terça-feira, 2 de maio de 2017

Uma igreja cheia do Espírito Santo!

4º Domingo de Páscoa
07 de maio de 2017
Sl 23; At 2.42-47; 1Pe 2.19-25; Jo 10.1-10.
Tema: Uma igreja cheia do Espírito Santo!

Estamos vivendo o período da páscoa, próximos ao dia de pentecostes (dia 04 de junho). Os versículos 15-36 de Atos capítulo 2 é um sermão proferido pelo apóstolo Pedro diante da ação do Espírito Santo que de tão extraordinário fez as pessoas pensarem que os discípulos estavam bêbados. Diante do extraordinário, Pedro disse: “...Estas pessoas não estão bêbadas, como vocês estão pensando, ... O que está acontecendo é o cumprimento de uma profecia anunciada pelo profeta Joel” (Atos 2.15-16). 
Mais ou menos 870 após o profeta Joel, o apostolo Pedro profere essas palavras. Para Deus, uma promessa feita é o mesmo que uma promessa cumprida. Para os seres humanos, tudo é demorado, mas para Deus tudo é muito rápido e dinâmico (Sl 90.4).
A promessa, não só a do Pentecostes, mas todos os eventos relacionados a salvação do ser humano, está registrada nas Escrituras Sagradas.
Pentecostes é a ação espetacular do Espírito Santo. Pentecostes é o cumprimento de uma profecia – a profecia de que o Espírito Santo age para operar o que a razão não é capaz, ou seja, a fé. 
Já desde aqueles dias, por causa da bebida alcoólica, as pessoas eram capazes de falar uma língua estranha. Outros estranharam que era muito cedo para alguém estar bêbado.
Quando as promessas de Deus são cumpridas, o homem em sua racionalidade limitada, não compreende e nem fica atento as mesmas. Para alguns, o extraordinário era que havia um grupo bêbado falando estranhamente. Alguns de vocês sabem que um bêbado até fala enrolado, mas, não dá para dizer que é outra língua.
Quando as pessoas não conhecem os atos poderosos de Deus estranham qualquer ação que Deus realiza.
A cena do Pentecostes foi extraordinária!
Homens comuns falando diferentes línguas e comunicando a mensagem a respeito de Jesus Cristo para muitos povos ao mesmo tempo. Não foi um aplicativo que fez a tradução simultânea, foram homens que falaram e pessoas que ouviram em sua língua.
A ação do Espírito Santo foi tão espetacular que houve espanto e admiração. O espanto e a admiração ocorreu através de duas situações: 1) - aqueles que queriam saber o que isso significava e, 2) - os que resumiram tudo como algo possível por causa da bebida alcoólica.
O sermão do apóstolo Pedro, equilibrado em Lei e Evangelho, mostra as grandes coisas que o Espírito Santo faz na vida das pessoas. A ação do Espírito Santo é tão poderosa que faz pessoas regirem com espanto. Traz pessoas a fé, naquela oportunidade, quase três mil pessoas foram batizadas.
O Espírito Santo é poderoso! Ele não age apenas num único momento, numa situação específica, (Jo 3.8; Ec 11.5). Sua ação ocorre em várias situações e seu poder dura por toda uma vida.
A igreja que aumentou em quase três mil pessoas naquele único dia continuou perseverante. “E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações” (Atos 2.42).
Sobre essa igreja cheia do Espírito Santo, João Crisóstomo (347 – 407), um grande pregador da igreja antiga, disse que “era uma congregação angelical. Não considerava exclusivamente seu nem uma das coisas que possuía. Dessa igreja cheia do Espírito Santo foi cortada a raiz de muitos males ... ninguém acusava, ninguém invejava, ninguém tinha ressentimentos; não havia orgulho nem desprezo ... O pobre não sabia o que era vergonha, o rico não conhecia arrogância”.
O Espírito Santo é poderoso e continua agindo entre os filhos de Deus, “a comunhão dos santos”. O Espírito Santo continua agindo entre os mesmos para fazer desses santos uma congregação cheia do Espírito. “E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações” (Atos 2.42).
1 - Uma igreja cheia do Espírito Santo é uma igreja perseverante nos ensinamentos dos apóstolos.
Lucas, o médico pesquisador que escreveu o Evangelho de Lucas e o livro de Atos, ambos para Teófilo, quis relatar em seu Evangelho sobre a pessoa e obra de Jesus em favor dos gentios. Em Atos, seu objetivo foi mostrar como Deus continua sua ação através do Espírito Santo e como a mensagem sobre Jesus se espalhou por todos os cantos da terra.
Para que a mensagem sobre Jesus chegue a todos os locais, o Espírito Santo pelo seu poder os fez e faz “perseverantes”.
                            1 – na doutrina dos apóstolos;
                            2 – na ação generosa;
                            3 – no partir do pão;
                            4 – no orar;
Uma igreja só é perseverante pelo poder e atuação do Espírito Santo. O Espírito Santo torna pessoas perdidas em salvas. Quando um perdido é alcançado pela ação poderosa do Espírito Santo, a mesma se revela na “perseverança”.
Os primeiros alunos matriculados na escola primária da fé cristã, perseveravam na doutrina, no ensino dos apóstolos. Quero destacar uma coisa que sempre me chama atenção na IELB. A igreja tida como luterana, nasceu através do abrir e interpretar a Bíblia. A correta aplicação da Palavra de Deus, fez com que Lutero lutasse contra uma igreja que estava enclausurada num sistema filosófico denominado escolástica e a libertou da mesma, mas, como a mesma não o quis, surgiu assim a igreja luterana.
Quanto tempo é utilizado para estudo da Palavra de Deus numa reunião de diretoria? No culto, quanto tempo é utilizado para estudo e reflexão na Palavra de Deus?
