segunda-feira, 30 de abril de 2018

Permanecei no meu amor


06 de maio de 2018
6º Domingo de Páscoa
Sl 98; At 10.34-48; 1Jo 5.1-8; Jo 15.9-17
Tema: Permanecei no meu amor!

Após a exortação de Jesus para que seus discípulos permanecessem nEle e serem ramos bons. Em sua despedida, Jesus dá aos seus discípulos uma doutrina, um mandamento sobre o amor que devem vivenciar entre si.
Observe que Jesus está para sofrer todo tipo de humilhação, sofrimento e a morte. Todo esse cenário poderia trazer ódio, revolta, rancor e mágoa. E mesmo diante dessa situação, Jesus ordena: “...permanecei no meu amor” (Jo 15.9).
A doutrina de Jesus quanto ao amor se deve ao fato das suas muitas advertências sobre a desunião, a ira, a impaciência, o ódio e a inveja que assolaria a cristandade.
Como é possível que entre os cristãos haja tanta desunião? Ira? Ódio? Impaciência? Inveja?
A historinha pode ter sido inventada, mas serve muito bem para ilustrar a astúcia do diabo.
Havia um casal que se amava tanto que o diabo era incapaz de suscitar desunião entre eles, como era de seu gosto. Finalmente, ele subornou uma bruxa, prometendo lhe dar um par de sapatos vermelhos, caso ela conseguisse semear a discórdia entre o casal. Ela aceitou a proposta. Primeiro, foi ao marido e o convenceu de que sua esposa se sentia atraída por outro homem e planejava mata-lo. Como prova disso, ele encontraria sob o travesseiro da esposa uma navalha afiada com a qual ela pretendia cortar a sua garganta enquanto dormia. A partir desse dia o marido começou a ficar desconfiado. Entrementes, a velha bruxa também se dirige à esposa e lhe conta a mesma história. Ela disse que o marido andava atrás de outras mulheres e que planejava estrangulá-la às escondidas. Assim, aconselha a esposa a levar uma navalha para a cama para poder se defender. Desse dia em diante, marido e mulher, mal se olhavam. Os momentos de felicidade que viviam antes foi transformado em momentos de desconfiança e desprezo. Certo dia, enquanto o marido a espiava, a mulher levou a navalha para cama. E assim, durante a noite o marido pegou a navalha e cortou o pescoço da sua esposa.
Disse Jesus: “...permanecei no meu amor” (Jo 15.9).
É preciso que o cristão conheça a artimanha do diabo. E assim ser prudente e precavido para que o seu veneno destruidor não atinja a nossa vida.
Em Cristo, o cristão está limpo, caso permaneça nEle. Mas, mesmo assim, devido a nossa natureza pecaminosa, o cristão está sujeito as mais variadas tentações. As mesmas, são usadas por Deus para fortalecer a nossa fé, mas, o inimigo do cristão, o diabo quer de todas as maneiras destruir a fé e tirar dos filhos de Deus a vida eterna. E é exatamente por isso, que o diabo semeia a discórdia. Faz com que amigos mais chegados que irmãos briguem e se separem. O diabo injeta veneno nas relações por um olhar, uma palavra, uma atitude. O exemplo bíblico vem do relato de Lucas em Atos dos apóstolos (At 15.39), onde Paulo e Barnabé tiveram uma grande divergência e, por isso, se separaram. Essa desavença aconteceu por causa de João Marcos (o evangelista). No entanto, isso não prejudicou o trabalho missionário, pois Barnabé o levou a Chipre, enquanto Paulo e outros companheiros foram visitar as igrejas já evangelizadas na primeira viagem missionário. Ademais, Paulo não guardou mágoa de João Marcos, pois se refere a ele (Cl 4.10; Fm 24) e mais tarde pede sua companhia (2 Tm 4. 11). Pode-se dizer que se amaram um ao outro mesmo após esse episódio.
O diabo é mestre e se dedica dia e noite para que ocorram as discórdias entre os filhos e filhas de Deus.
Quando surge contrariedade e desunião entre os filhos de Deus, é preciso restaurar e melhorar o amor e a amizade. É preciso repelir qualquer suspeita de desunião e não deixar que o amor vá embora e seja extinguido entre nós, por isso Jesus recomenda: “...permanecei no meu amor” (Jo 15.9).
Para começar a amar não se necessita de muita habilidade, mas para permanecer no amor é necessário verdadeira habilidade e virtude. Quantos matrimônios iniciaram com uma paixão intensa, mas, depois de algum tempo, tornaram-se inimigos mortais. Isso também acontece entre irmãos cristãos. Qualquer coisa é capaz de desfazer o amor e separar os que mais deveriam se ajudar e manter unidos, fazendo desses inimigos.
