus despedia as multidões.
            Depois de despedir as multidões, Jesus precisava recarregar as baterias e foi falar com seu Pai. Jesus sempre orava. Mesmo ele sendo filho de Deus, não deixava de se comunicar com o Pai.
            Como está nosso orar? Estamos nos comunicando constantemente com o nosso Pai?
            Jesus passava o dia com o povo, atendia as pessoas, e quando podia descansar, ele orava. Clamava ao Pai por forças para suportar sua missão de ir à cruz em nosso resgate. Orava também pelos seus discípulos, homens fracos na fé, pecadores, cheios de medo, e muitas vezes em completo desespero. O próprio texto dessa meditação, Mt 14. 22 – 33 nos relatam isso.
            Não tiramos tempo para orar. A correria do dia-a-dia não nos permite tirar tempo, seja para conversar com a esposa, com o esposo ou com os filhos. O que dizer então do falar com Deus.
            Não há nada de errado em recarregar nossas baterias, tirando férias, descansando, jogando futebol ou pescando. E muitos por estarem desorientados erradamente procuram recarregar suas baterias nas bebedeiras, nas drogas, etc.
            A desorientação nos leva a esquecer que dia-a-dia, temos um Pai amoroso que pede para colocarmos tudo em suas mãos, “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Mt 7.7-8).
            Os problemas se tornam obstáculos, os sofrimentos nos paralisam, assim ficamos desanimados e a alternativa passa a ser uma clínica terapêutica. E para quem não pode pagar por um tratamento sério, há outro jeito simples, o Show da fé, onde o alívio é imediato, a prosperidade e a felicidade são plenas.
            A multidão que recebeu o pão e o peixe que havia sido multiplicado olhou para Jesus como aquele que não deixaria ninguém passar fome ou necessidade. Fazer dele um rei era urgente. Ao percebe a tentação do inimigo, Jesus despede a multidão, envia seus discípulos à outra margem e fica sozinho para orar. Pede forças a Deus para ajudá-lo no caminho até a cruz.
            Jesus fala com o Pai. Eis um belo exemplo de onde recarregar nossas baterias no dia-a-dia. Jesus nos estimula a recarregar nossas baterias falando com o Pai. Deixando aos cuidados do Pai tudo aquilo que nos inquieta, que nos preocupa e nos desanima, como disse o apóstolo Pedro: “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.7). E nas palavras de Jesus, observamos qual de fato é a prioridade em nossas vidas: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará seus próprios cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.33-34).
            Jesus nos mostrar que nos entregar aos cuidados do Pai, nossos dias são vividos na certeza de que por pior que seja, “todas as coisas trabalham juntas, para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28) e “minha graça te basta porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12.9). Reconhecendo nossa total dependência de Deus, somos estimulados a recarregar nossas baterias pela oração. E não há melhor exemplo de oração que a do Pai Nosso.
            Nosso Pai celeste ouve e atende as nossas orações, a seu modo e tempo, se o que pedimos contribui para o nosso bem e que para a glória de Deus. Lutero certa vez disse que nosso Deus é conhecido por criar todas as coisas do nada. Assim sendo, quando reduzidos a nada - em meio a dúvidas e insegurança nas tempestades da vida - Deus pode criar algo bom desse nada. Crês nisso? Eu Creio.
            Recarregue as baterias.
            2 - Ouvindo a voz de Jesus, tenha bom ânimo;
            Os discípulos estão cansados de tanto remar, já foram cerca de 6 a 8 horas remando contra a maré. Talvez estejam remando e pensando na grande multiplicação, e a possibilidade de proclamar Jesus como rei e ser seus ministros os levam ao êxtase. E em meio a essa mistura de sentimentos, aparece Jesus caminhando sobre as águas. Cansaço e euforia transformou-se em medo, “é um fantasma”. No desespero não conseguiram ver quem era e nem entenderam nada, “como pode?”. Conduzidos pelo medo e desespero, ficaram em Duvidas e gritos. Nesse momento, onde o medo e o desespero falavam mais alto, Jesus tranqüiliza seus discípulos dizendo: “Não tenham medo, sou Eu.
            Sou Eu – não deixe o desespero e o medo tomar conta de você. Mesmo Jesus transmitindo alivio aos discípulos, Pedro levando em conta o lado humano da fé, “se é você, deixe me ir até você, por sobre as águas.” O impressionante milagre da multiplicação havia deixado cada discípulo maravilhado. Ao invés de crerem, Pedro faz o desafio: “se é você Jesus, eu também quero andar sobre a água”.
            Ainda hoje, diante das dificuldades do dia-a-dia, Jesus continua nos aliviando, consolando com sua Palavra que diz: “tenha ânimo, sou eu” e ainda: “...No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33). Mas, ao invés de crermos de fato e de verdade, continuam-se os desafios: “Se você existe...; se é você...; etc
            Há é você Jesus, então... É muito comum ouvirmos a frase: “Se Jesus realmente existisse...” Olhamos superficialmente para Jesus, assim como fez Pedro. Mas a exemplo de Pedro, quando olhamos demasiadamente para os ventos fortes, inicia-se o naufrágio e Jesus nos socorre pelo grito do coração: “Salva-me, Senhor!” Orar é falar de coração ao nosso Deus. E não é em vão que no segundo mandamento Lutero aconselha que na hora do aperto, das dificuldades, oremos a Deus. E esse conselho baseado no segundo mandamento se deve justamente por que nas dificuldades somos conduzidos pelo medo e pela dificuldade a buscar alivio nas coisas que Deus detesta, a feitiçaria, benzedeiras, etc.
            Mesmo cercados pelo crédito pessoal, cheque especial, ser amigo do gerente do banco, termos um bom plano de saúde, conhecer e termos bons médicos. Há momentos em que nada disso resolve. E daí? Nesse momento surge o grito verdadeiro de socorro; “Salva-me, Senhor.” E no Senhor encontramos forças, coragem, recarga para a nossa bateria. Como é maravilhoso, extraordinário ouvir as palavras de Jesus: “Tenha bom ânimo, sou eu”.
            Recarregue as baterias – falando com Deus e ouvindo sua voz, que nos convida a ter bom ânimo.
Conclusão
            Deus é conhecido como criador das coisas a partir do nada. Do nada ele fez e faz grandes coisas. Quando nós somos reduzidos a nada, quando a carga da nossa bateria acaba, somos chamados a recarregar e cada dia dar carga no lugar e com a pessoa certa, Jesus.
            A cada novo dia, independente da situação, Jesus está do nosso lado. Assim, “entrega tudo nas mãos de Deus.” Ele está conosco, a cada novo dia recarregando as nossas baterias. Mesmo que estejamos no nosso descanso, nas nossas férias, no nosso divertir, Deus está presente. E que a nossa confissão diária possa ser como a dos discípulos “verdadeiramente Jesus é o filho de Deus”, e assim como o salmista podemos dizer:
            “Eu te amo, ó Senhor, força minha.
O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte” (Sl 18. 1 – 2).
Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann
Querência do Norte - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Lugar de todos, para todos!

  Domingo de Ramos 24 de março de 2024 Salmo 118.19-29; Zacarias 9.9-12; Filipenses 2.5-11; Marcos 11.1-19 Texto: Marcos 11.1-19 Tem...