domingo, 18 de junho de 2017

Ministério da Misericórdia

25 de junho de 2017
3º Domingo após Pentecostes
Sl 91.1-10; Jr 20.7-13; Rm 6.12-23; Mt 10.5,21-33
Tema: Ministério da Misericórdia

Os versículos 16 ao 42 do evangelista Mateus é uma seção com muitos temas. Mas, todos os temas conduzem a preparação dos discípulos para o futuro ministério: o ministério da misericórdia. Esse por sua vez só seria efetivado após a crucificação e ressurreição de Jesus.
Jesus adverte sobre a oposição e perseguição que os apóstolos e discípulos sofreriam por causa do nome de Jesus.
Há quem diga que os ensinamentos resumidos no capítulo 10 por Mateus foram muitas lições dadas em vários dias. Os versículos 9 a 15 são encontrados em partes do evangelho de Marcos e Lucas. Ecos dos versículos 17 a 25 se encontram na parte escatológica de Marcos 13 e Lucas 21. Os ensinos dos versículos 26 a 30 são encontrados dispersos no evangelho de Lucas. Os versículos 40 a 42 são particulares do evangelho de Mateus.
Mateus capítulo 10 caracteriza a comissão e a missão dos apóstolos. Jesus fala da natureza da missão e a resposta dos que iriam receber a missão da misericórdia, graça e fé. Alguns receberiam e outros rejeitariam. A maior parte desse capítulo 10 aponta o lado negativo da missão, ou seja, a violência e a oposição ao evangelho.
Jesus não engana ninguém diante do chamado, da capacitação e do envio. De maneira muitos honesta, Jesus fala sobre as consequências para aqueles que estão no reino, principalmente os apóstolos, ou seja, os que aprenderam e receberam autoridade de Jesus para ensinar, curar e expelir demônios.
Os versículos 16 a 25 apontam as três fontes da perseguição
Não espantem, mas a primeira é da própria igreja; segundo, do governo desse mundo e terceiro, da família.
Como reagir?quem ficar firme até o fim será salvo”.
Permaneça assim como é enviado, ou seja, como ovelha. A ovelha é um animal dócil, frágil e sem defesas próprias e precisa do grupo e do pastor.
Não se preocupe com os lobos que atacam sem dó nem piedade os discípulos e apóstolos de Cristo. O não preocupar-se está no fato de que Jesus é o bom pastor. E sendo ovelha do bom pastor, mesmo que eu ande por um vale escuro como a sombra da morte, não temerei, pois ele está comigo. Essa foi a promessa do Senhor ressuscitado: “estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.
Sempre houve, há e haverá àqueles que emplacam maldades para destruir os mensageiros de Cristo. Mas, graças a Deus, não são todos assim.
Não comentarei hoje sobre a perseguição eclesiástica e política ao evangelho e pregadores do evangelho. Quero destacar as palavras do versículo 21 que fala sobre a perseguição que há na própria família.
A conversão dos primeiros gentios ao cristianismo nos auxilia na compreensão dessas palavras de Jesus. Muitos dos ex gentios tiveram que abandonar toda a tradição religiosa familiar e assim passaram a ser odiados e detestados pela própria família.
Na transição entre a idade média e a moderna, Lutero foi excomungado numa época em que poderia ter sido morto como um cachorro de rua, isso por ter virado as costas a tudo aquilo que estava contra a Palavra de Deus.
É natural, mesmo em pleno século 21, pessoas que ao abandonar sua tradição religiosa, passam a ser odiados e detestados pelo restante da família.
Jesus anunciou pelo apóstolo João em Apocalipse: “quem ficar firme até o fim será salvo” (Ap 2.10).
O conselho de Jesus sobre ser astuto como as serpentes e manso como os pombos é para que os apóstolos diante da perseguição saibam que é preciso refugiar-se. Jesus praticou esse critério (Mt 4.12; Lc 4.29-30). Observe que não há mérito nenhum na busca do martírio e da perseguição. As pessoas não querem ser perseguidas, isso acontece tão somente por causa do evangelho.
Os versículos 26 a 33 é dirigido aos apóstolos que estavam temorosos diante da inevitável perseguição por causa da fé em Jesus. Diante do temor, Jesus diz que os homens tem medo dos homens pelo simples fato dos mesmos serem capazes de tirar a vida. Assim, Jesus convida: “não tenham medo de ninguém...”, afinal, os perseguidores só podem atingir o corpo.
A expressão “não os temais...” é a tradução do verbo grego que está no tempo pretérito indefinido. Assim, ao dizer “não os temais...”, Jesus estava dizendo: nem comecem a sentir medo. Fiquem tranquilos! 

No verso 28, o verbo “Não temam” está no tempo presente. É o mesmo que dizer, vocês estão proibidos de continuar a ter medo. Não há nada a temer.
Os perseguidores estão limitados em seu poder, o máximo que podem é tirar a vida. Deus, ao contrário, tem em suas mãos o destino do corpo e da alma (At 5.29).
Não tenham medo, pois, os perseguidores só procuram destruir, mas, alguém superior a eles cuida e protege (Mt 10. 29-31). Deus tem um cuidado todo especial com seus mensageiros.
Jesus não quer que o medo humano cale os apóstolos no testemunho sobre esse Deus amoroso e misericordioso. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...