segunda-feira, 7 de março de 2022

Jesus venceu o maior gigante!

13 de março 2022

1º Domingo na Quaresma

Lecionário anual

Salmo 32; 1Samuel 17.40-51; 2Coríntios 6.1-10; Mateus 4.1-11

Texto: 1Samuel 17.40-51

Tema: Jesus venceu o maior gigante!

 

O texto vem de encontro com a realidade na qual o mundo está vivendo!

Israel estava enfrentando os filisteus. Durante 40 dias, Golias insultou e desfiou algum israelita para lutar com ele e o que perdesse a batalha serviria o outro país. Durante alguns dias faltou coragem para qualquer israelita para fazer isso. No entanto, Deus que age pelos acontecimentos, fez com que Jessé enviasse Davi para levar provisões para seus irmãos que estavam na guerra.

Uma guerra desigual. Um lutador com quase 3 metros de altura (2.90 mt), experiente guerreiro, armado até os dentes (vv. 4,5,7,33,40,42).

Para livrar Israel, Deus utilizou-se de um homem comum. Ele não era guerreiro. Foi colocado em dúvida e acusado de estar no lugar errado e ter abandonado seu trabalho de cuidar das ovelhas.

Apesar de experiência, armamento, força e tamanho de Golias, Davi tinha uma vantagem: seu relacionamento com Deus (Vv. 26,29,37,45-57). Esse relacionamento é destacado nos salmos 23 e 27.4 e Lucas no livro de Atos esclarece que Davi era conforme o coração de Deus (At 13.22). Davi confiava em Deus (1Sm 17.37-47). Sua confiança o cegou ante as armas e forças humanas. Davi era comprometido com as coisas de Deus mesmo ante os obstáculos (1Sm 17.4-11,32). Sua confiança o levou a confessar onde estava a solução e não o problema.

Lembre-se: todo aquele que age a favor de Deus enfrenta oposição (2Tm 3.12). O próprio Filho de Deus, Jesus, foi ridicularizado (Jo 7.3-6).

Davi ouviu a respeito do problema. Foi desacreditado a prosseguir. Todavia, diante da oportunidade de ir embora, Davi optou em prosseguir e encarar a luta. Deus não poderia ser desonrado por um filisteu e descreditado pelo povo de Deus.

A confiança e o relacionamento com Deus fez de Davi um homem cheio de coragem (1Sm 17.38-51). O principal não era a vida de Davi, mas a glória de Deus que estava em jogo. Essa mesma situação ocorreu na vida de Sadraque, Mesaque, Abdnego e Daniel. Todos esses homens diante do desafio a glória de Deus, preferiram passar pelo ridículo a ver Deus ser desonrado.

Os filisteus que antes dessa batalha já haviam sido derrotados outras vezes, agora, por causa do medo do povo, parecia ser invencível. No entanto, Deus lhes enviou o seu soldado, aquele que lutaria por eles.

O nosso maior gigante, àquele que tememos: diabo, morte e inferno, já foi vencido pelo Filho de Deus, que foi enviado para parte do Pai para lutar por nós e assim como a espada de Golias (1Sm 29.9) foi guardada para ser memorial de força e esperança, a cruz é um memorial de fé, esperança e certeza de vitória e eternidade ao lado do Pai. Amém!

ERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Testemunho e Testemunhas! (1Jo 5.11)

  12 de maio de 2024 Sétimo domingo de Páscoa Salmo 1; Atos 1.12-26; 1João 5.9-15; João 17.11b-19 Texto: 1João 5.11 Tema: Testemunh...