segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Ressurreição – mensagem missionária!

 12 de novembro de 2023

Salmo 70; Amós 5.18-24; 1Tessalonicenses 4.13-18; Mateus 25.1-13

Texto: 1Tessalonicensses 4.13-18

Tema: Ressurreição – mensagem missionária!

 

Tendo ido ao cemitério essa semana por ocasião do dia de finados, caminhando com uma pessoa até determinada sepultura, ao exclamar: só em pensar que um dia essas pessoas aqui se levantarão, uma alegria intensa tomou conta de mim.

Quanta alegria a mensagem da ressurreição tem te oferecido? Aliás, essa mensagem ainda faz sentido?

Muitas pessoas estão contaminadas pela falsa certeza de que a única certeza dessa vida é a morte. Essa frase e certeza não são bíblicas. Pela Escritura aprendemos que as certezas são a respeito da obra de Cristo na cruz, da ressurreição dos mortos e da volta de Cristo.

Os cristãos em Tessalônica estavam com dúvidas a respeito dos que já haviam morrido. Eles perderiam as bênçãos decorrentes do retorno de Cristo? Viviam a falsa esperança de que o cemitério é a última morada. Recordo-me que certa vez disse para uma pessoa, não se preocupe, essa é a penúltima morada. Espero que a última dos que morrem seja a celestial. As bênçãos do retorno de Cristo, serão para os vivos e mortos, que estiverem vivos ou tiverem morrido na fé na obra de Cristo na cruz (1Ts 1.10-2.12,19; 3.13).

A cada 23 versículos do Novo Testamento é afirmado a respeito da ressurreição e do retorno de Cristo. A mensagem da ressurreição era marca registrada da Igreja Primitiva. É a mensagem distintiva do cristianismo. Por isso, o apostolo exortou aos cristãos de Tessalônica “consolai-vos uns aos outros com estas palavras” (1Ts 4.18).

Momentos de morte não são fáceis para lidar. Tempo fértil para especulação e dúvidas. Território minado e muitos acabam sendo explodidos por mensagens de auto ajuda e ignorando a ajuda do alto.

As cidades de Corinto e Tessalônica enfrentavam dúvidas sobre a ressurreição dos mortos. O apostolo Paulo escreve sob orientação do Espírito Santo que vivos e mortos serão beneficiados igualmente das bênçãos celestiais.

O perigo dessa geração do imediato é que buscam e querem de imediato todas as coisas do aqui e agora, mas perderam a iminência do imediato retorno de Cristo para julgar os vivos e os mortos.

Certo dia alguém questionou: pastor, todos dizem que Cristo em breve voltará. Tenho ouvido isso desde criança e Jesus ainda não retornou? A mensagem do retorno imediato de Cristo é a confissão de fé de que Cristo voltará em glória para julgar os vivos e os mortos. Não é determinação de tempo, mesmo que Deus já esteja por pronunciar a sua palavra de ordem (v.16).

A mensagem da ressurreição é a mensagem missionária para a igreja cristã de nossos dias. O apostolo escreveu aos tessalonicenses: “...queremos que vocês saibam a verdade a respeito dos que já morreram...” (v.13) e “...animem uns aos outros com essas palavras...” (v.18).

O apostolo Paulo compreende os perigos que os cristãos corriam numa época de muitas dúvidas sobre os mortos e a ressurreição. E alerta para a necessidade de que os mesmos soubessem a verdade que não era a verdade de Paulo, mas de Deus (v.15; Mt 22.32).

A mensagem da ressurreição é a mensagem missionária para a igreja cristã de nossos dias, por isso é preciso sempre ouvir a Palavra de Deus e animar os outros com essa Palavra esperançosa que é a ressurreição.

Hoje, estamos cercados por mensagens espíritas, hinduístas e pagãs. E elas estão expostas nas lápides de entes queridos no cemitério. Se não bastasse isso, ouço pessoas comentando que oram pelos seus entes queridos, pedindo que esses cuidem delas. Outros, dizem que o ente falecido está olhando e cuidando. Coisas muito estranhas a fé cristã. São reações emocionais e racionais diante da morte. As pessoas preferem se consolar nessas mensagens do que na esperança da ressurreição.

A mensagem da ressurreição e da volta de Cristo está sendo silenciada num mundo em que busca auto ajuda. Um mundo que na vida e na morte rejeita ajuda do alto enviada por Deus que é seu Filho que morreu, venceu a morte, o inferno e o diabo, ressuscitou e vivo está. Assim como a ajuda do alto desceu, vitorioso subiu aos céus e de lá virá para julgar os vivos e os mortos. 1Ts 4.13-18.

Deus nos preserve nessa fé. Amém

ERT

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...