segunda-feira, 4 de março de 2024

João 3.16 - Cápsula do evangelho

Quarto Domingo na Quaresma

10 de março de 2024

Salmo 107.1-9; Números 21.4-9; Efésios 2.1-10; João 3.14-21

Texto: João 3.16

Tema: João 3.16 - Cápsula do evangelho

 

Fazemos parte de uma sociedade da capsula. Se vai ao médico para consultar uma dor e, sai da consulta com uma receita onde numa única capsula se ingere várias substâncias químicas que promete curar a suposta doença.

João 3.16 é a capsula do evangelho de Jesus. Essa cápsula do evangelho foi dada para Nicodemos, um homem com dúvidas sobre coisas celestiais. Um fariseu aprisionado na lei que ele mesmo não conseguia cumprir e membro do Sinédrio que o aprisionava e mantinham pessoas presas com o rigor da lei.

William Barclay, em seu livro New Daily Study Bible: The Revelation of John, descreve João 3.16 como o evangelho em miniatura porque, neste único versículo, temos a essência da boa nova de Cristo. Barclay escreve: Aqui, em vinte e seis palavras gregas, está a totalidade do evangelho”.

“Οὕτως γὰρ ἠγάπησεν ὁ Θεὸς τὸν κόσμον, ὥστε τὸν Υἱὸν αὐτοῦ τὸν μονογενῆ ἔδωκεν, ἵνα πᾶς ὁ πιστεύων εἰς αὐτὸν μὴ ἀπόληται ἀλλὰ ἔχῃ ζωὴν αἰώνιον”

J. I. Packer (teólogo protestante canadense) define João 3.16 destacando que “o amor de Deus... é um amor que não hesita em fazer sacrifícios por seus beneficiários. Ele dá, dá e dá novamente, até que se possa dizer que Ele deu tudo. Na verdade, Ele deu a si mesmo”.

Jesus se compara com a serpente de bronze pendurada na estaca no deserto. Essa era o remédio para curar os hebreus que eram picados pelas serpentes. Dessa forma Jesus enfatiza que sua crucificação é o remédio para o mundo. Jesus é o salvador por sua obra. E todo aquele que crê nessa obra realizada por Jesus, tem a salvação. Não há salvação em nenhum outro lugar (Rm 5.8; 6.23; Is 53.5; 1Tm 2.5; 1Pe 3.18; Ef 2.8-9; Ap 3.20).

“Οὕτως γὰρ ἠγάπησεν ὁ Θεὸς τὸν κόσμον, ὥστε τὸν Υἱὸν αὐτοῦ τὸν μονογενῆ ἔδωκεν, ἵνα πᾶς ὁ πιστεύων εἰς αὐτὸν μὴ ἀπόληται ἀλλὰ ἔχῃ ζωὴν αἰώνιον”  

Assim porque amou Deus o mundo Filho único deu aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna

Οὕτως

Assim

enfatiza a maneira notável como Deus amou o mundo.

γὰρ

porque

razão ou causa do que foi afirmado anteriormente. Ressalta a causa do amor de Deus pela humanidade.

ἠγάπησεν

amou

o amor de Deus, um amor sacrificial e incondicional.

Θεὸς

Deus

a fonte de todo amor e bondade.

τὸν κόσμον

o mundo

aponta o alcance universal do amor de Deus.

Υἱὸν

Filho

ressalta a divindade e a missão redentora.

μονογενῆ

único

singularidade de Jesus.

ἔδωκεν

deu

Indica o sacrifício supremo de Deus ao enviar Jesus e pendurá-lo numa estaca.

πιστεύων

aquele que crê

Fé é o recipiente para receber a salvação. E como escreveu Paulo (Ef 2), essa fé é um presente de Deus.

μὴ ἀπόληται

não pereça

Contraste da situação.

ἀλλὰ

mas

contraposição de situações diante da oferta de Deus.

ζωὴν αἰώνιον

tenha a vida eterna

a promessa de vida eterna para os que creem na obra de Jesus.

Assim como para produzir cada capsula para cada doença, cada palavra foi devidamente escolhida para a capsula do evangelho.

Só não é salvo quem não quer. Deus continua oferecendo sua redenção em Jesus e o faz isso pelo presente da fé. Fé que Deus dá por sua Palavra, quer seja no Batismo, quer seja na pregação. A capsula do evangelho foi dada por Jesus Cristo e é para você.

Em João 3.16 temos a natureza amorosa de Deus (ἠγάπησεν). Deus deseja redimir e salvar a humanidade.

Jesus e sua obra são únicas e só por Jesus Cristo temos a salvação (μονογενῆ).

João 3.16 é a mensagem clara e pura sobre a salvação.

João 3.16 é a promessa de vida após a morte (ζωὴν αἰώνιον).

João 3.16 muda a minha perspectiva de vida. Sou amado e tenho vida, mesmo diante da possibilidade da morte aqui nesse mundo.

Enquanto muitos dizem que não valho nada, por boca de Jesus aprendo que sou amado e que ninguém me ama mais do que Jesus Cristo.

As palavras de Jesus, a cápsula do evangelho é nossa esperança para bem viver aqui e agora, certos da eternidade em Jesus.

João 3.16 enfatiza o plano e o objetivo de Deus: salvar; a origem da salvação: o amor de Deus; o resultado da obra de Jesus e da igreja: vida eterna ao que crê. Amém

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...