segunda-feira, 11 de março de 2024

Em Jesus - uma nova aliança!

 17 de março de 2024

Salmo 119.9-16; Jeremias 31.31-34; Hebreus 5.1-10; Marcos 10.35-45

Texto: Jeremias 31.31-34

Tema: Em Jesus -  uma nova aliança!

 

...farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá...” (Jr 31.31)

 

A foto da princesa de Gales, tornou-se notícia no mundo inteiro. Motivo? Apesar da falta de brilho no cabelo, unhas opacas, roupas com tom de usadas dos filhos. O que chamou atenção foi a falta da aliança da princesa na mão esquerda.

É de fato necessário usar aliança?

A aliança destaca compromisso e comprometimento com outra pessoa.

No Antigo Testamento, Deus estabeleceu alguns pactos (alianças) com os homens. E pode se dizer que essas alianças possuem um sinal visível assim como as alianças nas mãos dos casados. Um arco íris lembra a aliança de Deus com Noé. As estrelas marcam a aliança de Deus com Abraão. A referência aos Dez Mandamentos marca a aliança mosaica.

Aliança é um acordo ou pacto. Quando uma mulher olha para outro homem ou outro homem olha para uma mulher e vê uma aliança no seu dedo na mão esquerda, indica que a pessoa já tem um pacto, um acordo com outra pessoa. O pacto, o acordo é de amor, dedicação e respeito até o fim da vida de um deles.

O problema das alianças humanas é que geralmente não são cumpridas. Na aliança entre Deus e os homens, o problema são os seres humanos e não Deus.

O profeta Jeremias proclamou a promessa de Deus: “...farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá...” (Jr 31.31).

No hebraico, pacto é berith e significa concerto. Aliança diz respeito ao concerto entre Deus e o seu povo (Pv 2.17).

A nova aliança - proclamada pelo profeta Jeremias, foi anunciada aproximadamente 650 anos antes de Jesus nascer. E é em Jesus que temos o novo acordo de Deus com seu povo.

O pacto mosaico, a lei que não pode ser cumprida pelo ser humano devido a natureza pecaminosa, mostra a necessidade da nova aliança.

A nova aliança é uma maravilhosa mensagem para quem se acha preso a observância legalista que não consegue cumprir.

É preciso ouvir novamente a profecia: “...farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá...” (Jr 31.31).

A profecia nada mais é do que uma revelação. Não se trata de uma revelação humana como infelizmente muitos buscam. A profecia é uma revelação da vontade de Deus. Ao proclamar: “...farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá...” (Jr 31.31), o profeta Jeremias revela o desejo de Deus em fazer uma nova aliança, ou seja, a disposição de Deus em perdoar. Em Jesus, Deus esquece o pecado do seu povo.

Deus não envia profetas por aí para revelar sonhos, ou outras revelações. Os profetas que Deus envia proclamam apenas a vontade de Deus. E a vontade de Deus é que o pecador se arrependa, e assim receba o perdão e creia que pela nova aliança, Cristo, se está salvo.

A nova aliança proferida por Jeremias é proclamada a cada culto na santa ceia. Na noite em que Jesus instituiu a santa ceia, disse: “Bebam todos vocês porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com seu povo” (Mt 26.28).

No sangue de Jesus está a nova aliança. Por causa do sangue de Jesus, a morte, o último inimigo foi destruído. A obra de Jesus nos dá um novo acordo com Deus.

Nada substitui ou muda essa nova aliança. O pecado não é capaz de alterá-la. A única coisa que impede alguém de ser beneficiada por essa nova aliança é recusar-se a crer na mesma.

A nova aliança é constantemente proclamada para que o pecador se arrependa e receba da mesma o perdão.

Nas alianças entre Deus e os homens havia sinais (arco íris, estrelas, arca da aliança), tal como uma aliança na mão da mulher casada e de um homem casado. Os elementos da santa ceia, pão e vinho, são visíveis, no entanto, a santa ceia é a realidade e concretude da nova aliança. Assim como no pão recebemos o verdadeiro corpo de Cristo, no vinho recebemos o verdadeiro sangue de Cristo para perdão dos nossos pecados.

Todo pecador, em Jesus, têm um novo acordo com Deus. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...