terça-feira, 13 de junho de 2017

A chegada da Misericórdia!

18 de junho de 2016
2º Domingo após Pentecostes
Sl 100; Ex 19.2-8; Rm 5.6-15; Mt 9.35.10.8
Tema: A chegada da misericórdia!

As turnês de artistas de são muito concorrida. Quando o público fica sabendo da turnê de algum cantor ou banda de sucesso, em poucos minutos os ingressos se esgotam. Para mim é uma pena que as turnês desses artistas são realizadas apenas em cidades populosas.
Os relatos bíblicos mostram que Jesus esteve numa turnê em toda a região da Galiléia (nas cidades, aldeias e vilas). A região da Galiléia era composta por mais de 200 cidades e vilas. A turnê de Jesus era um verdadeiro espetáculo: composto por ensino (proclamação), pregação e cura. Se esse espetáculo pudesse receber um nome, o nome seria: a chegada da misericórdia.
Numa dessas cidadezinhas, a reação de Jesus foi surpreendente, ou seja, além do normal. Jesus contemplou a condição de uma multidão. A contemplação não foi por causa da pobreza material ou por serem maltrapilhos. Nada disso. Jesus contemplou a condição espiritual. A multidão era composta por “ovelhas que não têm pastor” (Mt 9.36).
Nos capítulos 8 e 9 do evangelho de Mateus, observamos Jesus contemplando as necessidades físicas, ou seja, as enfermidades das pessoas. A partir do capítulo 10, a preocupação de Jesus se concentra nas necessidades espirituais. Por isso, as palavras dos versículos 35-38 do capítulo 9, narram a necessidade da expansão da igreja.
Qual é o motivo para a expansão da igreja? As multidões estão aflitas e exaustas. Os termos gregos nos revelam que as multidões estavam assediadas e desamparadas. Conforme registra o evangelista Mateus, as multidões era “ovelhas sem um guia pelo caminho e sem proteção”. Essa continua sendo a motivação para a expansão da igreja. E para que essa expansão da igreja ocorra é necessário ter a mesma reação de Jesus. Qual? Jesus sentiu “compaixão”.
Compaixão é um termo que aparece 5 vezes em Mateus e 12 vezes em todo o Novo Testamento. Compaixão significa “a torção dos intestinos”. É o mesmo sentimento do pai do filho pródigo ao vê-lo voltar ainda longe.
O intento de Jesus é que seus discípulos sintam o mesmo pelas multidões. Por isso, primeiro, chamou a atenção para a necessidade de trabalhadores para a colheita; segundo, pediu que orassem por mais obreiros; terceiro, comissionou e preparou os discípulos para sair e ministrar a multidões necessitadas.
Para que os discípulos ministrem adequadamente é necessário que vejam a necessidade espiritual da multidão. É preciso amar os ouvintes. Precisam sentir uma compaixão genuína e profunda pela multidão. E preciso perceber que sozinho não dá conta de toda a missão, por isso, ora todos os dias para que haja mais e mais obreiros.
Jesus recomenda: Rogai (v. 38). O verbo grego é deomai e significa ter falta ou necessidade. Ou seja, Jesus ao dizer rogai está dizendo, sintam falta de trabalhadores e roguem pelos mesmos. Eu sinto tanto a falta de mais um colega, afinal, temos tantos desafios, falta tantos pastores à IELB. Roguemos.
Lembre-se: Nossa tarefa é orar a de Deus é enviar.
A falta de obreiros não se deve a indisposição de Deus em chamar e enviar.
Interessante é que Jesus fala sobre a falta de obreiros num período em que havia muitos líderes religiosos em Israel (verifique Ezequiel 34.2). Mas, os mesmos não estavam agindo como enviados de Deus. Não anunciavam o que de fato Deus anunciava.
Vamos continuar no relato bíblico.
Mateus 10.1-4.
Durante muitos meses, Jesus escolheu seus discípulos.
Os primeiros foram os discípulos de João Batista (Jo 1.35-51).
