quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

A palavra da verdade para não ser reprovado durante a tentação!

 Texto Bíblico: Tiago 2.13-18

Tema: A palavra da verdade para não ser reprovado durante a tentação!


Mesmo morando num município onde há dois grandes rios (Ivai e Paraná), não tenho hábito de pescar. Todavia, mesmo não sendo pescador, sei que para pegar um peixe pouco importa a qualidade da vara de pesca, o essencial é a isca. E, dependendo do tipo de peixe que se deseja pescar, é necessário uma isca adequada.

O apostolo Tiago inicia sua carta descrevendo as provações e a felicidade de quem é aprovado nessas situações (Tg 1.2-12). Nesses primeiros versos Tiago destaca que não se pode deixar levar pela fascinação de alguma realização. Não há motivo para se exaltar, afinal, "sou o que sou pela graça de Deus" (1Co 15.10).

O apostolo Tiago utiliza-se da palavra peirasmos (prova, teste para aprovação). Todavia, a palavra tentação destaca ser reprovado. A tentação surge como um caminho perigoso e decisivo. A tentação é um caminho alternativo que se abre e o mesmo é muito sedutor.

Caminhos viáveis e sedutores se abriram e se abrem todos os dias. Cito exemplos clássicos:

1 - EVA: a árvore estava ali. Deus já havia lhes comunicado sobre. No entanto, o inimigo despertou algo na mulher que a fez cair e desobedecer.

Quantas Evas em nossos dias. Vivendo suas vidas tranquilas e, repentinamente uma mensagem no Waths, facebook, instagran e tudo muda.

2 - CAIM: sem saber com o rancor que foi provocado por ele mesmo, na força do ódio, assassinou seu irmão.

Tragédias semelhantes acompanhamos todos os dias.

3 - ACÃ: nenhum despojo deveria ser retirado de Jericó. Porém, a beleza da capa e a possibilidade da riqueza com a prata, levaram Acã a pecar.

Há quem diga que a oportunidade faz o ladrão.

4 - JOSÉ: seduzido pela esposa do seu patrão, não se deixou levar. Pagou um preço caro diante da calúnia, mas, permaneceu íntegro.

Ao final da peregrinação no deserto, Moisés disse ao povo: "Lembrem como nosso Deus guiou vocês pelo deserto nesses quarenta anos. Durante essa longa caminhada, Deus os humilhou e os pôs à prova para saber se estavam resolvidos ou não a obedecer aos seus mandamentos" (Dt 8.2).

Deus não quis a queda! Deus não quer que os seus sejam reprovados, por isso, Tiago escreveu: "Deus não tenta ninguém".

O fato é: Deus concede dádivas. Ele não tenta. E em meio as dádivas, por causa da cobiça, não as valorizamos e nos deixamos seduzir por outras dádivas que Deus concedeu ao próximo.

 A cobiça se dá por causa de um objeto ou situação específica. É a tentação, ou melhor, o caminho sedutor que se abre diante de cada ser humano.

O pescador joga o anzol na água, mas não é certo que pegará um peixe. É preciso que o peixe morda a isca, seja fisgado e para que o peixe morra, é preciso tirá-lo do seu habit natural.

A isca que está destruindo muitos é a cobiça. Tiago escreveu: "...a cobiça, depois de haver concebido, dá a luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte" (Tg 1.15).

A cobiça é tão danosa que dos dez mandamentos, dois são destinados para esse tema.

Em minha opinião, a cobiça têm como raiz a falta de gratidão. Observe: "toda boa dádiva e dom perfeito, são lá do alto do Pai das luzes" (Tg 1.17).

A cobiça, o desejo por algo que pertence a outro mostra o quanto eu estou insatisfeito com a dádiva que Deus me concedeu.

A cobiça me cega para as dádivas de Deus. Pouco a pouco a cobiça vai corroendo minhas relações sociais, familiares, a vida espiritual e por fim causa a destruição. Sou como o peixe que mordeu a isca, foi fisgado e agora está por ser retirado da água e morrer.

Deus não quer que nenhum dos seus morra. Por isso, "segundo o seu querer, me gera pela palavra da verdade" (Tg 1.18).

Deus deseja e nos salva pela proclamação da sua Palavra. Deus age por sua Palavra. Pela Palavra da verdade, Deus nos gera e nos oferece a Deus como que sendo os primeiros frutos da colheita. Pela palavra da verdade, Ele me tira das trevas e me chama e traz para a sua maravilhosa luz (1Pe 2.9). E, como Davi compôs no Salmo: "da sua luz vemos a luz" (Sl 36.9).

Essa palavra impede que eu, mesmo tendo mordido a isca e tendo sido fisgado, não seja retirado do meu habit natural e morra.

Deus não tenta, ao contrário, Deus concede dádivas e maravilhas. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...