terça-feira, 12 de março de 2013

Mais uma chance para a evangelização


17/03/13 – 5º Domingo na Quaresma

Sl 126 Is 43.16-21 Fp 3.(4b-7)8-14; Lc 20. 9 – 20

Tema: Mais uma chance para a evangelização

 
        Palavras de Jesus:

... Certo homem fez uma plantação de uvas, arrendou-a para uns lavradores e depois foi viajar, ficando fora por muito tempo. Quando chegou o tempo da colheita, ele mandou um empregado para receber a sua parte. Mas os lavradores bateram nele e o mandaram de volta sem nada. O dono mandou outro empregado, mas eles também bateram nele, depois o trataram de modo vergonhoso e o mandaram de volta sem nada. Então ele enviou um terceiro empregado, mas os lavradores também bateram nele e o expulsaram. Aí o dono da plantação pensou: “O que vou fazer? Já sei: vou mandar o meu filho querido. Tenho certeza de que vão respeitá-lo.”

- Mas, quando os lavradores viram o filho, disseram: “Este é o filho do dono; ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo, e a plantação será nossa.”

- Então eles jogaram o filho para fora da plantação e o mataram. Aí Jesus perguntou:

- E, agora, o que é que o dono da plantação vai fazer? Ele virá, matará aqueles homens e dará a plantação a outros lavradores. Então as pessoas que estavam ouvindo disseram:

- Que Deus não permita que isso aconteça!

Mas Jesus olhou bem para eles e disse:

- As Escrituras Sagradas afirmam: “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.” Quem cair em cima dessa pedra ficará em pedaços. E, se a pedra cair sobre alguém, essa pessoa vai virar pó. Os mestres da Lei e os chefes dos sacerdotes sabiam que era contra eles que Jesus havia contado essa parábola e queriam prendê-lo ali mesmo, porém tinham medo do povo. Então começaram a vigiar Jesus. Pagaram alguns homens para fazerem perguntas a ele. Eles deviam fingir que eram sinceros e procurar conseguir alguma prova contra Jesus. Assim os mestres da Lei e os chefes dos sacerdotes teriam uma desculpa para o prender e entregar nas mãos do Governador romano.

        O que é maravilhoso nessa parábola é a reação do dono da vinha. Pois, quanto mais maldade dos lavradores, mais era o esforço para ganhá-los. Isso não quer dizer que Deus quer a violência contra os seus enviados. Na verdade, com isso, Deus mostra o quanto ama cada pecador por pior que seja.
        O dono da vinha é aquele que continuou tentando, tentando, tentando até que .... Bom! Isso é um assunto que continua, pois o dono que é Deus, continua tentando, tentando e tentado. Ele não desiste dos seus filhos. Continua, a exemplo do Pai esperando a volta do Filho pródigo. E para que essa volta aconteça continua enviando seus profetas para falar, comunicar o seu amor.
        Não podemos se é que somos os lavradores maus, continuar agindo violentamente para com os enviados de Deus e rejeitando os meios da graça oferecidos por Deus.
        Essa parábola faz um alerta: “...Ele virá, matará aqueles homens e dará a plantação a outros lavradores.” E isso indica que tenhamos cuidado, pois, em algumas situações somos como figueiras sem frutos, outras, andando em nossos caminhos errados como o filho pródigo, e em tantas outras oportunidades agimos como os lavradores maus, desprezando o que Deus nos dá gratuitamente.
        Será que estamos em meio à falência da fé cristã? Afinal, na Europa igrejas foram transformadas em danceterias. Pastores, aos milhares, estão abandonando o ministério público da pregação. Leigos e servas estão deixando de atuar na sua vocação diária.
        Os lavadores maus estão levando os bons lavradores a abandonarem a vinha, ou, a não viverem como bons vinhateiros na vinha se ali permanecem. E o pior ainda é que os lavradores maus estão impedindo que as pessoas estejam ou não na vinha, não vejam que o dono da mesma, continua tentando, tentando e tentando.
        Essa sua tentativa sem fim é por amor. Por amor, vem ao nosso encontro, mesmo que a maldade pareça estar dominando. Por amor, não desiste de nenhum de nós. E assim podemos nos perguntar: quantas vezes desistimos quando o Senhor queria tentar mais uma vez? E porque desistimos? Afinal: quantas vezes ele tentou conosco?
        A vinha de Deus, era o povo de Israel, hoje é a igreja cristã espalhada por todo o mundo. Os profetas forma os enviados de Deus, hoje, os enviados sãos os pastores. E a pergunta continua: “E, agora, o que é que o dono da plantação vai fazer?” já que muitos abandonaram a vinha, outros que na vinha estão sendo trabalhadores maus.
        Podemos dizer que a resposta é: matará os lavadores maus e arrendará a outros. Mas não é essa a resposta de Jesus. Ele diz: “As Escrituras Sagradas afirmam: “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.” Quem cair em cima dessa pedra ficará em pedaços. E, se a pedra cair sobre alguém, essa pessoa vai virar pó.
        Conta-se que quando foi construído o templo de Jerusalém, os pedreiros se depararam com uma enorme pedra. Devido ao seu tamanho, peso e forma, os construtores resolveram deixá-la de lado. E assim, foram realizando a obra. Mas, quando chegaram na parte fundamental da obra que era justamente a esquina, a amarração para que a construção fosse sustentada e não caísse, viram que faltava uma pedra em especial. E iniciaram a procura. Procura aqui, ali. Pede aqui e ali e nada. Até que alguém teve a ideia de usar aquela pedra que haviam refugado.
        Para a surpresa de todos foi justamente essa pedra que sustentou toda a construção e se tornou a principal pedra. E essa pedra profeticamente passou a ser simbolizada para se referir à obra de Cristo. Ele foi rejeitado. Mas, sua ressurreição o tornou a principal pedra do edifício de Deus. Sem essa pedra o edifício não seria sustentado e cairia.
        Lavradores maus podem até continuar agindo com violência, mas, será o peso dessa pedra que os esmagará! Mas não hoje! Pois, o hoje ainda é uma chance para o arrependimento. Deus ainda está tentando, tentando e tentando. Ele continua enviando outros profetas para que os lavradores maus se arrependam e se agarrem na pedra que é Cristo para sua sustentação.
        Deus continua tentando, pois ama seus filhos e filhas e deseja a salvação de todos. E esse amor é o amor que leva a igreja, a composição de lavradores, para que continuem dando chance à evangelização.

Edson Ronaldo Tressmann

Cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...