segunda-feira, 11 de março de 2024

Discípulo serve!

 17 de março de 2024

Salmo 119.9-16; Jeremias 31.31-34; Hebreus 5.1-10; Marcos 10.35-45

Texto: Marcos 10.35-45

Tema: Discípulo serve!

 

O evangelho de João Marcos narra as reações ante ao anúncio de Jesus de que iria para Jerusalém sofrer, ser crucificado e ressuscitar.

O fato de Jesus seguir na frente não é por destaque. Ir na frente significa que está certo e convencido do que se está fazendo. Todavia, muitos e inclusive os discípulos não compreenderam isso.

Durante a caminhada, Tiago e João sonhavam com honrarias e poder. Esse desejo gerou discórdia e competição entre os discípulos.

Aos seus discípulos, Jesus enumera que ser discípulo envolve servir e não ser servido.

Essa recomendação é muito propícia para a igreja de nossos dias. A maioria da membresia deseja ser servida, todavia, quando surge uma oportunidade para servir, se afugenta.

Aprendemos na Palavra de Deus que toda autoridade procede de Deus. Contudo, a autoridade é realizada no exercício do servir. Servir é: entregar-se em prol de um bem comum para um bem comum.

O Novo Testamento enfatiza com propriedade que servir aos santos é uma prática genuína e recorrente.

Diakoneo, termo que ocorre 37 vezes no Novo Testamento, significa servir.

Servir é ser discípulo daquele que veio para servir.

Queridos irmãos e irmãs na fé. O serviço ou o servir não pode ser atribuição de um pequeno grupo da igreja. Cada pessoa recebeu e recebe de Deus um maravilhoso dom. E esse dom foi lhe dado para servir os demais. O dom individual é muito importante e necessário para o coletivo. Não deixe de fazer uso desse dom, pois a falta do exercício desse dom na coletividade, o corpo todo sofre.

Servir faz parte da natureza de Deus. Jesus de maneira voluntária veio servir. O apostolo Paulo escreveu aos cristãos de Filipos: “...antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo...” (Fp 2.7). Lucas registrou as palavras de Jesus: “Eu entre vós sou como quem serve” (Lc 22.27). Mateus escreveu: “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir” (Mt 20.28).

A igreja é uma composição de discípulos que servem. O corpo precisa da arte de servir!

Alguns pequenos exemplos de servir:

- Jesus “lavou os pés dos discípulos” (Jo 13.5);

- Discípulos “...distribuíram os pães e os peixes que Jesus multiplicou” (Mt 14.19);

- Discípulos “encheram seis potes de água, 80 litros cada pote e Jesus transformou água em vinho” (Jo 2.7);

Jesus realizou milagres. E para a realização dos milagres, houve espaço para servir. Enquanto se serve, Jesus realiza seus milagres.

Para Deus, o servir ocorre também nas pequenas situações. Um exemplo prático: as casquinhas são pintadas e enchidas com amendoim. Tiramos as fotos e divulgamos. Todavia, se muitas pessoas não ajuntassem as casquinhas; as casquinhas não serão feitas, pois faltou o serviço de recolher e guardar as casquinhas de ovos.

Jesus quer discípulos! Ao ordenar: “Ide fazei discípulos de todas as nações...” (Mt 28.19), o ir já é uma espécie de servir. Nesse servir, pelo Batismo e Ensino Jesus vai fazendo discípulos e entre os seus discípulos, o maior é o que serve.

O discípulo é agraciado em ser discípulo. O servir demonstra seu discipulado. O problema é quando durante a caminhada, a exemplo de Tiago e João, alguns querem status, honras, elogios e poder pelo seu servir.

É muito nobre, mas não é cabível que apenas um, ou um pequeno grupo, sirva. É preciso que todos sirvam, pois quanto mais servirem, mais fácil se torna a obra, mas amplo fica o horizonte. Cuidemos com a centralização em torno de uma pessoa. Isso traz sobrecarga, serviços deficientes, obras inacabadas. Centralizar é impedir que outros sirvam. Centralizar é monopolizar e individualizar o que Jesus solicita para todos. Servir é expandir.

Uma alternativa para a descentralização é a delegação. É pedir e deixar com que outros façam. O diácono realiza um serviço pelo servir.

Os diáconos são mordomos do serviço de Deus aos santos. Diáconos servem nos bastidores, servindo e suprindo a necessidade dos irmãos. Há pessoas que servem e outros veem, e há aqueles que servem sem outros verem e a igreja também é beneficiada por seu agir.

Àquele que serve já tem uma recompensa guardada pelo Pai Celestial, quer seja aqui, quer seja na eternidade.

O servir se torna essencial para o andamento do ofício pastoral, evangelístico e profético da igreja. Foi dito no início da expansão do cristianismo: “...Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir as mesas” (At 6.2). Para que o específico da igreja ocorra – pregar, é preciso e é urgente que haja quem sirva. Para servir é preciso disposição e humildade. Muitas vezes, o servir chega ao ponto de ter que carregar o próximo nas costas.

Servir gera um impacto tremendo fora da igreja. Vocês ouvem o bom testemunho pela cidade devido ao vosso servir. Já ouvimos: uma igreja tão pequena e quantas coisas realizam (At 2.42-46; 6.1-7). Quando os discípulos servem, a congregação cai na graça dos homens e se multiplica.

Servir é pensar no outro. Não visa aplausos, elogios ou qualquer outra coisa. Visa tão somente estar sob a sombra de Jesus e seguir seus passos, afinal, seguindo a nossa frente, Jesus sabe o que está fazendo e é certo o que faz.

O único ofício constante e sem fim na igreja é servir. Esse servir ocorre pelo fato da igreja ser composta por pessoas generosas, caridosas, misericordiosas. Isso se deve ao fato da igreja ter como cabeça Jesus Cristo – o diácono que serviu e serve a igreja.

Jesus estava caminhando rumo a cruz e muitas pessoas o seguiam (Mc 8.27 – 10.52). O perigo que se apresentou, se apresenta ainda hoje. O perigo de supor que por seguir Jesus se merece mais do que àqueles que não o seguem. O perigo é querer destaque. Um queria estar à direita e outra a esquerda. A direita é o lugar de mais alta honra e esquerda um pouco inferior. Corre-se o perigo de Tiago e João, ou seja, preocupar-se consigo mesmo. Corre-se o perigo de julgar-se com direito de obter méritos por servir.

Ao invés de honra, Jesus propõe entregarem a vida pelo Reino. E, mesmo tendo dito sim, poucos dias depois, abandonaram Jesus na hora do sofrimento (Mc 14.50).

Ao servir, não queira a honra. Por hora, é necessário sofrimento e cruz.

Não deixe a ideologia secular dominar nossa mentalidade. Não se se contaminem pela ideologia do privilégio e rivalidade. Não deem lugar para ambição pessoal.

Jesus fala que o diácono é o doulos. Essa palavra indica um serviço realizado pelas mulheres e pelos escravos. Ou seja, no Reino de Jesus, o status, o maior, o melhor são aqueles que servem com amor aos demais. Assim como Jesus serviu, ele nos servirá quando voltar (Lc 12.37). Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...