segunda-feira, 17 de março de 2025

Não nos deixe cair em tentação! (1Co 10.13)

 Terceiro Domingo na Quaresma

Dia 23 de março de 2025

Salmo 85; Ezequiel 33.7-20; 1Coríntios 10.1-13; Lucas 13.1-9

Texto: 1Co 10.1-13

Tema: Não nos deixe cair em tentação!

 

Ouça a leitura de 1Coríntios 10.1-13 com atenção

1Co 10.1a Irmãos, eu quero que vocês lembrem do que aconteceu com os nossos antepassados que seguiram Moisés.

Já se imaginou naquela multidão. Mas, observe:

1Co 10.1b Todos foram protegidos pela nuvem e passaram pelo mar Vermelho.

A travessia no Mar vermelho era a grande confissão de fé do povo de Deus no Antigo Testamento. Cerca de 2,5 milhões de hebreus tiveram essa bênção de atravessar o Mar vermelho (Ex 14.21-31). A travessia no Mar Vermelho é a transição da libertação da escravidão no Egito para a caminhada rumo a terra prometida.

1Co 10.2-5 Como seguidores de Moisés, eles foram batizados na nuvem e no mar. Todos comeram da mesma comida espiritual e beberam da mesma bebida espiritual. Pois bebiam daquela rocha espiritual que ia com eles; e a rocha era Cristo. Mas Deus não ficou contente com a maioria deles, e por isso eles morreram, e os seus corpos ficaram espalhados no deserto.

Como foi possível essas pessoas que viveram essas experiências tão maravilhosas se perderem? O apostolo Paulo usa esse fato como um exemplo para mim e para você.

1Co 10.6 - 7 Tudo isso aconteceu a fim de nos servir de exemplo, para nós não querermos coisas más como eles quiseram, nem adorarmos ídolos, como alguns deles adoraram. Como dizem as Escrituras Sagradas: “O povo sentou-se para comer e beber e se levantou para se divertir.”

É fácil se perder! Na semana passada, meditamos nas palavras de Paulo (Fp 3.17), onde convida a seguirmos seu exemplo. Ou seja, o desejo do apóstolo é indicar que não deixemos de seguir a caminhada cristã. Todavia, assim como Paulo na carta aos Filipenses indicou o deus estomago (Fp 3.18) - a ocupação de si mesmo e o cuidado quanto ao inferno - o cuidado para não se ocupar tanto com as coisas desse mundo e esquecer-se da eternidade, o apostolo Paulo no capítulo 10 de sua primeira carta no versículo 6 exorta quanto ao cuidado em não se desejar as coisas más que o povo de Deus quis durante a caminhada no deserto. Quais eram essas coisas más? A idolatria. O que é idolatria? Tudo àquilo que me afasta da fé na obra em Jesus Cristo. Todavia, essa não era a única coisa má. O apostolo destaca também a imoralidade sexual.

1Co 10.8 Não devemos cometer imoralidade sexual, como alguns deles fizeram. E, porque eles fizeram isso, vinte e três mil deles caíram mortos num dia só.

No livro de Números 25.1 ocorre esse relato que descreve o fim daquela geração que havia saído da escravidão do Egito, com exceção de Moisés, Calebe e Josué. E tal como naqueles dias, o apostolo Paulo continua escrevendo:

1Co 10.9 Não devemos pôr à prova a paciência de Cristo, como alguns deles fizeram, e por isso foram mortos pelas cobras.

Mas, além da idolatria e imoralidade sexual, outro fato que destruiu aquele povo foi que eles passaram a se queixar.

1Co 10.10 Vocês não devem se queixar, como fizeram alguns deles, e por isso foram destruídos pelo Anjo da Morte.

Recordemos que esses fatos, por mais atuais que sejam, visam nos despertar. Corremos o risco de substituir o Deus invisível pelo ídolo visível. Sujeitos a murmurar nas dificuldades e colocar Deus a prova.

