terça-feira, 25 de setembro de 2012

Está na hora de orar ou louvar?

30/09/12 – 18º Domingo após Pentecostes
Sl 104. 27 - 35; Nm 11. 4 – 6, 10-16, 24 - 29; Tg 5. 13 – 20; Mc 9. 38 - 50

Tema mensal: Palavras de Independência e Dependência.

Tema: Está na hora de orar ou louvar?

        Uma tradição a respeito do apóstolo Tiago diz que seus joelhos eram calejados, como os de camelo, devido ao hábito constante de orar. Assim sendo, seu conselho aos que sofrem é que orem. Tiago expressa que da oração vem o auxílio e o conforto.
        Na paróquia Concórdia de Querência do Norte as 06h45min da manhã, de segunda a sexta, realizamos o programa Oração pelo Trabalhador. E ao orar pelas pessoas que estão doentes, o testemunho das mesmas é que se sentem confortadas e auxiliadas. E assim como o apóstolo Tiago, queremos aconselhar aos que nas orações se confortam e se alegram, para que cantem louvores à Deus. Diante do conforto da oração é importante nosso louvor. Está na hora de orar ou louvar?




 
  



        


A palavra alegre, de acordo com o texto grego é o termo euthymeo. Uma junção de “eu” - “bem” e “thymos alma”. Significando assim, “uma alma que se sente bem” com um “forte sentimento” seja de emoção ou paixão.
        Sentindo-se bem - cante louvores. Sentindo-se bem - lembre-se de Deus e cante louvores. Oração e louvor são duas mãos que precisam estar unidas.
        Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados” (Tg 5.1-15).
        A orientação do apóstolo Tiago é importante. Se olharmos para o contexto da relação com a vida da Igreja Cristã, observaremos que entre os membros da igreja cristã deve haver amizade íntima e simpatia. Os presbíteros devem estar prontos para em todo o tempo servir a qualquer membro da igreja com oração, simpatia e conselho espiritual. Não deve ser apenas num determinado momento ou situação. Os presbíteros devem ser homens que atendam os chamados para visitas aos doentes e aflitos. Tiago estava atacando a soberba a qual muitos líderes estavam enfrentando naquele inicio de ação missionária da igreja.
        Quando o apostolo Tiago diz que na presença dos enfermos se deve “orar sobre estes, ungindo-os com óleo em nome do Senhor quer deixar claro que é a oração da fé salvará o enfermo, e que é o Senhor quem o levantará.
        Quando disse que temos o programa na rádio local, Oração pelo Trabalhador, onde colocamos as pessoas e suas situações nas mãos de Deus, o fiz porque muitas são as pessoas que nos agradecem. Querem e até nos engrandecem além da conta. Há testemunho de pessoas curadas de câncer. Mas, o poder não está em nós. E como reagir nessa situação? Nossa reação tem sido dizer a pessoa que a oração foi feita e ouvida por Deus. E Deus em sua graça e misericórdia assim o quis. E agora o desejo de Deus é que a pessoa o louve. Deus merece toda a honra e toda a glória.
        Quando se lê as palavras: “orar sobre estes, ungindo-os com óleo em nome do Senhor” começamos a dar ênfase nos meios empregados. No poder da pessoa que ora.
        Não se pode afirmar, ou dar poder aos meios para que tal ação aconteça. O texto de Tiago que acompanha o texto do evangelho de Marcos é um dos únicos, pouquíssimos, exemplos no Novo Testamento do emprego desse método. O meio e o método não são importantes nem essenciais, pois a oração não é um meio da graça. O ato de orar é que é importante. Na oração falamos com Deus. Entregamos a ele todos os problemas e dificuldades. Reconhecemos que o azeite em si tem qualidades terapêuticas. E também sabemos que Deus abençoa os meios empregados com relação aos enfermos, sendo que um desses meios pelos quais Deus abençoa e cura é a medicina.
        Mesmo que a medicina seja um meio empregado por Deus para curar. Usamos a medicina sem oração. O cristão pode usar a oração com a medicina e a medicina com a oração, pois ambos dependem de Deus.
        Quando sofremos não entendemos o porque e para que da situação. Muitas perguntas são feitas e poucas respostas são dadas. Deus em seu amor e misericórdia sabe o porque e para que daquela situação e na situação, seja qual for, ele está conosco. No entanto, nosso inimigo, se aproveita da mesma situação para colocar dúvidas e nos afastar da presença daquele que está conosco, Jesus.
        A causa fundamental das enfermidades e sofrimentos é o pecado. E quem venceu o pecado por nós foi Jesus. E no sofrimento e na doença precisamos estar firmes em Jesus.
        Está na hora de orar ou louvar? Qual é o teu momento? Não deixe de orar e nem de louvar. Como diz Paulo aos romanos: “E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. E essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu” (Rm 5.3).
        Está na hora de orar ou louvar?
        Diz o salmista: “Cantarei louvores ao Senhor enquanto eu viver; cantarei ao meu Deus a vida inteira. Que o Senhor fique contente com a minha canção, pois é dele que vem a minha alegria!” (Sl 104. 33 - 34).
        É verdade que a oração tranqüiliza corações atribulados. Mas, isso se deve ao fato de Deus ter prometido nos ouvir. E é justamente por isso que Tiago diz que “muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.Não é o homem que por sua justiça própria faz com que Deus ouça as orações. Deus ouve por ter prometido nos ouvir.
        

         A nós só nos cabe orar. Nossas orações não são apenas calmantes, pois, de fato e de verdade chamamos o Deus vivo que pode e quer nos ajudar.
   É hora de louvar ou orar?
        Deus atende nossas orações há seu tempo. Muitos não louvam a Deus por concluir que ele não ouviu ainda as suas preces. Vale lembrar que ainda não é chegado o tempo de Deus. Deus retrai sua resposta aos nossos clamores para nos fazer compreender quão desamparados estamos. Ou até mesmo para nos ensinar a orar com mais fervor.
        É hora de louvar ou orar?
        A oração e o louvor são duas mãos que não podem se separar. Ao orarmos temos a certeza de que Deus assim como prometeu vai ouvir. E por essa promessa o louvamos e esperamos na sua misericórdia e bondade. Amém!
Rev. Edson Ronaldo Tressmann
44 – 3462 - 2796


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...