terça-feira, 6 de junho de 2017

Batismo - Une e Separa, Promove e Questiona a unidade existente.

11 de junho de 2017
Santíssima Trindade
Sl 8; Gn 1.1-2,4ª; At 2.14ª,22-36; Mt 28.16-20
Tema: Batismo - Une e Separa, Promove e Questiona a unidade existente.

         Jesus disse:
         “Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.18-20).
         Refletir sobre o batismo me faz questionar sobre efeitos contraditórios: Unir e Separar, Promover a Unidade e Questionar a Unidade existente.
         Lidar com a doutrina do batismo não é uma matéria fácil, principalmente num diálogo inter-religioso. Quem já dialogou sobre batismo com uma pessoa que não aceita o batismo infantil? Como terminou o diálogo?
         Dialogar sobre batismo não é fácil. Mesmo reconhecendo a dificuldade, desejo nessa mensagem trazer o assunto para que juntos reflitamos sobre o mesmo.
         Conforme registrado pelo evangelista Mateus, a igreja batiza com base na comissão do Senhor Jesus (Mt 28.19).
         Observe que ao comissionar à igreja o batismo, Jesus fala como exaltado. É o Jesus vencedor da morte, do diabo e do inferno. O batismo ocorre sob autoridade de Jesus. Eis que aí surge o problema. Muitos não reconhecem essa autoridade, por isso, o batismo também é questionado.
         O batismo é realizado sob “toda autoridade” do Jesus ressuscitado. O batismo só é batismo por causa da palavra e autoridade de Jesus. O batismo não é institucional. O batismo é o meio pelo qual as pessoas são feitas discípulos de Jesus Cristo.
         Todos aqueles que foram feitos discípulos, mostram seu discipulado simplesmente porque se dirigem para fazer outros discípulos. Como o discípulo faz discípulos de Cristo?
         O tempo dos verbos, ou seja, os particípios gregos, enfatizam a sequência: batizando - ensinando. O batismo acontece em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Não é em nomes, mas em o nome. E o ensino envolve “tudo, todas as coisas”.
         Tanto batismo quanto ensino tem um tempo determinado para acontecer. Qual?Até a consumação dos séculos”. Todos os discípulos que por batizarem e ensinarem sofrerão todo tipo de perseguição. A esses, Jesus lhes faz uma promessa: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Sendo assim, não deixem de batizar e ensinar.
         Durante o seu ministério terreno, Jesus ressaltou aos discípulos que aqueles que ouvissem os discípulos de Jesus, feitos pelo batismo e ensino, estariam ouvindo o próprio Jesus. Quem recebesse os discípulos estariam recebendo Jesus. E ao subir aos céus, Jesus completa o ensino dizendo que não importa se as pessoas irão ouvi-los ou não, se irão recebe-los ou não. O importante e necessário era saber que Jesus, o vencedor do inferno, da morte e do diabo, estaria com eles até o fim. Essa promessa motiva a igreja a continuar batizando e ensinando.
         O Espírito Santo, a água viva que corre para gerar vida (Jo 7.37-39), não é apenas o atuador no Batismo. Ele é instrumento, ator, dom, doador. É aquele que é enviado e envia. O Espírito Santo implanta pessoas em Cristo e faz delas filhos de Deus. O batismo é um momento em que Deus age. Pelo batismo Deus justifica, santifica, salva e revive.
         O dia do teu batismo, quando criança ou adulto, foi um momento especial. Foi um momento em que Deus te justificou, santificou e reviveu. O batismo foi o momento mais especial da tua vida, afinal, diante do altar do Senhor, pais e padrinhos trouxeram uma criança morta e desgraçada. Pelo batismo retornaram para casa com uma criança cheia de vida e abençoada.
         O batismo pode ser comparado a criação do mundo. Afinal, Deus por sua Palavra cria uma nova pessoa.
         Infelizmente muitas pessoas estão buscando o batismo apenas como algo ritualístico. Como se fosse uma obra necessária. Outros apenas batizam como mero costume, uma tradição de família. Há os que tem o batismo como um mero dever a ser cumprido, por isso só buscam a igreja para batizar. Lembre-se: a necessidade do batismo está no fato do batismo ser uma ação salvífica de Deus.
         Quando Jesus disse: “Vão a todos os povos do mundo...” (Mt 28.19) não estava simplesmente dando uma ordem. Ele estava e continua fazendo uma convocação para que assim como nós, outros recebam a sua graça através desse meio da graça: BATISMO.
         Trazer uma criança ou um adulto ao batismo não é apenas o cumprimento de uma obrigação religiosa. No Batismo, pais, padrinhos e toda a congregação vê a ação graciosa de Deus. Pelo batismo, o ser humano nascido morto para Deus, é alcançado pela graça de Deus.
         A graça dispensada no batismo continua sendo oferecida na pregação da Palavra. Por isso, Deus continua convidando todos para que constantemente o ouça.
         Por isso eu não posso terminar essa mensagem sem deixar de dizer uma coisa. Sendo que a graça de Deus é dispensada também pelo ouvir da pregação da Palavra de Deus, não é correto afirmar que aqueles que morreram sem o batismo, por falta de oportunidade não foram salvos. Será condenado aquele que rejeita o batismo por rejeitar a Palavra de Deus. A rejeição é que condena. Quer seja a rejeição do batismo ou da Palavra de Deus.
         Deus é gracioso para com seus filhos e filhas. Deus age tão somente pela sua Palavra. Através do sermão, a pessoa recebe a graça de Deus pela audição. No batismo, a pessoa recebe a graça pela audição e pelos poros, quer tenha sido imersa ou apenas tenho sido borrifado água sobre. Na ceia, a pessoa recebe a graça por meio da audição e da boca. No sermão, Deus mostra a sua graça através da promessa a respeito da morte e ressurreição de Jesus. No batismo, Deus mostra sua graça te resgatando das trevas e escrevendo seu nome no livro da vida. Pela santa ceia, Deus mostra a sua graça através do corpo e sangue, o cumprimento da promessa de Deus. De acordo com Gênesis 1, quando Deus fala, eis que tudo acontece.
         Quer seja na pregação, quer no batismo ou na santa ceia, o próprio Cristo é proclamado, dando-nos perdão dos pecados, vida e salvação. Na pregação, no batismo e na santa ceia, o pecador é justificado, santificado e renovado. Pregação, Batismo e Santa Ceia é uma unidade da graciosa ação de Deus. Os sacramentos (batismo e santa ceia) são Palavra visível e a Palavra pregada é o sacramento audível. Pregação, Batismo e Ceia são formas diferentes da mesma ação salvífica de Deus.
         Jesus, ao enviar sua a igreja, composta pelos discípulos para que batizasse em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, na verdade estava esclarecendo o que de fato é batismo. A invocação da santíssima trindade é que faz da água batismo. A Palavra de Deus é que torna o batismo cristão distintivo de outros ritos semelhantes. Ser batizado na santíssima trindade é ser batizado por Deus mesmo.
         No ato batismal, em nome da santíssima trindade, Deus age para com a igreja. Pelo batismo, Deus não apenas recruta membros para sua igreja, mas confia o batizado a igreja para o resto da vida. Amém!


Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...