terça-feira, 2 de março de 2021

Cristo descongestiona a igreja!

 07 de março de 2021

Salmo 19; Êxodo 20.1-17; 1Coríntios 1.18-31; Marcos 11.15-19

Texto: Marcos 11.15-19

Tema: Cristo descongestiona a igreja!

 

Nas grandes cidades há enormes engarrafamentos. Muitos, ficam um tempinho a mais no trabalho, para quando sair, não ter que se estressar com trânsito. O congestionamento estressa e deixa irritado.

Thom S. Rainer e Eric Geiger no livro igreja simples pp.31 – 32 indica três congestionamentos que Marcos apresenta e que deixava Jesus furioso.

Primeiro: as pessoas estavam comprando e vendendo no Templo.

As pessoas que vinham adorar a Deus tinham que comprar os sacrifícios. Os líderes permitiram que os vendedores montassem um shopping no templo. Agora o “camelódromo” era dentro da área da templo. A reação de Jesus foi expulsar aqueles que estavam vendendo pombas.

Segundo: os cambistas estavam trocando o dinheiro para os gentios. Esses precisavam de dinheiro judeu para comprar os sacrifícios e eles eram explorados através da taxa de câmbio. Em vez de o templo ser uma casa de oração para os gentios (todas as nações), estava cheio de gente roubando financeiramente. A reação de Jesus foi derrubar as mesas dos cambistas.

Terceiro: o templo se tornara um atalho para as pessoas atravessarem a cidade. As pessoas estavam usando o pátio dos gentios para transportar as coisas. Jesus acabou com isso.

Essa reação mostra o coração de Deus. Jesus é contra tudo o que dificulta o caminho para as pessoas encontrarem a Deus.

O que está dificultando as pessoas encontrarem a Deus? Há congestionamentos?

Jesus ao reagir diante dos congestionamentos que impediam as pessoas de chegarem a Deus, citou o texto anunciado pelo profeta Isaías (Is 56.7; Mc 11.17).

Citando as palavras do profeta Isaías, Jesus os lembra da promessa sobre a inclusão dos estrangeiros. Inclusão essa que estava sendo prejudicada por tudo que estava acontecendo.

Muitas vezes nos tornamos complexos. Reconheço a necessidade dos estatutos e regimentos, mas, quantas vezes, estatutos humanos e regimentos engessam a ação missionária da igreja?

Lembro-me que certa feita, havia um prazo regimental para que possíveis projetos fossem encaminhados e recebessem auxilio. Um referido local, apresentou um bom projeto, mas fora do prazo regimental. O que fazer? Abrir a discussão em plenária e de repente deixar de apoiar um bom projeto? Bem, a alternativa sugerida e apoiada pela equipe responsável foi: vamos redigitar o projeto com a data regimental prevista.

Cito esse exemplo para mostrar que muitas vezes a complexidade das coisas atrapalham. E não caiam da fé – muitas vezes a própria igreja se tornou um estorvo para que as pessoas conheçam a Deus. E um dos maiores congestionamentos que impedem as pessoas de conhecerem a Deus, se deve ao fato da mensagem da cruz ter se tornado louco a ponto de ser negligenciada (1Co 1.18-31).

Observe que há tantas coisas antes da cruz de Cristo, que a pessoa nunca chega a cruz, nem a Cristo e nem a Deus. Sempre enfatizo que adicionaram um sinal matemático de adição + que o somente não existe mais.

As pessoas gostam do congestionamento religioso. Isso a faz orgulhar-se da sua religiosidade. Tanto que o salmista Davi destaca a lei como perfeita, restauradora, fiel e sábia (Sl 19.7) para combater o pecado da soberba religiosa.

O véu do templo foi rasgado de alto a baixo (Mt 27.50-51). Jesus é o encontro do homem com Deus. Somente Cristo. Somente a fé, Somente a Graça. Não há mais necessidade da complexidade dos sacrifícios.

Em Cristo, a igreja não é complexa. É simples! A purificação do templo é uma exortação de Jesus para cesse os congestionamentos que atrapalham as pessoas de virem e chegarem a Deus. Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...