E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, ...” (Atos 2.42).
É necessário lembrar que naquele início de expansão do cristianismo, não havia dogmática, catecismo, mas, havia o que sempre foi o fundamento, a parede e o telhado da igreja cristã: a Bíblia (na época o Antigo Testamento).
Naquela época os primeiros alunos tinham a sua disposição o texto do antigo testamento que já apontava para a maravilhosa obra de Deus que seria realizada em seu Filho Jesus Cristo. Essa era a doutrina dos apóstolos, ou seja, salvação por meio da obra realizada por Jesus Cristo.
Nós, IELB, temos a nossa disposição muito mais que os primeiros cristãos tinham. Além do Antigo, temos o Novo Testamento, dois catecismos (maior e menor), dogmática, confissões. E claro, temos a atuação do Espírito Santo entre nós pela Pregação, pelo Batismo e pela Santa Ceia.
Lembrem-se: os cristãos que receberam o poder do Espírito Santo não abandonaram o ensino transmitido por pessoas. Seguiam perseverantes nos pés dos apóstolos, aprendendo tudo o que era necessário aprender.
A igreja cheia do Espírito Santo continuava atuando pela poder do Espírito. “E todos continuavam firmes, ... vivendo em amor cristão, ...” (Atos 2.42).
A “perseverança em torno da Palavra de Deus”, meio pelo qual o Espírito Santo age, conduzia todos os cristãos a viverem na generosidade.
A palavra “Koinonia” vem “koinos” que significa comum, ou seja, “ter algo comum com alguém”. A koinonia expressa o que partilhamos uns com os outros, tanto no que damos como no que recebemos.
Lucas, ao fazer a referência ao “viver em amor cristão” deseja expressar a generosidade de uns para com os outros. Ao dizer isso, mostra o tamanho dessa generosidade. “Todos os que criam estavam juntos e unidos e repartiam uns com os outros o que tinham. Vendiam as suas propriedades e outras coisas e dividiam o dinheiro com todos, de acordo com a necessidade de cada um” (Atos 2.44-45).
A perseverança no amor cristão, no cuidado cristão é perturbador a igreja do século XXI. Há possibilidade de cuidarmos dos necessitados se só captamos recursos para manter a estrutura eclesiástica? Em Querência temos cerca de 12 mil habitantes. Desses, cerca de 4 mil pessoas passam dificuldade. Será que 8 mil não conseguem cuidar de 4 mil. O cálculo é simples, 2 pessoas, cuidam de uma. O problema é o individualismo.
Na época em que se deu o primeiro Pentecostes, havia uma comunidade de líderes essênios, a comunidade de Qumran, a leste de Jerusalém que prescrevia que todo judeu que fazia parte do povo da aliança deveria socorrer o pobre, o necessitado e o estrangeiro. No entanto, aquele que desejava aderir a comunidade de Qumran precisava entregar todas as “suas propriedades e seus ganhos ao tesoureiro da congregação...”.
Ao contrário desse rigor da lei da comunidade de Qumran, pelo poder do Espírito Santo, as pessoas doavam de livre e espontânea vontade. Os verbos “vendiam e distribuíam” no original grego está no tempo imperfeito, indicando assim que a venda e a partilha eram ocasionais, em resposta às necessidades específicas e de livre e espontânea vontade.
A generosidade é sempre voluntária – todo cristão é chamado à generosidade, em especial aos pobres e necessitados. Os necessitados são oportunidades que Deus nos dá para servir.
O Antigo Testamento traz inúmeras exortações a generosidade. Entre seu povo, Deus visava inculcar a tradição de cuidado para com o pobre. Deus ordenou que a décima parte fosse dada aos levitas, que viviam do ensino da lei de Deus, ao estrangeiro, ao órfão e a viúva (Dt 26.12). A igreja cheia do Espírito se apresenta pelo socorro ao necessitado (At 2.45; 4.34-35; 1Jo 3.17).
Não podemos escapar do desafio desses versículos. Quando há necessitados a nossa volta, é a pregação de Lei anunciada a cada um de nós que possuímos bens e pouco ou nada fazemos em favor dos necessitados.
E todos continuavam firmes, ...partindo o pão de casa em casa...” (Atos 2.42).
Nem todos haviam vendido as suas casas. Todas as reuniões era uma preciosa oportunidade para celebrar a santa ceia. Na santa ceia, Deus nos dá algo: Perdão.
E todos continuavam firmes, ... fazendo orações” (Atos 2.42).
A comunhão entre os cristãos não é só manifestada pelo socorro aos necessitados. Ela é manifestada também pela oração. As orações também auxiliam pessoas que delas precisam.
Essa igreja cheia do Espírito Santo “estava cheia de temor” (Atos 2.43). O serviço, o louvor, a honra dos filhos de Deus era dado porque Deus havia visitado a cidade. Havia sido crucificado. Havia ressuscitou e agora pelo poder do Espírito Santo testemunhava essa verdade.
A igreja cheia do Espírito Santo que perseverava na doutrina dos apóstolos; que agia com generosidade; que participava da santa ceia e que orava, era uma igreja que testemunhava. “Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas” (Atos 2.47).
A igreja cheia do Espírito Santo estava ocupada em evangelizar. O Espírito Santo é missionário. Ele agiu para que quase três mil pessoas juntamente com outros perseverassem na doutrina, na generosidade, no partir do pão e nas orações. Isso com um objetivo: que outros fossem acrescentados as fileiras cristãs. Amém! 

Pr Edson Ronaldo Tressmann

cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“Cantem uma nova canção a Deus, ...” (Sl 98.1).

  05 de maio de 2024 Sexto Domingo de Páscoa Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto: Salmo 98 Tema: “ Cantem uma...