domingo, 28 de maio de 2017

Rios de água viva correm ...

Pentecostes!
113 anos da IELB
Alto preço a pagar pelo confessionalismo!
04 de junho de 2017
Pentecostes
Sl 25.1-15; Nm 11.24-30; At 2.1-21; Jo 7.37-39
Tema: Rios de água viva correm da IELB

Talvez alguém pense que é, e acredito que seja, muita pretensão colocar como tema de um sermão: Rios de água viva correm da IELB.
Tenho muitos leitores de outras denominações cristãs, e o objetivo não é ofendê-los, mas, levar cada qual a seguinte reflexão: Rios de água viva correm da .... (Referida denominação). Como denominação cristã, estamos oferecendo aquilo que fomos enviados para oferecer: água viva!
A IELB expressa a verdade de que “todo aquele que crê na obra realizada por Jesus tem a salvação eterna”. Para ser salvo não depende da igreja da qual faz parte, mas da fé em Jesus como seu Salvador.
A SALVAÇÃO NÃO ESTÁ ATRELADA A INSTITUIÇÃO!
A verdade é que a instituição deveria estar atrelada a salvação. Ou seja, a instituição denominada cristã precisa oferecer o que lhe é próprio: a água viva!
Analisemos e vejamos se é ou não pretensão colocar como tema: Rios de água viva correm da ...
Vamos ao texto bíblico...
O último dia da festa era o mais importante. ...” (Jo 7.37). Qual era a festa? A festa dos tabernáculos era celebrava ano após ano, para lembrar os quarentas anos em que seus antepassados moraram em tendas no deserto, no tempo em que estavam de caminho a terra prometida. Além da lembrança, celebravam o fim das colheitas. Celebravam o fato de que que haviam recebido de Deus todo o bem necessário para o corpo e a vida.
No deserto seus antepassados haviam recebido de Deus todo o necessário para o corpo e a vida, sem plantação e colheita. Entre as muitas bênçãos, a maior bênção no deserto era a Água. A água era a maior celebridade da festa. Ela era o motivo da celebração. Deus havia dado água no deserto. A água foi a preciosidade das mãos de Deus durante a caminhada nos quarentas anos no deserto.
A maior celebridade, a água, estava sendo celebrada. E no exato momento em que o sacerdote carregava a água, “Jesus se pôs de pé e disse bem alto: - Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7.37). Nesse momento, a celebração foi interrompida pela discussão em torno de quem de fato era Jesus. E como sempre foi, é e será, Jesus causou separação. Alguns queriam louvá-lo, outros queriam prendê-lo.

Jesus continua oferecendo a água viva – mas, assim como há muitos países carente de água potável, há milhões de pessoas carentes da água viva.
E exatamente por isso, Jesus convida: “...se alguém tiver sede venha a mim e beba ...”.
Disse o filósofo Carlinhos Braw, sucesso no carnaval de 2011: “Bebeu água, não! Tá com sede, tô! Olha, olha, olha, olha a água mineral”.
Sem querer criar um sucesso para o carnaval e sem criar slogan do Refrigerante Sprite, Jesus disse: “...se alguém tiver sede venha a mim e beba ...”. Deixe a sede, venha a fonte de água viva.
Jesus fala de uma água viva, ou seja, uma água que está vivendo, sempre viva e atuante. Essa água viva flui tão somente de Jesus. O evangelista João (Jo 4.14) apresentou o relato da mulher samaritana que ouviu de Jesus que a água que Ele, Jesus, oferece e dá, é uma fonte de água que jorra. Jesus oferece e dá a água da vida. Jesus é a origem da água da vida.
Quem é a água viva?
Ao falar sobre a água viva - Jesus estava falando a respeito do Espírito Santo. Na festa do tabernáculo, quando Jesus interrompeu a festa, o Espírito Santo ainda não havia sido enviado porque Jesus não havia sido glorificado (É preciso ficar claro que o Espírito Santo é atuante desde a criação do mundo).
Mesmo atuante, o Espírito Santo, a água viva vinda de Jesus, foi enviado e atua como aquele que faz lembrar tudo a respeito da obra de Jesus. O Espírito Santo lembra o que Jesus falou e fez. A água da vida, o Espírito Santo, trabalha a partir da obra de Cristo. O Espírito Santo não trabalha fora da obra de Cristo.
A denominação cristã a qual você faz parte, revela a água viva. Sua denominação é uma fonte a jorrar da água viva?
Quem crê habita no Espírito: “fluirão rios de água viva”.
Jesus afirmou que essa promessa está registrada na Escritura Sagrada. As Escrituras Sagradas as quais o Novo Testamento se refere é o Antigo Testamento.
Onde está registrado que “rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim” (Jo 7.38)? Essa profecia foi registrada pelo profeta Isaias (Is 43), Zacarias (Zc 14) e Ezequiel (Ez 47).
O profeta Ezequiel foi enviado para comunicar ao povo que a glória de Deus que havia saído do templo estava de volta. A glória do Senhor, ao voltar, escore por baixo das portas do templo formando um rio caudaloso que chega ao mar morto e lhe dá vida.
No Novo Testamento aprendemos que a glória de Deus é a obra de Jesus Cristo realizada na cruz. Essa glória é oferecida por Deus através dos meios da graça (Batismo, Pregação e Santa ceia).
Assim, afirmo que Rios de água viva correm da IELB. Afinal, como luteranos sabemos que a nossa tarefa primordial é pregar e administrar os sacramentos como Jesus nos deixou.
Parabéns IELB. 113 anos fazendo correr rios de água viva para que pessoas recebam a graça de Deus. Amém.
 
Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...