segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Te amo Senhor Deus!

 15 de setembro de 2024

Décimo sétimo Domingo após Pentecostes

Salmo 116.1-9; Isaías 50.4-10; Tiago 3.1-12; Marcos 9.14-29

Texto: Salmo 116

Tema: Te amo Senhor Deus!

 

Quando foi a última vez que você disse para outra pessoa: eu te amo?

Não adianta um olhar para o outro como que querendo lembrar!

Quando foi a última vez que você disse para Deus: eu te amo Senhor?

Eu amo a Deus

- porque ele me ouve;

- ele escuta as minhas orações.

- Ele me ouve sempre que eu clamo pedindo socorro.

Você possui o hábito de orar?

Você crê no poder da oração?

Você já obteve resposta de Deus ante as suas orações?

A resposta de Deus a uma oração pode vir de mil maneiras e de forma inesperada!

A pessoa fez o exame por causa de uma suspeita médica, e o resultado da biópsia indica que não era àquilo que o médico temia. Será que o médico errou? Possivelmente tenha sido Deus.

Situações difíceis nos ensina o quanto dependemos da graça de Cristo. Deus aperfeiçoa a pessoa na fraqueza. Minha vida cristã têm sido uma luta constante contra a minha fraqueza e quão terrível é essa minha fraqueza. O apostolo Paulo escreveu que os sofrimentos produzem a paciência (Rm 5.3).

Vivemos numa correria tão louco que muitas vezes não encontramos momento ou até mesmo palavras para orar. O apostolo Paulo escreveu aos Romanos: “em nossa fraqueza, pois não sabemos orar segundo a vontade de Deus, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que não podem ser expressos em palavras” (Rm 8.26).

Deus ouve as orações e possui mil e uma maneira de responder as orações. O apostolo Tiago escreveu: “A oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados” (Tg 5.16).

O Salmo 116 é um Salmo sobre o poder da oração.

Não se sabe quem foi o autor desse Salmo, mas, quer seja quem tenha sido, o mesmo, passou por uma experiência na qual sua vida esteve em jogo.

Parece ter sido algo relacionado a sua saúde, quer seja física ou mental: “Os laços da morte estavam me apertando, os horrores da sepultura tomaram conta de mim, e eu fiquei aflito e apavorado” (Sl 116.3).

A enfermidade foi tão avassaladora a ponto de o salmista destacar que os “laços da morte o estavam apertando” (Sl 116.3) e “estou completamente esmagado” (Sl 116.10).

Uma pessoa doente fisicamente ou psicologicamente é uma pessoa difícil de lidar.

Temos o exemplo bíblico de Jó. Quando esse homem foi abalado por uma enfermidade, além de já ter perdido seus filhos, empregados e bens, seus amigos buscaram a causa de tal infortúnio nas ações de Jó e o viam como sendo uma amaldiçoado por Deus. Mesmo na doença, Jó teve que lidar com a desilusão da acusação dos seus amigos íntimos.

Interessante que Jesus também foi visto como o amaldiçoado de Deus quando foi pendurado na cruz.

Querido irmão e irmã em Jesus.

Tudo muda do nada!

- Amigos se tornam acusadores;

- Relacionamento conjugal passa a ficar complicado; - - Um problema sério de saúde;

- Finanças;

Quando se está afogando, parece que só aparece àqueles que querem pisar e afogar mais! Te amo Deus, pois me ouve; escuta as minhas orações. Ele me ouve sempre que eu clamo pedindo socorro” (Sl 116.1-2). Ainda temos a Deus à quem podemos estender as mãos!

No Salmo 116 o salmista enfatiza que Deus respondeu sua oração de forma surpreendente.

A oração muda cenários.

Observe a mudança de cenário nos versos 3 - 4 para o 8 do Salmo 116. “Os laços da morte estavam me apertando, os horrores da sepultura tomaram conta de mim, e eu fiquei aflito e apavorado. Então clamei ao Senhor, pedindo: “Ó Senhor Deus, eu te peço: Salva-me da morte!” ... Deus me livrou da morte, fez parar as minhas lágrimas e não deixou que eu caísse na desgraça” (Sl 116.3-4,8).

Te Amo SENHOR!

- ouve a minha voz e as minhas orações;

- se inclina para ouvir,

- orarei enquanto viver.

(Sl 116.1-2)

O apostolo João na sua primeira carta escreveu que “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” (1Jo 4.19). Ao ler o salmista escrever: “Eu amo a Deus” descobrimos que esse amor do salmista deve-se a três coisas provenientes de Deus: 1 – amor de Deus (nos ouve); 2 – o sustento da fé (se inclina para ouvir); 3 – conforto da graça (orarei enquanto viver).

O Salmo 116 descreve um pecador que foi salvo num momento de desespero.

O Salmo 116 era lido em momentos em que se celebrava a salvação do pecado. Era lido e cantado durante a celebração da Páscoa. Alguns dizem que o Salmo 116 foi cantado por Jesus e seus discípulos por ocasião da última ceia, remetendo o leitor ao evento da libertação em Jesus.

O Salmo 116 é uma poesia que descreve a salvação e o Deus Salvador.

Deus ama seu povo! Esse amor é tão profundo que pagou o preço máximo na cruz.

Entre todas as orações ouvidas e atendidas por Deus, a maior de todas é a oração da cruz: “Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei!” (Lc 23.42).

Te Amo SENHOR!

- ouve a minha voz e as minhas orações;

- se inclina para ouvir,

- orarei enquanto viver.

(Sl 116.1-2)

Amém!

 

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“...coloquei a minha causa nas tuas mãos” (Jr 11.20)

  22 de setembro de 2024 Décimo oitavo Domingo após Pentecostes Salmo 54; Jeremias 11.18-20; Tiago 3.13-4.10; Marcos 9.30-37 Texto: Sl...