Não se espante, mas isso aconteceu na cristandade após os dias dos apóstolos. O diabo sempre semeou a discórdia, a heresia, espíritos cismáticos. Muitos bispos, pastores e presbíteros se inflamaram uns contra os outros, dividindo, então, igualmente o povo em muitas seitas e cismas e isso tudo acarretou grandes danos à cristandade.
A aspiração do diabo é uma só: destruir o amor entre os cristãos e suscitar tão somente o ódio e a inveja. Afinal, o diabo sabe que a cristandade é edificada e preservada mediante o amor.
Conforme o apóstolo Paulo, o amor, é o “vínculo da perfeição” (Cl 3.14). O apóstolo Paulo também classifica o amor como a maior de todas as virtudes (1Co 13.13). Sem amor não é possível manter uma doutrina pura e uma comunhão divina. Por isso, Jesus diz: “...permanecei no meu amor” (Jo 15.9). Para que haja permanência no amor, Jesus coloca a si mesmo e o Pai como exemplos. É de Deus e de Jesus que vem toda a força e o poder para que haja permanência no amor. Que o amor de Jesus reflita no amor entre os filhos e filhas de Deus. Por mais que haja motivos para que os filhos de Deus se afastem dele, permaneçam firmes e pacientes. O amor de Deus e de Jesus é mais forte que qualquer sofrimento ou dor que os cristãos tem de enfrentar.
O diabo não sossega e fará tudo para que os cristãos fiquem tristes, cansados e impacientes, para que desistam e pensem que nunca deveriam ter iniciado a vida cristã. Infelizmente, muitos cristãos se sentem assim agora.
Diante dessa tentação, Jesus diz “...permanecei no meu amor” (Jo 15.9). Jesus insiste para que cada qual pense no quanto o Pai tem amado, a ponto de enviar o seu único filho para morrer pelos pecadores.
Jesus estava preste a assumir a cruz em favor do pecador, mas “não abandonou a cruz” (Fp 2.8). Nada impediu Jesus de ir até o fim. E isso por amor a nós. E é nesse amor que cada filho e filha é convidado a permanecer. Nesse amor é convidado a amar.
Jesus incentiva o amor recíproco. Ele sabe que onde desaparece o amor e a unidade, ali surgem as discórdias, o cisma e a harmonia na doutrina e por consequência, desaparece Cristo.
O cristão é ramo na videira que é Cristo. E essa videira precisa se alimentar do amor de Deus em seu Filho. Os ramos participam da videira em amor. A prática do amor é evidência, fruto e força de que se está na videira e se é um dos ramos.
Jesus ordena “...permanecei no meu amor” (Jo 15.9).
Quem são os que recebem essa ordem de Jesus?
Jesus disse: “Já não vos chamo de servos, ... mas tenho-vos chamado de amigos...” (Jo 15.15).
Jesus ordena aos seus amigos, para que esses “...permaneçam no seu amor” (Jo 15.9).
A designação “servo” apresenta a situação do povo judeu sob a lei antes de Jesus Cristo ser conhecido. O servo nada sabia dos planos do seu Senhor. Tudo o que um servo fazia, o fazia por obrigação devido ao salário ou até mesmo o fazia para obter vantagens pessoais e não por amor sincero. No entanto, o “amigo” recebe benefícios. Os que agora fazem parte da videira nada fizeram para estar na videira, assim são amigos, pois apenas foram beneficiados (Jo 15.16). E esse benefício é demonstrado pela prática e permanência no amor.
O cristão foi feito amigo de Deus e recebe toda a revelação do Pai. Tudo o que serve para a minha salvação, o Pai me revelou em sua Palavra. E toda a revelação se dá em Cristo.
Em Cristo o cristão é feito amigo de Deus (Jo 15.16) sem nenhum merecimento por parte do ser humano.
O ser humano, ramo enxertado na videira, amigo de Jesus, é colocado no mundo para “amar uns aos outros” (Jo 15.17).
O amor identifica crentes verdadeiros e cristãos. Afinal, a fé não é preguiçosa, inútil e uma arvore sem fruto. Onde a fé é genuína, ela se manifesta na vida.
Pergunta novamente: Como é possível que entre os cristãos haja tanta desunião? Ira? Ódio? Impaciência? Inveja?
Ao repetir o mandamento, “amem uns aos outros”, Jesus alerta seus discípulos que os mesmos encontrarão e experimentarão a inimizade e a discórdia.
Jesus fala sobre a prática do amor, por saber e, não quer que nenhum deles se surpreenda quando encontrar o ódio e a perseguição mesmo entre os cristãos, por isso adverte: “amem uns aos outros”.
Diante do ódio, Jesus lembra que é necessário que cada qual se apegue firmemente uns aos outros, mediante o amor. A maldade das pessoas não deve desviar o cristão de fazer o bem. O amor precisa continuar sendo praticado para louvor e honra de Deus e do Senhor Jesus Cristo. Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann
Idéias tiradas do volume 11 de obras selecionadas de Lutero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...