segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

A vida de um seguidor de Jesus Cristo!

 Segundo Domingo na Quaresma

25 de fevereiro de 2024

Salmo 22.23-31; Gênesis 17.1-7,15-16; Romanos 5.1-11; Marcos 8.27-38

Texto da prédica: Marcos 8.34

Tema: A vida de um seguidor de Jesus Cristo!

 

Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8.34).

 

Se alguém quer me seguir - a frase grega enfatiza que seguir Jesus não era apenas um consentimento da vontade e sim pleno propósito de coração. Seguir Jesus é uma resolução determinada.

Seguir a Cristo é um convite, não uma obrigatoriedade.

Por essa razão, Jesus passa a enumerar as implicações desse seguir.

Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8.34).

Seguir Jesus é esquecer seus próprios interesses.

Muitas pessoas da multidão para a qual Jesus falava, estavam seguindo Cristo por algum interesse, quer seja numa cura, num milagre ou algum benefício.

Muitas vezes, seguir a Jesus Cristo, não traz o que se espera para o seguidor. Alguns ao iniciar o seguimento a Jesus, o fazem na expectativa de algum retorno, quer na saúde ou até mesmo financeiro.

Seguir a Cristo á fazer parte de um novo projeto de vida. Não é um projeto pessoal. Não é o que eu quero.

Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á” (Mc 8.35).

Seguir Jesus não é um seguimento por interesse pessoal, afinal, mesmo sendo seguidor, surge a doença, as desavenças, as dificuldades e se o seguir deve-se a um interesse pessoal, será como perder a vida. E algo que se iniciou com alegria e empolgação, torna-se frustrante.

Não se pode ter uma noção equivocada sobre a natureza do Reino de Deus.

No Reino de Deus, diferentemente desse mundo, não há pragmatismo ou imediatismo.

Seguir Jesus é aderir a causa de Jesus e do evangelho. Cada cristão, bem como toda a igreja, está voltado para o outro. O beneficiário é o outro.

Essas palavras de Jesus não compõe um sermão trágico. O ensino de Jesus Cristo é:

                    - Libertar-se de si mesmo e do seu ego;

                    - A vida passa a ter um novo sentido, a causa do evangelho;

                    - A prioridade é salvar o outro;

                    - A vida não é mais minha e eu posso fazer o que quiser;

                    - Nessa vida, estou cercado por sofrimentos;

O carregar a cruz é seguir no caminho da execução. A crucificação não visava apenas tirar a vida. Aquele que carregava uma cruz para nela ser crucificado estava exposto as muitas situações desonrosas. Judeus e Romanos tinham a morte na cruz, o carregar a cruz, como algo de extrema vergonha (Hb 6.6; 11.26; 12.2; 13.12; 13.13).

Carregar a cruz era caminhar para a morte e enquanto isso, ser era chutado, cuspido, amaldiçoado. Carregar a cruz era estar isolado e ver as pessoas balançarem a cabeça ao ver o carregador da cruz.

Carregar a cruz e negar-se a si mesmo era aceitar o desprezo da sociedade.

Dessa forma, ao dizer: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8.34), Jesus enumerava o quão custoso era segui-lo.

Davi escreveu: “O teu amor é melhor do que a própria vida, e por isso eu te louvarei” (Sl 63.3).

A vida não se resume apenas ao aqui e agora. Não é pecado trabalhar, buscar uma vida melhor. Todavia, Jesus salienta que nada é mais importante e tão valioso, a ponto de querer viver apenas aqui e agora.

Fora de Jesus não há vida!

O discípulo de Jesus não está isento de perseguição, sofrimento, tribulação. E o perigo, é justamente, envergonhar-se de seguir a Cristo a quem o discípulo passou a seguir julgando-o como um milagreiro.

A palavra envergonhar (aparneomai) significa negar. A mesma transmite a ideia de um discípulo que se desliga legalmente de Jesus Cristo diante de um tribunal.

Aos seus discípulos que por seguirem Jesus passam por situações adversas, são zombados e ridicularizados, mais uma vez ouvem a proclamação: “...quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos” (Mc 8.38). O Jesus vencedor virá publicamente.

Não pense que só por ser ridicularizado, perseguido, que tudo está equivocado. Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8.34). Amém

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...