terça-feira, 10 de abril de 2018

Mensagem do Ressuscitado às nações!


Dia 15 de abril de 2018

3º Domingo de Páscoa
Sl 4; At 3.11-21; 1Jo 3.1-7; Lc 24.36-49
Tema: Mensagem do Ressuscitado às nações!


Terceiro Domingo de páscoa, e mais uma vez ouviremos a mensagem do ressuscitado.
No domingo da páscoa, a mensagem do anjo as mulheres Maria, mãe de Tiago, Maria Madalena, Salomé, foi: “ele ressuscitou, não está aqui” (Mc 16.6).
Aprendemos naquele dia que não há páscoa sem proclamação. Tanto que a missão dada pelo anjo as mulheres é que “fossem até os discípulos e a Pedro e dissessem que fossem até a Galiléia” (Mc 16.7).
No segundo domingo de páscoa ouvimos o relato (Jo 20.19-31) que acontece similarmente ao relato apresentado por Lucas (Lc 24.36-49). O episódio faz parte daquele ocorrido no domingo a tarde. Jesus apareceu no meio do seus discípulos e lhes oferece a sua paz e os envia. Jesus, o ressuscitado, envia a sua igreja e sua ação se dá pelo poder do Espírito Santo.
Terceiro domingo de Páscoa, temos diante de nós, para nossa reflexão, o relato apresentado pelo pesquisador, o médico Lucas (Lc 24.36-49). O ressuscitado, Jesus, transmite aos seus discípulos de uma maneira muito simples o que envolve ser uma testemunha de Jesus.
Alguma vez você já testemunhou algo? Um crime? Um assalto? Uma mentira?
Quando há mais de uma testemunha, as cenas vão se replicando e as informações vão dando vida a toda a cena. Cada testemunha anuncia um detalhe elucida o acontecido.
É possível ao ler os episódios após a ressurreição nos quatro evangelhos, observar como as cenas se completam e respondem as nossas perguntas.
Naquele domingo de páscoa ainda pela manhã, os discípulos não acreditaram no testemunho das mulheres (Mc 16.11). Não acreditaram no testemunho dos dois discípulos que Jesus conversou na caminhada rumo a Emaús (Mc 16.12-13; Lc 24. 35). Mas, à tarde, enquanto aqueles homens testemunhavam, Jesus apareceu aos seus discípulos. E por 40 dias, o ressuscitado ia se mostrando aos seus (1Co 15.5-8). Há registros de onze aparições do Jesus ressuscitado.
Voltemos ao texto que vamos refletir (Lc 24.36-49).
É preciso observar que o relato (vv. 44 – 49) é um breve resumo dos 40 dias que envolvem aquele domingo de páscoa até o dia da ascensão de Jesus ao céu (At 1.3). E é exatamente esse breve resumo que desejo destacar para nossa reflexão.
Por 40 dias, Jesus, o Ressuscitado, enumera o conteúdo do testemunho que precisa ser dado à esse mundo.
Você entende o Antigo Testamento?
Milhares de pessoas tem o Antigo Testamento como sendo um registro de leis e ordenanças e o Novo Testamento como sendo apenas Evangelho.
Jesus lembra os seus discípulos (vv. 44 – 49) que estando ainda com eles, antes da sua morte e ressurreição, já lhes anunciava que tudo o que estava escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos, foi anunciado para que todos soubessem a mensagem a respeito do Filho de Deus que viria para sofrer, morrer e ressuscitar. Essa era também a mensagem do Antigo Testamento.
Jesus, o Ressuscitado, abre a Bíblia diante dos seus discípulos e resume a mensagem do Antigo Testamento: “Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia. E em seu nome se pregasse arrependimento para remissão dos pecados a todas as nações, começando em Jerusalém” (v. 46-47).
Ao resumir o conteúdo do Antigo Testamento, Jesus destaca quatros partes principais: paixão, morte, ressurreição, proclamação aos povos.
Era preciso que os discípulos entendessem plenamente o Antigo Testamento. Pela boca de Jesus, o Antigo Testamento só declara o que ocorre no Novo Testamento, ou seja, Jesus sofreu, morreu, ressuscitou. Essa é a mensagem a ser proclamada!
Sendo essa mensagem a incumbência de Jesus à sua igreja, é natural que a mesma seja pedra de tropeço. O apóstolo Paulo ao escrever aos Coríntios, fez o alerta: “Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem ...” (1Co 1.18). Na sua carta à Timóteo, ressaltou: “... nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé ...” (1Tm 4.1). Por esse motivo, Paulo enumera a necessidade da fidelidade a mensagem bíblica (2Tm 4.2).
Sabe-se por boca de Jesus (Lc 24.44-49) que o cerne das Escrituras é exatamente a mensagem que anuncia a paixão, morte, ressurreição de Jesus. Essa é a mensagem para as nações.
O mundo, ao ouvir as palavras do Antigo Testamento, pensam que as mesmas são duras demais, pois apenas proclamam uma lei a ser cumprida. Quem já ouviu uma pessoa comentando: Sua igreja segue o Antigo ou o Novo Testamento?
É necessário proclamar a mensagem do Antigo Testamento conforme Jesus a proclamou: o filho de Deus veio para sofrer, morrer e ressuscitar. Essa é a mensagem do Ressuscitado às nações! Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...