segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Vivam de acordo com o evangelho de Cristo

15º Domingo após Pentecostes – 21/09/2014
Sl 27.1–9; Is 55.6-9; Fp 1.12-14,19-30; Mt 20.1-16
Tema: vivam de acordo com o evangelho de Cristo

         Das palavras iniciais escritas aos Filipenses, darei um devido destaque as palavras do versículo 27: “agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo.....”.
         O que o apóstolo Paulo quer nos ensinar com essas palavras?
         Quando escreveu a carta aos Filipenses, o apóstolo Paulo estava na cadeia (Fp 1.7). Além de receber auxilio material dos cristãos da cidade de Filipos, recebeu também notícias por parte de Epafrodito sobre a situação dos cristãos daquela cidade. Diante das notícias, Paulo escreve essa carta, na qual tem como objetivo a união entre os filipenses e a preservação na verdadeira fé.
         Ao escrever “vivam de acordo com o evangelho” o apóstolo lança um desafio, que, antes de tudo, é um privilégio.
         Será possível viver de acordo com o evangelho? Só é possível viver de acordo com o evangelho permanecendo no amor, na graça e na dependência de Jesus Cristo, pois é somente “com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13).
         O que é, ou, o que significa “viver de acordo com o evangelho”?
         “Viver de acordo com o evangelho” conforme o termo grego corresponde a: “Viver como um cidadão...”. Em outras palavras, “agora, o mais importante é que vocês vivam como um cidadão.....” 
          O autor da Bíblia é o Espírito Santo, e o mesmo fez uso de homens comuns para transmitir a sua mensagem. Ao anunciar através das palavras do apóstolo Paulo: “agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo.....”, ou, “....vivam como cidadãos...” a mensagem proferida aos moradores da cidade de Filipos era que, como pessoas pertencentes a uma colônia romana, obrigados a viver regidos pelas leis do império romano, não se esquecessem de que a vida no Reino ao qual de fato pertenciam e pelo qual eram governados não era uma vida decepcionante assim como a vida no império romano e humano.
         O que é Reino de Deus? Ao orar “venha o teu reino” pedimos que o Reino de Deus venha até nós. O reino de Deus vem até nós quando Deus nos dá o seu Espírito Santo, para crermos, por sua graça, em sua santa palavra e vivermos vida piedosa, neste mundo e na eternidade.
         Viver como cidadão, ou seja, “agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo.....” é um privilégio, pois a obra, “ser tornado cidadão,” é realizada pelo Espírito Santo e não por nós mesmos. Essa nova vida como cidadão, governado pela Palavra de Deus é também uma vida desafiadora, pois muitas são as ocasiões onde somos tentados a deixar de ser governados pela Palavra de Deus e até de nos sentirmos decepcionados pelo agir de Deus.
         O apóstolo Paulo não sabia, é o que relata nos primeiros 26 versículos da carta aos Filipenses, sobre o que iria acontecer com ele. Paulo ainda seria julgado e não podia antever sobre o seu futuro. Nenhum ser humano é capaz de conhecer seu futuro, ninguém é capaz de prever como será o seu amanhã. Na verdade, nem sabemos se teremos amanhã. E justamente para vivermos a plenitude do hoje, do momento que é um presente dado por Deus, o apóstolo Paulo escreve com expectativa, na certeza de que não irá se decepcionar com Deus: “...segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte” (Fp 1.20).
         Viver de acordo com o evangelho de Cristo traz como desafio o não abandonar a convicção de fé. Convicção essa de que fomos feitos cidadãos no reino de Deus. Como cidadão desse reino, não nos importa o que acontecerá em nosso futuro, pois o futuro já está garantido e é eterno.
         Ao escrever: “agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo.....”, Paulo recomenda e desafia os cristãos a viverem no privilégio de serem cidadãos do Reino de Deus. As intrigas causavam a desunião. Ambas as situações estavam levando o afastamento uns dos outros e até mesmo do Reino de Deus. Esse fato corrente entre os filipenses era devido alguns falsos profetas, com suas falsas mensagens, que atuavam livremente entre eles (Fp 3.2,18).
         Diante dessa situação, Paulo recomenda “... vivam de acordo com o evangelho de Cristo.....”. Ou seja, fiquem alertas, vocês já são cidadãos do Reino de Deus e não necessitam da circuncisão, ou, dos rituais da lei, como requisito de salvação ou como requisito de se tornarem cidadãos do Reino de Deus.        






As palavras “... vivam de acordo com o evangelho de Cristo.....” é uma mensagem de conforto e segurança, pois mostra quem somos (filhos de Deus) e qual é a nossa situação (cidadãos do reino de Deus).


          

Você deseja continuar vivendo de acordo com o evangelho?
         Então, não descuide do seu posto, ou seja, continue firme, não se afaste do evangelho, não se afaste da fé verdadeira. Permaneça na verdade de que Jesus é teu salvador e que o Espírito Santo te tornou cidadão do Reino de Deus.
         Só é possível viver de acordo com o evangelho permanecendo no amor, na graça e na dependência de Jesus Cristo. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...