segunda-feira, 22 de abril de 2024

Todos os seres vivos, louvem o Senhor (Sl 150.6)

 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-11; João 15.1-8

Texto: Salmo 150

Tema: Todos os seres vivos, louvem o Senhor (Sl 150.6)

 

Respire fundo!

Como é bom respirar. Enquanto respiramos estamos vivendo.

Todo ser que respira louve ao Senhor” (Sl 150.6, ARA).

O Salmo 150 descreve a causa do louvor (Sl 150,1-2), o modo do louvor (Sl 150.3-5) e, quem deve oferecer louvor (Sl 150.6).

Ao criar o mundo, após fazer o boneco de barro, Deus soprou nas narinas o fôlego da vida (Gn 2.7). Por causa do fôlego da vida, o ser humano é alma vivente.

O ser humano não vive sem oxigênio. Não há reservatório de oxigênio no nosso corpo. Cinco minutos sem ar, são suficientes para levar alguém ao coma e morrer em decorrência de hipóxia ou falta de oxigenação nos tecidos. Lembrando um fato recente. Este pode ter sido o desfecho fatal da tripulação que embarcou no submarino da OceanGate.

Todo ser que respira louve ao Senhor” (Sl 150.6, ARA).

Esse é um modo poético de convocar todos os homens à adoração.

A ideia central é que cada ser vivo que respira tem a responsabilidade e a oportunidade de oferecer louvor a Deus. Como se louva a Deus? De acordo com o Salmo 148.8, louva-se a Deus realizando a função para a qual se foi criado. Ao relinchar, o cavalo louva. Ao trabalhar na lavoura, puxando o arado, o cavalo louva. Quando uma criança balbucia, louva. Quando um passarinho canta, louva. Quando uma mãe limpa o bumbum de um bebê, louva.

Todo ser que respira louve ao Senhor” (Sl 150.6, ARA).

O louvor é uma ação que recai sobre cada ser.

O apostolo Paulo na carta aos Tessalonicenses escreveu: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5.18).

Ao louvar se está respondendo a fidelidade de Deus. É como dizer: obrigado Deus pelo que me concedeu hoje. Aliás, você agradeceu hoje? Pense somente naquilo que você agradeceu hoje! Imagine que, aquilo que você não agradeceu hoje, não terá amanhã. O que irá faltar?

Todo ser que respira louve ao Senhor” (Sl 150.6, ARA).

A palavra louvor está associada a um profundo sentido de alegria. Louvar devolve a alegria diante de tudo o que sou e possuo. Louvar é orar, cantar, fazer o que se faz todos os dias, sabendo que tudo o que temos veio e vem do Senhor. A reclamação impede nosso louvor. A reclamação atrapalha louvar a Deus. Afinal, a reclamação me impede de agradecer e até mesmo de fazer bem-feito o que devo fazer.

Todo ser que respira louve ao Senhor” (Sl 150.6, ARA).

Ao falar em louvor, não se fala apenas de música. A princípio parece ser isso, devido a enumeração dos muitos instrumentos musicais. Se fosse assim, o que seria do desafinado? Daquele que não canta? Não toca instrumento musical?

Ao dizer “Todo ser que respira louve ao Senhor” (Sl 150.6, ARA), Deus está lembrando as múltiplas formas de louvor e adoração, assim como são variados os instrumentos musicais. Os muitos instrumentos musicais formam uma bela e encantadora sinfonia.

Somos 8 bilhões de pessoas no mundo. Há 8 bilhões de alternativas para louvar e adorar. Cada pessoa é única com um dom especial.

Todo ser que respira louve ao Senhor” (Sl 150.6, ARA).

Louvar é tão importante que o louvor é usado como arma espiritual. Davi escreveu: “da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo vingador” (Sl 8.2).

Louvar fortalece a fé e auxilia a vencer os ataques do diabo. O diabo não gosta de música boa. Ele não gosta de hinos que exaltem a Jesus. Ouvir música ruim é deixar o inimigo participar da festa.

Todo ser que respira louve ao Senhor” (Sl 150.6, ARA).

Faça da adoração e do louvor uma prática diária. Quer seja através de hinos, serviços e uso dos dons para o reino.

Todo ser que respira louve ao Senhor” (Sl 150.6, ARA).

Não é só cantar na igreja. Louvar é viver a fé.

Já notou que por mais triste que se esteja, ouvir alguém cantando um hino dá novo ânimo.

Todo ser que respira louve ao Senhor” (Sl 150.6, ARA).

Não é possível viver sem respirar cinco minutos. Que não saibamos viver sem louvar a Deus. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“...a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome” (Jo 15.16)

  Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.16 Tema : “... a fim...