terça-feira, 19 de setembro de 2023

O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação

 24 de setembro de 2023

Salmo 27.1-9; Isaias 55.6-9; Filipenses 1.12-14,19-30; Mateus 20.1-16

Texto: Salmo 27.1

Tema: O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação

 

Antropólogos dizem que os primeiros seres humanos não tinham medo do escuro. Na medida em que as gerações passaram, o DNA das pessoas, recebeu a noção de que durante a noite acontecem coisas ruins. O medo faz com que as pessoas criem a fantasia de que os animais selvagens atacam somente à noite, bem como os ladrões, os assassinos, etc.

Deus criou os seres humanos na luz e sem medo!

A Nictofobia é o medo irracional da escuridão. Nixa deusa da noite” e Foboso deus do terror”. São pessoas que quando escurece ou se apaga a luz, o medo toma conta. Essa doença ocorre geralmente em crianças, mas pode continuar na fase adulta se não for tratada a tempo corretamente. Quem sofre dessa doença, vive um pesadelo diário mesmo com olhos abertos. Quem sofre dessa doença tem a escuridão como inimiga da razão. Todos os medos, mesmo que não sejam reais, não são aliviados de nenhuma maneira. Outra consequência do medo da escuridão é que pode causar sérios distúrbios neurológicos e físicos. Exemplo disse está na Finlândia. Todos os anos os finlandeses enfrentam um longo período de escuridão entre meados de novembro até a metade de janeiro. Há regiões no norte da Finlândia em que nesse período há apenas 56 minutos de luz do sol por dia. Na região mais ao sul há 6 horas de claridade por dia. Nesses dias de pouca luz solar, os finlandeses perdem as forças físicas, se sentem cansados e desanimados. Milhares de filandeses iniciam um processo de depressão desastroso. Essa depressão é conhecida como efeito Kaamos que em português significa “noite polar”.

A luz é essencial. No primeiro dia da criação Deus disse: “Que haja luz!” (Gn 1.3).

No primeiro dia a primeira criação de Deus foi a luz. Por quê? Sem luz não há vida.

Deus venceu a escuridão criando a luz. Com a queda em pecado, outra escuridão caiu sob o mundo e sob as pessoas. Para vencer essa escuridão Deus enviou seu Filho Jesus que disse: “...Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12). E essa luz me é dada por ocasião do batismo e também na pregação.

Jesus é a luz que o mundo tanto necessita. Nosso inimigo não quer que essa luz esteja acessível às pessoas. O apostolo Paulo escreveu que muitas pessoas “...não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é” (2Co 4.4).

Pelo evangelho Deus nos dá sua luz. Cada vez que o evangelho é pregado é pregado, Deus está jogando luz e, quando alguém crê está sendo tirado das trevas para a luz. Assim, o primeiro dia da criação é algo vivenciado ainda hoje naqueles que são convertidos. Por isso, junto com o salmista posso dizer: “O Senhor Deus é a minha luz e a minha salvação”. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...