segunda-feira, 21 de março de 2016

Páscoa é passar por cima da morte!

27/03/2016
Ressurreição de Jesus – Páscoa
Sl 16; Is 65.17-25; 1 Co 15.19-26; Lc 24.1-12
Tema: Páscoa é passar por cima da morte!

         Quando os missionários na África (Togo), conforme, costume, perguntavam ao cacique: Quais as novas na aldeia? O mesmo sempre costumava responder: Nada, a não ser que homens morrem.
         Todos sabem da realidade da morte, mas não tem uma resposta as suas dúvidas e medos diante da mesma. Vivemos num mundo cercado e ameaçado pela morte. O apóstolo Paulo nos confronta com a realidade da morte e transmite consolo: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1Co 15.19).
         Será que realmente haverá ressurreição dos mortos? O cristianismo, de acordo com a Escritura Sagrada responde sim. Algumas seitas respondem não. Será que tudo se resume a essa vida? O cristianismo de acordo com a Escritura Sagrada responde não. E como foi na época de Jesus algumas seitas respondem sim, a vida está resumida a essa vida. No máximo há uma evolução.
         Há milhares de pessoas vivendo suas vidas como se tudo se resumisse a essa vida e assim, valorizam as coisas desta vida e menosprezam os meios da graça: Batismo, Pregação e Santa Ceia.
         Em lº Coríntios, o apóstolo Paulo responde algumas perguntas dos cristãos da congregação em Corinto. O décimo quinto capítulo é dedicado ao assunto sobre a ressurreição dos mortos, que aliás, era negada por um grupo pequeno dentro da congregação (v. 12).
         Sei que a realidade da morte traz muitas perguntas e dúvidas. Isso é natural para o cristão, afinal, o cristão sabe-se que é merecedor da condenação eterna. O medo que muitos carregam da condenação e até mesmo da morte não é característica de um não cristão, mas sim, de um cristão que se reconhece perdido e condenado. O diabo é o inimigo do cristão e o assola todos os dias. Ao cristão cabe apenas permanecer nas Escrituras Sagradas, afinal, ela é testemunha de que Jesus Ressuscitou, e assim como ele ressuscitou, nós também ressuscitaremos.
         Páscoa - tem sua origem na libertação do povo de Deus da escravidão do Egito que já perdurava 430 anos. A palavra páscoa, no hebraico “Pessach” significa passar por cima ou passar por alto.
         Ao anunciar a décima praga, Deus disse que o anjo da morte passaria pelo Egito e mataria todo primogênito. Para que os filhos primogênitos dos hebreus não morressem, Deus ordenou que com sangue do cordeiro as casas fossem marcadas, e assim, o anjo passaria por alto ou por cima.
         Os filhos de Deus ainda hoje são reconhecidos pela marca do sangue do cordeiro. Como? Eu nunca vi ninguém com essa marca? A marca é a fé. Invisível aos olhos humanos, mas visível aos olhos de Deus. Esse sinal é presenteado gratuitamente por Deus através do Batismo. Tanto que aos seus filhos, Deus dá uma certeza: “Olhei, e eis que o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome do seu Pai” (Ap 14.1). O batismo nos dá acesso a esperança de que a nossa vida não se limita apenas a essa vida.
         Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1Co 15.19).
         Contra o medo e a dúvida que o diabo coloca em cada cristão dia após dia com respeito a morte, inferno e pecado, é necessário lutar com fé. A fé recebida no batismo é constantemente alimentada pela pregação da Palavra e pela Santa Ceia. Sem os meios da graça o cristão vai se desnutrindo, e assim, pouco a pouco o diabo sufoca os filhos e filhas de Deus conduzindo-os a condenação eterna.
         É preciso lutar com fé! Afinal, “a nossa esperança não se limita apenas a esta vida”.
         Queridos e queridas, milhares de pessoas não tem noção dessa realidade. Perderam a noção de tudo.
         O cristão não abandona a sua vida cristã por causa do medo da morte, do inferno e do diabo. Na verdade, essa realidade de medo é que faz com que o cristão sempre continue na companhia de Deus em Jesus. Se eu sei que há morte, inferno e diabo, sei também que há céu, salvação e aquele que venceu o diabo. Jesus me garante a libertação da morte, do inferno e do poder do diabo: “Tragada foi a morte pela vitória. Onde está ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? ...Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co 15.54,55,57).
         As pessoas vivem suas vidas na segurança da realidade desse mundo. Como se tudo estivesse destinado ao aqui e agora. Não creem mais na realidade do inferno, nem do diabo. Vivem suas vidas como se a única certeza e realidade fosse a morte. No entanto, mesmo cheio de dúvidas e perguntas diante da morte, o cristão sabe pela fé que a única coisa certa é a vida eterna.
         O apóstolo Paulo ao escrever a sua carta aos Coríntios sabia que precisava alertar muitos daqueles cristãos judeus provenientes do judaísmo que acreditavam que Deus tinha o poder de ressuscitar os mortos, mas que infelizmente, devido a falsos ensinos passaram a ter dúvidas quanto a ressurreição.
         Aos que estavam e estão se perdendo devido à incerteza da ressurreição, o apostolo Paulo os caracteriza de “infelizes”. “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1Co 15.19).
         A dúvida e pergunta sobre a morte se deve ao fato de que a mesma é uma intrusa na vida humana. A dúvida e o medo da morte, mostra a minha realidade pecadora e desesperadora sem um anjo que passe por cima da mesma. A páscoa é a certeza de que Jesus veio e passou por cima da morte. Ele ressuscitou, nós também ressuscitaremos.
         Infelizmente, há ainda muitos “infelizes”. Todos vamos passar pela ressurreição. Mas, aqueles que não tiver a marca em suas testa, ou seja, que não viverem e morrerem na fé em Jesus, não tomarão posse da vida eterna. Os “infelizes” verão com seus olhos a realidade de que a morte foi vencida por Cristo, mas, por terem durante suas vidas, rejeitado a fé em Jesus, serão tragados pela morte eterna.
         A maravilha na celebração da páscoa é justamente a certeza de que o anjo passou por cima da morte. Ele ressuscitou! Nós também ressuscitaremos! A nossa esperança não se limita apenas a essa vida.  
         No calendário da igreja cristã, todo domingo é a celebração da páscoa. É dia da alegria da ressurreição, da vida plena, da comunhão. Toda essa alegria manifestada por festas e confraternizações está na certeza de que a nossa esperança não se limita apenas a essa vida. A morte foi vencida por Jesus. Jesus é o anjo que passou por cima da morte. Amém!  



Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...