segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Viva a liberdade! (Ex 20)

 

Salmo 19; Êxodo 20.1-17; 1Coríntios 1.18-31; João 2.13-22

Texto: Êxodo 20.1-17

Tema: Viva a liberdade!

 

A Bíblia é a Palavra de Deus, todavia, a única parte da Bíblia que foi escrita por Deus, aliás, pelo seu dedo (Ex 31.18; 24.12; 32.12; 34.1; Dt 9.10) foram os Dez Mandamentos.

200 palavras escritas diretamente por Deus para nos instruir. Palavras pelas quais Deus aborda aspectos essenciais da existência humana.

Certo escriba questionou Jesus sobre o mandamento mais importante, o maior dos mandamentos (Mt 22.36). Bem, vocês já ouviram a leitura dos dez mandamentos e faço a vocês a pergunta que foi feita à Jesus: qual dos dez mandamentos é o maior?

Jesus, respondeu que os dez são os maiores. Não há entre eles, um que seja maior. Todos são necessários e importantes. Jesus respondeu: “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento ... Ame o seu próximo como você ama a si mesmo” (Mt 22.37,39).

Os mandamentos abordam a minha vida com Deus e minha vida com meu próximo. Os mandamentos indicam o caminho a ser seguido. E o caminho a ser seguido é um caminho de relacionamento. O relacionamento com Deus e com o próximo.

Sempre ao ler os Dez Mandamentos, chama a minha atenção as palavras: “Eu sou o Senhor, seu Deus, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão” (Ex 20.2).

Deus ao dar seus mandamentos primeiramente destaca que é o libertador. E tendo libertado, deseja que seu povo viva de uma forma livre. Nesse sentido, as palavras do apostolo Paulo aos cristãos da Galácia muitos nos auxiliam a compreender também as palavras escritas pelo próprio Deus: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Por isso, permaneçam firmes e não se submetam, de novo, a jugo de escravidão” (Gl 5.1).

Por suas palavras, escritas por seu dedo, Deus assim como nos informa Jesus, ensina que a verdadeira liberdade está numa vida com Deus e numa vida com o próximo.

Viva a liberdade!

Não viva preso a idolatria (Ex 20.4-6).

A idolatria tem aprisionado pessoas. Quantas são as obrigações da idolatria? Uso essa ou aquela roupa de acordo com meu signo?

A idolatria é uma cadeia sem grades.

A idolatria se revela por muitos rostos e Deus, como escreveu Paulo aos Colossenses se revela no rosto de Jesus Cristo (Cl 1.5; 2.19).

Viva a liberdade!

A idolatria oferece acesso irrestrito para que eu fale com as mais variadas divindades dependendo da situação na qual me encontro. E Deus, oferece-me a oportunidade de orar para ele. Deixar de orar para Deus e recorrer a outros deuses é tomar o nome de Deus em vão. Adorar outros deuses em lugar de Deus é tomar o nome de Deus em vão (Ex 20.7).

Enquanto a idolatria oferece muitas vozes e, uma voz para cada situação, Deus me liberta, permitindo a mim ouvir apenas a sua voz (Ex 20.8-11).

Todavia querido irmão e irmã na fé, quero recordar um fato muito simples. Um exemplo: - chega em sua casa um completo estranho. Essa pessoa diz que determinada pessoa da sua família está te esperando em determinado lugar. Você irá para esse encontro? Todavia, chega em sua casa alguém conhecido e diz que determinada pessoa está te esperando em determinado lugar. Você irá nesse encontro?

Só damos crédito e razão para uma voz conhecida. Só ouço quem eu conheço.

Uma vez por semana, Deus quer e deseja falar comigo. E por sua Palavra Deus fala. Se porventura, deixo de ouvir essa voz, outras vozes podem passar a falar comigo e se tornarão meus conselheiros. Só ouço quem eu conheço.

Viva a liberdade!

Os mandamentos abordam a verdadeira liberdade que se dá numa vida com Deus e numa vida com meu próximo.

E a vida com meu próximo se inicia numa vida em família. A família é tão importante, que Deus deixou um mandamento para isso (Ex 20.12; Ef 6.2).

A base para o sucesso e para uma vida longa está na promessa de Deus em relação a sua convivência com seu pai e sua mãe.

A vida é algo extremamente sagrada (Ex 20.13). E tão sagrada que ela pertence a Deus. Deus a dá e Deus a tira (Jó 1.21).

Quantas vidas são perdidas por não se valorizar a vida.

Viva a liberdade!

Deus quer a sua felicidade, por isso, dá a cada um a bênção do casamento. O sexo é uma bênção dentro do casamento.

Outra grande bênção são as bênçãos materiais e Deus nos prestigia com a bênção do direito à propriedade particular. O que é seu é seu! O que é meu é meu!

Além da bênção do sexo, da propriedade particular, recebemos de Deus a bênção de um bom nome. E não nos convém acabar com o bom nome de alguém por uma fofoca, ou comentário sem necessidade.

Dentro da minha liberdade, Deus concede a bênção de valorizar a bênção da liberdade do outro. Minha liberdade termina onde se inicia a liberdade do outro. Como filho, tenho liberdade de brincar com meus pais, mas, não tenho liberdade de faltar com respeito ao meu pai e a minha mãe. Tenho liberdade de possuir bens materiais, mas, sem querer prejudicar o outro.

Nesse sentido, Deus nos indica a liberdade para guardar nosso coração. A cobiça, assunto presente em dois mandamentos, visa nos alertar sobre o perigo da inveja, de querer ter bênçãos que Deus no seu amor reservou conceder a outro.

Os mandamentos abordam a minha vida com Deus e minha vida com meu próximo. Os mandamentos indicam o caminho a ser seguido. E o caminho a ser seguido é um caminho com Deus e com o próximo. Não deixe de seguir esse caminho, o caminho indicado por Deus.

Para o meu melhor viver, Deus libertou-me em Jesus. Amém!

 

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...