Jesus dedicou-se uma noite em oração e escolheu de entre seus seguidores os 12 que estariam intimamente associados com ele (Lc 6.12-16).
Jesus passou a lhes ensinar com exemplos e preceitos. Eles aprenderam do próprio Jesus a respeito da missão de Deus. E assim, após um longo período de preparação, inclusive a do reconhecimento das necessidades espirituais das pessoas e sentir compaixão por elas, os enviou sob sua supervisão.
O capítulo 10 é o desfecho do método de Jesus.
Ele chamou, preparou, autorizou e delegou homens para representa-lo no mundo. Como representar Jesus nesse mundo? Jesus deu autoridade” (Mt 10.1). “toda autoridade me foi dada, vão” (Mt 28.19-20). A igreja, os discípulos, agem e servem sob a autoridade de Jesus. Sob essa autoridade realizamos a mesma missão daquele que nos enviou Jesus. Sob a autoridade de Jesus, a igreja e os discípulos: proclamam, pregam e curam. A proclamação e a pregação não está especificada nessa texto, mas fica evidente em Mt 28.18-20.
Após chamar e enviar seus discípulos, no verso 2, os discípulos são caracterizados de apóstolos. Essa é a única vez em que Mateus emprega esse termo. Qual é o objetivo de Mateus em apresentar essa mudança de nomenclatura (discípulo – apóstolo)? Discípulos são aprendizes sem autoridade recebida para efetuar algo. Apóstolo implica ter aprendido e ter sido enviado sob autoridade de Jesus.
O termo apóstolo deriva do verbo apostéllo, e significa alguém enviado e com a autoridade para representar outro como um embaixador.
O Novo Testamento usa o termo apóstolo em dois sentidos: particular e geral. Em sentido particular só houve 12 apóstolos, se contarmos o apóstolo Paulo (2Co 11.5; 12.11), são 13. Em sentido Geral pode-se acrescentar a lista de apóstolos, Barnabé (Atos 14.13-14); Matias (Atos 1.26); os irmãos de Jesus (1Co 9.5; Gl 1.19); Andrônico e Júnia (Rm 16.7). O próprio Jesus foi chamado de apóstolo (Hb 3.1).
No Novo Testamento a lista com 12 apóstolos aparece quatro vezes (Mt 10.2-4; Mc 3.16-18; Lc 6.14-16; At 1.13). Geralmente Pedro aparece primeiro não por ser infalível (Mt 16.23; Gl 2.11) ou estar acima dos demais (1Pe 5.1). Judas é sempre o ultimo e nem aparece na lista de Lucas em Atos.
Após delegar os discípulos para agir em nome de Jesus sob sua autoridade e os nomear como apóstolos. Jesus apresentam a série de instruções aos novos apóstolos quanto a missão de devem realizar (Mt 10. 5-15). A missão de graça, misericórdia e fé. Recebida por uns e ignorada por outros.
O que chama atenção é o fato de Jesus limitar o alcance da missão dos apóstolos (Mt 10.5). Um alcance temporário (Mt 28.18-20).
É preciso e convém ressaltar que primeiro o evangelho deveria ser pregado aos judeus e depois aos gentios (Rm 1.16). Isso pelo fato de, se porventura Jesus e os discípulos tivessem ido primeiro aos gentios, os judeus teriam argumentos para rejeitá-lo. A missão aos gentios só foi direcionada após a rejeição dos judeus. A missão deveria iniciar-se por algum lugar e começou na localidade mais próxima e no meio de um povo que lhes era comum. As “ovelhas perdidas da casa de Israel” – um povo com necessidade do evangelho. A missão era de misericórdia (At 9.36-43; 20.9-10; 16.18).
Conforme Mt 10.8, a missão era de graça. Aqui não se trata de valores em dinheiro. O texto refere-se a mordomia completa do ministério. Ninguém pagou para entrar no reino, não cobrem para que outros entrem no reino. O serviço cristão não é realizado por dinheiro, mas pela misericórdia. Afinal, a turnê de Jesus se caracterizou pelo ensino (proclamação), pregação e cura. Com Jesus, eis que chegou a misericórdia. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...