segunda-feira, 4 de novembro de 2024

“nenhum profeta é bem recebido na sua terra” (Lc 4.25)

 Vigésimo quinto Domingo após Pentecostes

10 de novembro de 2024

Salmo 146; 1Reis 17.8-16; Hebreus 9.24-28; Marcos 12.38-44

 

Texto: Lucas 4.25

Tema:nenhum profeta é bem recebido na sua terra

 

Você já passou pela experiência de ser mal-recebido em algum lugar?

Se sentir indesejado, menosprezado, é uma das piores sensações da vida, não acha?

Jesus, ao ser rejeitado em Nazaré, disse: “nenhum profeta é bem recebido na sua terra” (Lc 4.25).

Essa frase de Jesus era uma referência ao evento ocorrido durante o ministério do profeta Elias (1Rs 17.8-16).

Ao ser rejeitado em Nazaré, Jesus citar o exemplo da viúva de Sarepta. Nos dias do profeta Elias, as pessoas acreditavam que Baal controlava a chuva, assim, se chovia, o povo acreditava que Baal tinha mandado chuva. Se por causa da chuva havia boas colheitas, atribuíam a Baal essa boa colheita. Deus foi sendo esquecido e negligenciado.

Nesse contexto, Elias anunciou para o rei Acabe que ficaria três anos e meio sem chover. Quando, devido à seca, o rio secou, o lugar onde estava sendo sustentado por corvos, Elias foi enviado para Sarepta em Sidom (costa mediterrânea do Líbano).

Num tempo de escassez devido à seca, a viúva de Sarepta, creu na Palavra de Deus transmitida do profeta Elias e, mesmo sabendo que era seu último punhado de farinha, alimentou Elias.

Uma mulher que estava fadada a comer seu último punhado de farinha e esperar a morte junto com seu filho, por crer na Palavra, vivenciou um grande milagre.

Os moradores de Nazaré que clamavam por um milagre, ouviram Jesus dizer: “nenhum profeta é bem recebido na sua terra” (Lc 4.25), ou seja, o maior milagre que poderia ocorrer aqui e não ocorre é dar ouvidos a Palavra de Deus, assim como a viúva de Sarepta ouviu e creu.

Em dias de tanto ceticismo, o maior milagre é ouvir e dar atenção a Palavra de Deus.

É preciso dar ouvidos a Palavra de Deus!

Por não ouvirem a Palavra de Deus, o profeta Elias não teria a honra devida em Israel mesmo em meio a tantas viúvas que havia ali. O próprio Jesus, o Filho de Deus, estava sendo rejeitado em Nazaré.

nenhum profeta é bem recebido na sua terra” - o milagre narrado em 1Reis 17.8-16 é que uma mulher estranha a aliança de Deus, estranha ao povo de Deus, deu ouvidos à Palavra de Deus anunciada pelo profeta.

Há uma grande bênção no ouvir a Palavra de Deus. Uma bênção indescritível. A fé vem pelo ouvir. Pela fé sou salvo. Se aquela viúva não tivesse dado ouvidos a Palavra de Deus anunciada por Elias, tanto ela quanto seu Filho teriam morrido. Disse Jesus: quem crer, ainda que morra viverá. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não deixemos de congregar

  Vigésimo sexto Domingo após Pentecostes 17 de novembro de 2024 Salmo 16; Daniel 12.1-3; Hebreus 10.11-25; Marcos 13.1-13 Texto: Hebr...