segunda-feira, 25 de abril de 2016

Apocalipse! O Recheio do Bolo! Parte 5

6º Domingo de páscoa - 01/05/2016
Sl 67; At 16.9-15; Ap 21.9-14,21-27; Jo 16.23-33 ou 5.1-9
Tema: Apocalipse! O recheio do bolo! Parte 5

         Muitas pessoas se comunicam pelas redes sociais. No Brasil os meios mais usados e populares são: Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagran, Google+, Wathasapp. 
         Cristãos também possuem contas nas redes sociais e se comunicam pelas mesmas.
         Você faz uso de alguma conta na rede social? Qual foi a última mensagem que recebeu em sua rede social? Pelo celular? Por carta? E-mail? 
         São milhares de mensagens por dia. É difícil lembrar de todas. Em meio as milhares de mensagens por celular ou pela rede social, é natural que se esqueça ou nem se leve em consideração alguma mensagem.
         Dia 01 de maio é uma grande oportunidade para refletir sobre o trabalho, afinal desde 1919 esse dia passou a ser feriado em comemoração ao dia do trabalhador. Mas, prefiro trazer a reflexão a respeito de um assunto tão importante quanto a bênção do trabalho.
         Qual foi a última mensagem que você recebeu em seu trabalho, quer seja do patrão ou de algum colega?
         O dia 1º de maio é o sexto domingo de Páscoa. Já se passaram algumas semanas daquele domingo em que os cristãos se saudaram “Ele Ressuscitou” e ouviram de que “Ele realmente Ressuscitou”. Mas, em meio a tantas mensagens, corre-se o risco de alguém ter esquecido a mensagem da páscoa. Qual é a mensagem da Páscoa? Jesus Vive! Jesus Ressuscitou! 

       A cada domingo a igreja cristã celebra a ressurreição de Jesus. É necessário relembrar que durante a quaresma, os domingos não são contados como sendo domingos de quaresma, mas domingos na quaresma. Os cinquenta e dois domingos de cada ano são cinquenta e duas oportunidades para se celebrar a páscoa, a ressurreição de Jesus.
         Nesse domingo, dia 01º de maio de 2016, temos uma oportunidade ímpar. Celebrar novamente a páscoa e sua real aplicação para a vida cristã.
       As palavras registradas pelo apóstolo João no capítulo 21 de Apocalipse (Ap 21.9-14,21-27) apresenta o resultado da mensagem da páscoa na vida de cada pessoa. O texto mostra a ressurreição de todas as pessoas no último dia da existência desse mundo. A volta do Jesus vitorioso em glória e majestade marcará o fim desse mundo e das consequências do pecado para os cristãos, iniciará um novo céu e uma nova terra. Os filhos de Deus, aqueles que viveram e morreram na fé, tomarão posse da cidade celestial.
         O livro de Apocalipse causa medo em muitas pessoas. Muitos leitores olham para as catástrofes apresentadas no livro e assim preferem não meditar na real mensagem desse que é, um dos mais belos livros da Bíblia.
         Através de Apocalipse, Deus dá aos cristãos a oportunidade de saberem o fim. Saber o fim é na verdade a revelação da graça de Deus que em seu amor e misericórdia deseja ajudar sua igreja, seus filhos e filhas. Deus deseja que todos sejam salvos e que ninguém se perca (1Tm 2.4). O inimigo de Deus e da igreja, o diabo, busca de todas as maneiras desde a criação do mundo destruir a relação Deus e Homem. Enquanto Deus se aproxima do homem pelos meios da graça, o diabo, faz com que o homem se afaste cada vez mais de Deus desvalorizando sua graça e amor.
         Mostrar o final da história, mostrar a nova Jerusalém, a alegria dos vencedores na fé, tem como intuito consolar e animar a todos que sofrem por causa da vida na fé. Ao mesmo tempo, Jesus também quer alertar aos perseguidores daqueles que vivem na fé. Arrependam-se, há oportunidade para que ocupe um lugar na nova Jerusalém.
         A mensagem da páscoa mostra um Jesus vitorioso. Um Jesus que venceu a morte, o diabo e o inferno (1Pe 3.13-22). A mensagem de Apocalipse é que Jesus vence a batalha final. Todos os que perseguem os cristãos e a igreja já estão vencidos, os cristãos que vivem e morrem na fé, já possuem a vida eterna. Aqueles que morreram no Senhor já estão diante do altar de Deus, como esposa de Cristo.
         O apóstolo Paulo em sua carta aos cristãos da Ásia Menor (Efésios) diz que o marido (Jesus) deu a vida pela esposa(igreja) (Ef 5.25). Esse amor sem limites faz a noiva ser, estar e continuar submissa (Ef 5.21). A noiva foi e é preparada pelo noivo para que se apresente “...em toda sua beleza, pureza e perfeição, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito” (Ef 5.27; Ap 21.27). 
         A mensagem da páscoa para a vida real do cristão é de que: “...o anjo me levou para uma montanha grande e muito alta. Ele me mostrou Jerusalém, a Cidade Santa, que descia do céu e vinha de Deus, brilhando com a glória de Deus. A cidade brilhava como uma pedra preciosa, como uma pedra de jaspe, clara como cristal. Ela era cercada por uma muralha muito alta e grande, com doze portões, guardados por doze anjos. Nos portões estavam escritos os nomes das doze tribos do povo de Israel. Havia três portões de cada lado: três ao norte, três ao sul, três a leste e três a oeste. A muralha da cidade estava construída sobre doze rochas, nas quais estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro” (Ap 21.10-14).          As 12 portas abertas representam o povo do Antigo Testamento. As 12 pedras preciosas representam o povo do Novo Testamento. Ou seja, os cristãos que viveram na e pela fé, tomarão posse da Jerusalém Celestial.
         Os cristãos do século XXI continuam sendo a igreja militante. Muitas são as tentações. A mais perigosa é que em meio a tantas mensagens esqueçamos a principal. Por isso, Jesus nos convida a não desanimar e nem desistir. Nossos nomes foram e estão escritos no livro da vida. Esse nome não pode ser apagado, pois foi escrito com sangue de Jesus Cristo derramado na cruz. E a certeza da vitória é a sua ressurreição. Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...