1Co 10.11 Tudo isso aconteceu com os nossos antepassados a fim de servir de exemplo para os outros, e aquelas coisas foram escritas a fim de servirem de aviso para nós. Pois estamos vivendo no fim dos tempos.

Estamos no tempo do fim. Apesar de não sabermos o dia nem a hora em que Jesus virá, é conclusivo entre nós que o fim está próximo. Por isso, ouça o conselho:

1Co 10.12 Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair.

Cuidado! Há muitas pessoas orgulhosas da graça. Isso é muito perigoso. Muitos crentes se orgulham da sua fé dizendo que tem tanta fé a ponto de nunca caírem. Dessa forma, no momento da queda (do afastamento), a pressão do inimigo se torna pior ainda. Não se julgue um cristão forte a ponto de achar que nunca cairá. Estar de pé é uma graça. É uma bênção! Ninguém é melhor que o outro por estar envolvido no servir, por participar dos cultos, ser da igreja. Muitos coríntios estavam se julgando melhores e maiores, quer seja por sua sabedoria, quer seja pelo seu dom. Nessa situação, muitos estavam esquecendo de que estando em pé, corriam o risco e poderiam cair. Continue firme na caminhada cristã, afinal,

1Co 10.13 As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.

A história do Antigo Testamento serve como instrução (v. 5-6). E essa advertência é para que não se caia, mas permaneça em pé.

Assim como Corinto estava correndo perigo em cair, nós também estamos. A idolatria ronda nossos lares. O perigo da imoralidade sexual é outro fator perigoso e há a murmuração contra as coisas de Deus.

Nenhuma tentação é maior do que podemos suportar. Seja qual for a tentação, Deus oferece uma forma de escape. Mesmo diante das mais difíceis adversidades, devemos confiar em Deus e buscar por sua ajuda, ao invés de ceder à tentação.

Aplicação

Cair na tentação é pecado, por isso Jesus nos ensinou a orar: “não nos deixe cair em tentação”.

Com o exemplo do povo de Deus no caminho pelo deserto rumo a terra prometida, somos encorajados a permanecer fiéis a Deus, mesmo em face as adversidades.

O capítulo 10 de 1Coríntios faz referência aos pecados cometidos por Israel no Antigo Testamento e adverte os cristãos sobre os perigos de seguir o mesmo caminho.

Saber que alguém seguiu determinado caminho e se perdeu, a não ser que queira, é evitar tal caminho.

O apostolo Paulo enumera a ira experimentada pelo povo de Deus durante a caminhada. Todavia, Deus foi misericordioso e providenciou uma saída para o seu povo.

As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.

Este versículo traz uma mensagem de esperança para os cristãos em momentos de tentação. Deus é fiel e, mesmo quando as tentações parecem insuportáveis, ele oferece um caminho para superá-las. Sua força é maior que a tentação.

Antes de concluir nos convém lembrar que nesse capítulo 10, nos versículos 16 a 22, encontramos referências à Ceia do Senhor (Santa Ceia).

Esse sacramento é uma das práticas mais significativas dentro da vida cristã. A ceia representa a morte e ressurreição de Jesus Cristo, bem como a comunhão entre os membros da igreja. Paulo fala sobre a importância de participar da Ceia do Senhor e adverte contra o pecado da participação indevida no sacramento. O objetivo da Ceia do Senhor é lembrar o sacrifício de Jesus e renovar o compromisso com ele. E por ele ser fortalecido para lutar contra as tentações.

A Ceia do Senhor é uma oportunidade para os cristãos se unirem em amor e gratidão, recordando a obra de Cristo e proclamando sua morte até que ele venha novamente. É um momento de reflexão e adoração, de reconhecimento da misericórdia e da graça de Deus. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Se desejar realizar um pix voluntário 63911639287

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Deus continua tentando ganhar os lavradores maus (Lc 20.9-20)

  Quinto Domingo na Quaresma Dia 06 de abril de 2025 Salmo 126; Isaías 43.16 – 21; Filipenses 3.8 – 14; Lucas 20.9 – 20 Texto: Lucas 20.9 –...