terça-feira, 15 de março de 2022

De pé!

 Salmo 85; Ezequiel 33.7-20; 1Corintios 10.1-13; Lucas 13.1-9

Texto: 1Co 10.12

Tema: De pé!

 

...aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair” (1Co 10.12)

 

Os coríntios viviam divididos. Uns se julgavam superiores a outros. Motivo: sabedoria e dons.

O apostolo Paulo na expectativa de ajudar os coríntios faz um alerta muito especial para aqueles cristãos.

Os filhos de Deus que foram tirados do Egito com poderosa mão e estiveram sob a mesma nuvem e todos passaram pelo mar vermelho, foram batizados em Moisés. Mesmo assim, muitos pereceram durante a caminhada. Os filhos de Deus que saíram do Egito estavam sob a graça de Deus, e apesar disso não chegaram “todos” sob a nuvem ao alvo.

Esse exemplo do apostolo Paulo visa enfatizar que ao viver os dias finais, estando próxima a volta de Cristo, será difícil manter-se de pé. É como uma corrida onde quanto mais perto da linha de chegada, mais cansado e mais distante parece estar essa linha. Quanto mais próximo do retorno de Jesus, mais fortes e intensas são as tentações e nesse contexto o apostolo Paulo alerta: “...aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair” (1Co 10.12). Em breve estaremos diante do tribunal celestial. Estaremos de pé?

Estar de pé significa estar num relacionamento com Deus. Estar de pé é estar firme na fé, participante ativo na congregação, usuário dos sacramentos. Cair é afastar-se de tudo isso e passar a ignorar as coisas de Deus. Lembre-se: estamos sujeitos a isso! Corremos o risco de substituir o Deus invisível pelo ídolo visível. Sujeitos a murmurar nas dificuldades e colocar Deus a prova.

O inimigo através do mundo e da nossa carne busca nos afastar para longe de Deus e nos tirar do caminho da fé. Por isso, o apostolo alerta: “...aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair” (1Co 10.12).

Somos orgulhosos de muitas coisas. Vez ou outra, muitas dessas coisas das quais nos orgulhamos causa muita vergonha. O orgulho de um filho “fica vermelho” de vergonha quando algo fora do comum acontece em relação a ele.

Há muitas pessoas orgulhosas da graça. Isso é muito perigoso. Muitos crentes se orgulham da sua fé dizendo que tem tanta fé a ponto de nunca caírem. Dessa forma, no momento da queda (do afastamento), a pressão do inimigo se torna pior ainda. Quantos dirão: cadê aquela pessoa que disse que nunca cairia.

Estar de pé é uma graça. É uma bênção! Ninguém é melhor que o outro por estar envolvido no servir, por participar dos cultos, ser da igreja. Muitos de coríntios estavam se julgando melhores e maiores, quer seja por sua sabedoria, quer seja pelo seu dom. Nessa situação, muitos estavam esquecendo de que estando em pé, corriam o risco e poderiam cair.

...aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair” (1Co 10.12).

A ênfase da fraseaquele que pensa que está de pé” está na expressão pensar estar de pé. Essa expressão significa que estar de pé não é algo meramente meritório. Não se está de pé por si mesmo. Está de pé por estar escorado e assim forçado a ficar de pé. O escoramento é na fidelidade de Deus (v.13). Deus é fiel e disse que sustentaria e provê todo necessário para que sua graça alcance as pessoas e assim as coloque e as mantenha de pé.

As pessoas não são objetos inanimados, nos quais a ação de Deus tem um efeito mágico e mecânico. Mesmo estando na graça de Deus, somos responsáveis e livres. E devido a essa responsabilidade e liberdade estamos sujeitos a queda, ao afastamento das coisas de Deus.

Agradeçamos a Deus por estarmos de pé e que na Palavra e no Sacramento recebamos forças e provisão de livramento para que não caiamos como muitos infelizmente já caíram. Amém!

ERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Testemunho e Testemunhas! (1Jo 5.11)

  12 de maio de 2024 Sétimo domingo de Páscoa Salmo 1; Atos 1.12-26; 1João 5.9-15; João 17.11b-19 Texto: 1João 5.11 Tema: Testemunh...