segunda-feira, 9 de junho de 2014

Missão da Igreja e o mistério da Trindade.

JUNHO 2014
Parabéns IELB: 110 anos alimentada na fonte de água viva!
A Santíssima Trindade
15/06/2014
Sl 8; Gn 1. 1 – 2.4ª; At 2.14ª, 22 – 36; Mt 28. 16 - 20

         Mês de junho é um mês de festa e comemoração na IELB. Nesse ano de 2014 estamos comemorando 110 anos de fundação em terras brasileiras.
         O que dizer por ocasião de aniversário de uma igreja?
         Podemos dizer que a IELB completa 110 anos por sempre ter sido alimentada na Palavra de Deus e por ter sido ensinada corretamente. Essa verdade é aprendida das palavras do próprio Jesus em sua orientação enquanto subia aos céus. “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).
         Nós somos parte desses discípulos. Somos parte da obra de Deus. Hoje fazemos parte dos milhares de filhos e filhas de Deus espalhados pelo mundo. Se naquela época a estimativa da população era de 300 milhões, hoje a Igreja realiza sua missão entre bilhões.
         A igreja foi enviada para fazer discípulos através de duas coisas: batismo e ensino.
         As palavras de Jesus – “fazei discípulos” (Mt 28.19) vem do verbo “discipular”. Só é possível “discipular”, “fazer discípulos”, através do batismo e do ensino. Ambas as coisas, batizar e ensinar, estão envolvidas pelo poder de Deus através de sua Palavra.
         A única coisa que Deus deixou a sua Igreja é a sua Palavra. Pela Palavra Deus criou o mundo. Pela Palavra convenceu seus profetas. Pela Palavra falou ao seu povo. Pela Palavra operou e opera a fé verdadeira.
         Hoje é dia em que a Igreja Cristã celebra a “Santíssima Trindade”. Essa doutrina é acolhida pela maioria das igrejas cristãs, que professam a fé num Deus único em três pessoas. Mesmo que não haja unanimidade nessa doutrina, afirmo, junto, com tantos outros teólogos que essa é uma das doutrinas centrais da fé cristã, mesmo que permeada de mistério.
         Ao falar sobre Trindade precisa-se ter em mente que a razão não tem lugar nesse assunto. Trindade é um assunto estritamente de fé. Segundo a Bíblia fé é: “...convicção de fatos que não se vêem” (Hb 11.1b).
         Como crer em algo que a razão não compreende? Eis o milagre da fé. Eis a ação do Espírito Santo. Eis mais um mistério do campo da fé.
         O mistério da santíssima Trindade encanta muitos cristãos e ao mesmo tempo dividiu e divide a cristandade.
         Na história da igreja cristã surgiram divergências quanto à correta distinção entre as três pessoas da Trindade e seu relacionamento. Isso conduziu a Igreja Cristã a formular Credos. Após reuniões e concílios, a Igreja Cristã formulou as três confissões de fé: Credo Apostólico, Credo Niceno e Credo Atanasiano.
         Mesmo com a existência desses três Credos, o problema e o desafio ao mistério da Trindade permanece. A Trindade não pode ser analisada e questionada a luz de argumentação lógica ou filosófica.
         Mesmo que a Doutrina da Trindade seja um mistério encantador e divisor de águas, recordo que essa doutrina não visa deixar o cristão surpreendido, ou assombrado. Deus não deseja que seus filhos fiquem confusos. Ao contrário, a doutrina da Trindade, três pessoas Pai, Filho e Espírito Santo, e um só Deus têm por objetivo nos mostrar a disponibilidade de Deus em nos salvar.
         No dia 01 de junho de 2014 após uma palestra com o tema: Famílias buscando a fonte de água viva, onde falei sobre a obra do Espírito Santo, uma pessoa após a mesma fez o seguinte comentário: “Pastor, se o Espírito Santo também é Deus Triúno, quer dizer que sua obra é nos levar a Ele mesmo”. Justamente! A obra do Espírito Santo é nos conduzir a Deus e Deus a nós. Deus deseja nos salvar e cada pessoa da Trindade realiza a obra para nossa salvação.
         Deus só tem um desejo: “que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2.4).
         Como o mundo conhecerá a verdade, num tempo onde não há verdades absolutas?
         A tarefa é “batizar e ensinar”.
         Mas, e o ir? É necessário fazer uma retificação. A ordem “Ide” que aparece na tradução ao português, no texto original grego transmite outra ideia. O texto original diz: “Indo pois discipulai todas as nações...”. A tradução do original comunica a seguinte mensagem: “Quando vocês tiverem indo façam discípulos de todas as nações”. A missão de Deus é realizada não porque a igreja vai, mas justamente porque a igreja está em ação através da Pregação da Palavra e Administração dos Sacramentos. Não é a igreja que age, é Deus quem age através da atuação da igreja. Age também com a atuação de cada cristão em sua vocação diária. 
         Não podemos olhar para a missão de Deus de maneira antropológica. A missão foi e é sempre de Deus. A obra é totalmente de Deus. Ele derrama o Espírito Santo sobre as pessoas por ocasião do batismo ou por ocasião da pregação da Palavra. No batismo, o Espírito Santo concede dons às pessoas e as capacita a serem suas testemunhas. Pelo ensino, o Espírito Santo continua preservando as pessoas na fé na obra realizada por Jesus em favor dos pecadores.
         Por mais que se desafie a “ir” e se torne o “ir” numa missão e desafio da Igreja, precisamos recordar que enquanto estamos em ação, pela proclamação do evangelho e pela administração dos sacramentos, Deus vai realizando sua obra de salvação. Lembremos que estamos indo enquanto pregamos e administramos os sacramentos conforme a ordem de Jesus e Deus está agindo, pois a missão é dEle.
         A mensagem desse dia para uma igreja que está de aniversário é:
Mesmo que a santíssima trindade seja um mistério, mesmo que seja negado por muitos, é atuante através da proclamação da Palavra e pelos santos sacramentos para salvação de milhares de pessoas.


Amém!
 

Edson Ronaldo Tressmann

cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...