segunda-feira, 24 de julho de 2017

Quando menos se espera!

30 de julho de 2017
8º Domingo após Pentecostes
Sl 125; Dt 7.6-9; Rm 8.28-39; Mt 13.44-52
Tema: Quando menos se espera!

Mateus dedicou um capítulo, o 13, as parábolas. Essas parábolas do Reino nos dão uma belíssima lição.
As primeiras parábolas narradas pelo evangelista Mateus (Mt 13.1-43), Jesus conta a parábola da semente e do semeador. A semente é a Palavra de Deus. O semeador é Cristo e aqueles que antes e após ele semearam e semeiam a Palavra de Deus. Pela semente do evangelho pessoas são colocadas no Reino. O Reino é uma composição de pessoas.
As parábolas do tesouro escondido, da pérola e da rede (Mt 13. 44 – 52) Jesus mostra sobre como as pessoas encontram e apreciam esse tesouro: o Reino de Deus.
Quando menos se espera
1 – Um valioso tesouro
Um tesouro escondido era comum na época. Eram tempos que não havia segurança quanto aos bens, não haviam bancos, seguros, .... Além do mais, eram dias de muitas revoluções e banditismo. Por isso, era muito comum as pessoas dividirem seus bens em três partes. Uma para ser usada no dia-a-dia; outra era convertida em pérolas preciosas, e uma terceira parte era enterrada.
Quando Jesus fala sobre um desconhecido ter achado um tesouro escondido não estava inventado algo para chamar atenção. Jesus simplesmente estava usando um fato comum e corriqueiro para ilustra o mistério do reino de Deus.
Na parábola do tesouro escondido Jesus ressalta que o homem encontrou o tesouro escondido sem procurá-lo, foi por acaso.
Na parábola das pérolas, o homem estava sim procurando pérolas, mas também por acaso, encontra uma pérola muito preciosa entre outras. O homem está procurando pérolas, ou seja, está buscando uma satisfação pessoal, riqueza. Mas, encontra algo muito mais valioso.
O reino do céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo” (Mt 13.44).
A pessoa descrita na parábola pode ser comparada a mim e a tantos outros. Uma pessoa vivendo sua vida normalmente, voltado para muitas coisas, mas não para as coisas de Deus. No entanto, de repente, se defronta com a Palavra de Deus. Por esta Palavra é chamado e iluminado.
Ouvindo a voz do evangelho, a pessoa reconhece que o maior de todos os tesouros é o Reino de Deus. “O reino do céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola” (Mt 13.45-46).
Quando menos se espera
2 – O tesouro nos encanta
As duas parábolas (tesouro escondido e da pérola) apresenta que inesperadamente, na rotina diária, ambos são confrontados com a Palavra de Deus.
Pela semente do evangelho são chamados à fé. Pelo evangelho reconhecem a graça de Cristo. Cristo é o maior tesouro. Diante da Palavra de Deus só resta confessar que Cristo com seu Reino é o maior tesouro.
Nestas duas parábolas (tesouro escondido e da pérola), Jesus mostra que não é a pessoa que busca ou se esforça em encontrar a Deus. Espiritualmente somos cegos, mortos e inimigos de Deus, por isso, em seu amor e misericórdia, Deus busca e vem ao encontro das pessoas com a semente do evangelho. Pelo evangelho Deus chama à fé. Todos que foram e são encontrados por Deus no evangelho, passam a reconhecer Cristo e o seu Reino como seu maior tesouro. Ouça as palavras do apóstolo Paulo: “... o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor: por amor do qual, perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo, e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede da lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseado na fé; para o conhecer e o poder da sua ressurreição (Fp 3.7-10).
Quando menos se espera
3 – O tesouro verdadeiro
O Reino do céu é ainda como uma rede que é jogada no lago. Ela apanha peixes de todos os tipos. E, quando está cheia, os pecadores a arrastam para a praia e sentam para separar os peixes: os que prestam são postos dentro dos cestos, e os que não prestam são jogados fora. No fim dos tempos também será assim: os anjos sairão, e separarão as pessoas más das boas, e jogarão as pessoas más na fornalha de fogo. E ali elas vão chorar e ranger os dentes de desespero” (Mt 13.47 – 50).
O pescador que lança a sua rede e após a pesca seleciona os peixes, ficando com os bons e jogando fora os peixes ruins.
Essas são palavras de Jesus dirigidas para sua igreja neste mundo. A Palavra, a semente, é lançada constantemente a todos. Alguns ouvem e refletem nelas, outros não. Infelizmente, muitos conseguem fingir ser trigo, ser um bom peixe no aquário de Deus, mas, aquele que nos chamou pelo evangelho não se engana. A separação será feita no dia do juízo.
Desde o batismo fomos acolhidos e integrados no Reino de Deus. Cristo e seu Reino é o nosso maior tesouro. Amém!

Pr. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...