terça-feira, 25 de agosto de 2020

“as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade” (Jr 15.16)

 30 de agosto de 2020

Salmo 26; Jeremias 15.15-21; Romanos 12.9-21; Mateus 16.21-28

Texto: Jr 15.15-21

Tema: as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade (Jr 15.16)

 

Vez ou outra a melhor alternativa parece ser abandonar a Deus que muitas vezes parece ter nos abandonado. Não sei se você já sentiu assim. Muitos se sentem dessa maneira e muitos caíram e abandonaram o caminho da cruz.

O profeta Jeremias foi chamado por Deus para proclamar a mensagem divina num momento delicado. Era preciso denunciar a gravidade do pecado e convidá-los ao arrependimento. Esse arrependimento era necessário, pois, muitos passaram a desprezar e abandonaram a aliança com Deus. O desprezo e o abandono se manifestou na adoração aos deuses pagãos.

Era tempo de seca que estava assolando Judá (Jr 14). Em meio a essa realidade, o profeta fez uma oração: Ó Senhor Deus, os nossos pecados nos acusam, mas pedimos que nos ajudes, como prometeste. Muitas vezes, nos afastamos de ti e contra ti temos pecado” (Jr 14.7). Deus rejeitou essa oração do profeta e disse que não se agradava do povo e os puniria (Jr 14.10). Jeremias ora mais uma vez e outra vez sua oração é rejeitada. Quando ora pela terceira vez, disse: “Lembra das tuas promessas e não nos desprezes. Não deixes que seja humilhada a cidade de Jerusalém, o lugar do teu trono glorioso. Lembra da aliança que fizeste com o teu povo e não desistas dele” (Jr 14.21). Essa oração foi respondida por Deus da seguinte maneira: “Mesmo que Moisés e Samuel estivessem aqui implorando, eu não teria dó deste povo. Mande essa gente embora. Que sumam da minha frente! ... Vocês me rejeitaram e viraram as costas para mim. Aí levantei a mão e esmaguei vocês porque estava cansado de perdoar. Sou eu, o Senhor, quem está falando” (Jr 15.1,6).

O profeta Jeremias pede ajuda a Deus pedindo que Deus se lembre dele. Esse lembrar de Deus é um benefício dos que confiam em Deus.

Esse clamor deve-se ao fato de que o mesmo está sofrendo afrontas por causa de Deus. Em outras palavras, por causa de Deus, Jeremias estava suportando e carregando uma pesada cruz e parecia ser melhor abandonar sua vida cristã, afinal, Deus parecia ter abandonado o profeta e o povo.

Jeremias andava solitário por causa do Senhor, Deus não lhe permitiu ter nem sequer uma esposa (Jr 16). O profeta não poderia nem se divertir (Jr 16.8). Assim o profeta pergunta: “Será que és como um riacho que seca no verão?” (Jr 15.18).

Todo viajante do Oriente sabia que encontraria água nas fontes e nos poços que haviam em determinados lugares estratégicos. Mas muitas dessas fontes e poços secavam em determinados períodos do ano. Assim, se caso alguém viesse buscar água nessas fontes e poços acabavam voltando para casa frustrados. Esse era o retrato dramático da vida do povo de Deus. Frustrados com Deus a quem eles haviam abandonado, mas, julgavam que Deus os havia esquecido. Deus havia “cansado de ter compaixão” e recusou ajudar e socorrer o povo naquela momento, como já havia feito incontáveis vezes na história.

Após queixar-se diante de Deus, agora Deus se dirige ao profeta: “Se você voltar, eu o receberei de volta, e você será meu servo de novo” (Jr 15.19).

O pecado do profeta e também do povo era duvidar da fidelidade de Deus. O convite ao arrependimento era uma renovação ao chamado que Deus havia feito e estava fazendo novamente.

Como seguir no caminho cristão se muitas vezes parece ser tão difícil continuar? O profeta responde: “as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade” (Jr 15.16). Assim Deus anuncia ao profeta: “Se você disser coisas que se aproveitem e não palavras inúteis, você será de novo meu profeta” (Jr 15.19).

Aproveite a Palavra de Deus e que essa Palavra de Deus seja pregada. O recado de Deus é para que o profeta não se deixe levar pela situação do povo e nem sequer pelo resultado da pregação. Continue sendo boca do Senhor junto ao povo. Deus promete continuar junto ao seu profeta.

É fácil afastar-se da cruz. O diabo, inimigo da igreja, busca de todas as maneiras nos afastar da caminhada cristã e o faz tornando a cruz algo insignificante.

Na carta aos Romanos (Rm12.9-21), o apostolo escreve sobre uma série de virtudes. Ouça: amor sem hipocrisia, detestar o mal, apegar-se ao bem, ser fervoroso no espírito, alegrar-se na esperança, ter paciência na tribulação, ser perseverante na oração, ajudar o necessitado, praticar a hospitalidade, abençoar os inimigos, ser sensível às necessidades do próximo, não ser orgulhoso, não pensar de si mais do que realmente é, fazer o bem a todos, deixar a vingança para Deus, vencer o mal com o bem. Essas virtudes eram ignoradas por um povo greco-romano que cultivava a religiosidade do mente e do corpo e não suportava o carregar a cruz em favor do próximo.

O envio e reenvio do profeta Jeremias era mais uma vez a amostra que Deus tinha um imenso amor por seu povo.

Deus continua nos dando a sua Palavra, “as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade” (Jr 15.16). Essa Palavra chama a fé e ajuda a vencer as tribulações e perseguições que provém aos seguidores de Cristo.

O profeta não estava isento de sofrimentos só por ser profeta. Deus, por sua Palavra foi e é o suporte necessário nos piores momentos, “as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade” (Jr 15.16). Por essa Palavra, apesar das tribulações, o profeta Jeremias descansou consolado e fortalecido e apto a continuar. Amém!

 

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...