segunda-feira, 15 de abril de 2013

Depois do vale de lágrimas, a alegria eterna


21/04/13 – 4º Domingo de Páscoa

Sl 23; At 20. 17 – 35; Ap 7. 9 - 17; Jo 10. 22 - 30

Tema: Depois do vale de lágrimas, a alegria eterna.

 Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e de donde vieram? ... São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, ...” (Ap 7. 13 e 14)

        
          A Igreja vive tempos pós-modernos. E uma das tendências desse período é justamente o fato de que não existe verdade absoluta. Cada pessoa tem a sua verdade. E sendo assim, é complicado você querer dizer algo. Pois, os adeptos serão apenas aqueles que concordam contigo naquele determinado assunto. Se caso for contrário, haverá reações e assim por diante. Perdeu-se o referencial da verdade. Hoje não há apenas um Pilatos, mas uma multidão, composta por milhões de Pilatos que perguntam: “O que é a verdade?
         No texto bíblico de hoje encontramos um diálogo. E o que surpreende nesse diálogo é que diante da pergunta: quem são e donde vieram? tinha sua resposta. Mas, o apóstolo João, surpreendentemente, deseja que a resposta seja dada por alguém com maior autoridade que ele. João não quer uma resposta só para si, mas deseja que a mesma sirva de consolo para os que irão ler e ouvir essa resposta com alguém com a máxima autoridade.
         É, mas, nos tempos pós-modernos, esse é outro requisito questionado e não válido. Não há mais autoridade suprema. Cada um possui a sua autoridade e quer que a sua autoridade seja efetivada. Entre a multidão dos Pilatos que se perguntam sobre a verdade, há os Pilatos que lavam suas mãos, não para reconhecer a autoridade de outros, mas sim, para não reconhecer outro como autoridade. 
         E nesse mundo pós-moderno, muitas “igrejas” se aproveitam do marketing para atrair seus consumidores. Muitas dessas “igrejas” se tornaram o alivio para a dor, o sofrimento, para as doenças. É o local onde se paga o plano de saúde mais caro do mundo e onde se paga o pedágio, mesmo sendo que o caminho é gratuito.
           Mas, pastor pare de atacar as outras “igrejas.” Eu não estou atacando outras “igrejas.” Apenas quero dizer para vocês que essa multidão, a multidão apresentada pela visão do apóstolo João era a multidão que estava passando pela perseguição do imperador. E hoje sofremos perseguições, no entanto, as mesmas são disfarçadas e atrativas.
         Quero que vocês compreendam que Deus mais uma vez, (aliás, é isso que a palavra Apocalipse significa “tirar a cobertura’ do bolo e saber qual é o recheio,") quer que vocês recebam a mensagem do Apocalipse como um delicioso recheio, que nada mais é o conforto que Jesus oferece e dá aos seus filhos e filhas.
         A multidão havia passado pelo maior sofrimento, foram perseguidos por causa da sua fé. E pela fé em Jesus atravessaram essa grande tribulação, e pela fé em Jesus estão diante do trono.
         O salmista disse: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; ...” (Sl 23.4). O caminho cristão não é fácil. Temos um terrível inimigo que quer a todo custo nos devorar (1Pe 5.8). Quer cegar nosso entendimento para que a luz do Evangelho não brilhe sobre nós (2Co 4.4). E a perseguição disfarçada é justamente tornar a Igreja, o local onde os fiéis lavam suas vestiduras através do batismo, em um hospital geral de doentes de qualquer natureza, desempregados, empresários falidos, etc. A “igreja” deixou de comunicar a vida, afinal, ela precisa vender seu produto ao mundo pós-moderno.  
        Mas, a exemplo dessa multidão que andou na contra mão daquela época, não se prostrando ao Imperador, mantendo-se firme em Jesus, nós de igual maneira, somos animados a continuar, mesmo que na contra mão desse mundo, a Comunicar a Vida, falando e apontado sempre para Jesus Cristo, aquele cujo qual com sua morte na cruz lavou e lava as nossas vestiduras e nos livra dos nossos pecados.
         Permanecer em Jesus é caminhar seguro pelo vale da sombra da morte, pois depois desse vale, há felicidade e alegria eterna. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...